O melhor pedaço da Maçã.

Mais problemas: usuários reclamam do barulho de algumas teclas dos MacBooks Pro com Touch Bar

É, meus amigos. Definitivamente o novo mecanismo borboleta dos teclados da Apple chegou para causar um alvoroço.

Publicidade

O primeiro, é claro, foi em relação à tecnologia em si, que foi criada para permitir teclas menos espessas e, consequentemente, notebooks mais finos. A consequência natural, porém, são teclas que “viajam” menos ao serem pressionadas, o que não agradou muitos clientes — que ainda preferem a experiência dos teclados com o mecanismo tesoura.

O primeiro notebook da Apple a utilizar a nova tecnologia foi o MacBook de 12 polegadas. Há pouco tempo, entretanto, nós publicamos um artigo o qual aborda um problema que vem afetando alguns usuários: teclas específicas da máquina estariam “presas”, sem oferecer o mesmo retorno tátil de outrora.

Novo MacBook Pro de cima com a Touch Bar

Ao lançar os novos MacBooks Pro com Touch Bar, a Apple introduziu a segunda geração desse mecanismo borboleta que, de acordo com a empresa, “foi aprimorado nos mínimos detalhes para aumentar o conforto e a capacidade de resposta”, oferecendo quatro vezes mais estabilidade. Todavia, usuários também estão reclamando de problemas.

Publicidade

Diferentemente dos MacBooks de 12″, o motivo de reclamação nos MBPs com Touch Bar tem a ver com o som/clique da tecla. Há relatos tanto no fórum de discussões da Apple quanto no fórum do MacRumors sobre o assunto. O usuário monstermac77 publicou o vídeo abaixo que mostra bem o problema, confira:

YouTube video

Publicidade

Conforme podemos ver, o som de algumas teclas (no caso do vídeo, a Caps Lock) é bem mais alto do que o restante — e olha que o som do feedback do teclado com mecanismo borboleta em si já é bem mais alto que o com mecanismo tesoura.

No caso de monstermac77, as teclas com o problema são: Caps Lock, Option (da esquerda), Delete, H e C (estas três últimas, de forma menos frequente). Ainda segundo ele, o barulho só fica assim quando a máquina está relativamente quente, sendo de alguma forma exigida pelo processador ou pela GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico..

Alguns membros da equipe do MacMagazine também estão sofrendo com o problema e um deles chegou a conversar com um representante da Maçã, que disse estarem cientes do problema e que estão investigando o caso.

Nos dois fóruns mencionados acima já há diversos relatos de donos de novos MBPs com o mesmo problema; o próprio monstermac77 comentou que recebeu uma máquina de substituição e tratou de fazer diversos testes nela. O primeiro deles era pressionar cinco vezes cada tecla para ver se o som alto aparecia (não apareceu); depois, ele começou a aquecer a máquina usando um comando do Terminal2yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null. Depois que a máquina esquentou (após cerca de dez minutos), ele pressionou novamente cada tecla (mais ou menos dez vezes cada) e nada de o som aparecer.

Imediatamente depois, com a máquina ainda quente, ele pressionou firmemente cada tela e segurou por mais ou menos um segundo; fazendo isso, ele conseguiu reproduzir o problema em uma tecla e, a partir daí, a tal da tecla passou a fazer o barulho independentemente da forma que ele apertasse ela; quando o MBP esfriou, o barulho se foi.

Publicidade

Se você também está passando por isso, sugerimos entrar imediatamente em contato com a Apple (quanto mais pessoas informarem o que está acontecendo, maior será a chance de a empresa conseguir investigar e identificar o que está acontecendo).

[dica do Rodrigo Simões]

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.
  • 2
    yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null & yes > /dev/null

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jawbone anuncia saída do segmento de vestíveis para o consumidor final; passará a focar no mercado de saúde

Próx. Post

A briga tá boa: Apple puxa executivo do Spotify para liderar relações com gravadoras no Apple Music

Posts Relacionados