A história se repete, meus amigos.
De acordo com uma pesquisa do analista Mike Walkley, da Canaccord Genuity, apesar de as vendas de iPhones terem representado “apenas” 17,8% do total de smartphones comercializados no quarto trimestre de 2016, a Apple conseguiu abocanhar 92% do lucro do segmento.
Mas como, se a Apple vendeu 78,3 milhões de iPhones no período, um número bem próximo ao da Samsung (77,5 milhões)? Eu explico.
Segundo Walkley, a popularidade do iPhone 7 Plus e da cor jet black (que só está disponível para iPhones com 128GB ou 256GB de armazenamento, que custam respectivamente US$100 e US$200 a mais do que o modelo com 32GB) foram responsáveis pela Apple conseguir um ASP1Average selling price, ou preço médio de venda. de US$695, contra um preço médio de US$182 da sul-coreana2Temos que colocar nessa conta, também, os 12,5 milhões de telefones celulares comuns (feature phones) que a Samsung vendeu, os quais definitivamente impactam negativamente no preço médio dos seus aparelhos..
A Sammy conseguiu ficar com 9% dos lucros. Normalmente, Apple e Samsung são as únicas que conseguem ficar no azul neste mercado, mas no último trimestre duas fabricantes também conseguiram entrar neste seleto grupo: Sony (1% dos lucros) e, acreditem se quiser, BlackBerry (que já até desistiu de fabricar telefones, com menos de 1%)! Juntas, as empresas conseguem obter mais de 100% do mercado pois outras fabricantes ficaram no vermelho.
Ainda que 92% seja uma porcentagem exorbitante, já vimos a Apple lucrando mais do que isso — literalmente acima dos 100%, como no terceiro trimestre de 2016. A façanha não se repetiu no quatro trimestre do ano pois a Samsung, mesmo com o caso do Galaxy Note7, teve um desempenho bastante positivo.
de Apple
Preço à vista: a partir de R$ 3.149,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 291,58
Cores: preta brilhante3Apenas nas capacidades 128GB e 256GB., preta matte, prateada, dourada ou ouro rosa
Capacidades: 32 GB, 128 GB ou 256 GB
Lançamento: setembro de 2016
[via Daring Fireball]
Notas de rodapé
- 1Average selling price, ou preço médio de venda.
- 2Temos que colocar nessa conta, também, os 12,5 milhões de telefones celulares comuns (feature phones) que a Samsung vendeu, os quais definitivamente impactam negativamente no preço médio dos seus aparelhos.
- 3Apenas nas capacidades 128GB e 256GB.