O iPad Pro de 12,9 polegadas está com estoques baixos — e todos nós sabemos o que isso provavelmente significa

Lembra daquele rumor recente de que a Apple estaria deveras atrasada no calendário de atualizações dos iPads e as novas versões do tablet só seriam anunciadas lá pelo segundo semestre (e não em março, como de costume)? Bom, talvez esta aqui seja a mais vocal evidência contrária a ele: o iPad Pro de 12,9 polegadas está com os estoques baixos no mundo todo.

Página de venda do iPad Pro de 12,9 polegadas acusando estoques baixos

Como todos nós bem sabemos, a diminuição dos estoques de um produto já consolidado e anunciado há uma boa quantidade de tempo geralmente só significa uma coisa — atualização iminente. E o maior dos tablets da Apple está com previsão de entrega estimada em 2 a 3 semanas em diversas lojas oficiais da Maçã — Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Japão e nosso querido Brasil estão entre os países afetados. Em outras lojas que vendem o aparelho, como a Best Buy e as operadoras AT&T e Verizon, o iPad Pro de 12,9″ está listado como “fora de estoque” em quase todas as suas versões.

Alguns fatores, entretanto, contrariam a tese de que este sumiço seria o prenúncio da nova linha de iPads. O primeiro é o fato de que outros modelos do tablet, como o Pro de 9,7″ ou o Air 2, continuam com estoques normais em todas as lojas. Além disso, alguém poderia argumentar que 9 de fevereiro (mais conhecido como “hoje”) seria uma data muito antecipada para que os estoques do iPad começassem a escassear, considerando que tradicionalmente a Apple apresenta novidades na sua linha de tablets em meados/fim de março.

Voltando mais uma vez nesta gangorra solitária de argumentações, é bom lembrar que o iPad Pro de 12,9″ é alguns meses mais velho que seu irmão menor, portanto faria algum sentido que seus estoques estivessem sendo reduzidos primeiro. Por fim, de qualquer forma, nada impede que a Apple antecipe a apresentação dos novos tablets para já o fim deste mês ou coisa do tipo, certo?
Certo?

Bom, não sei. O que vocês acham?

[via MacRumors]

Posts relacionados

Comentários

63 comments

  1. Estou no aguardo de uma substituição de aparelho pela apple e eles estão dizendo que a peça esta em falta. No caso um 6s de 32gb… Os de 64gb parece que tb estão em falta…

  2. Então… Custo a acreditar nisso… Acredito mesmo que a venda do iPad Pro de 12 polegadas no brasil foi um fiasco e a apple está é descontinuando o impulsionamento deste modelo no brasil, e não seria a primeira vez que isso acontece… lembra do Apple Watch???

  3. Só pra concluir… Aliado aos dados mundiais de escassez desse modelo, acredito que realmente virá atualização dele, mas aqui no Brasil, vejo estratégia reversa…

  4. Com certeza é modelo novo vindo, SEMPRE aquela acontece isso o produto é atualizado, os outros modelos menores são os com mais estoque pq vendem mais provavelmente, daqui uns dias acontece s mesma coisa com o estoque deles

  5. Eu já devia estar acostumado, mas não tem jeito. Eu sempre me surpreendo com os preços dos iGadgets vendidos pela Apple Brasil.

  6. Não achei a venda ao Apple Watch um fracasso. Conheço várias pessoas que compraram por aqui e os prazos estão muito parecidos com os EUA. O modelo Nike+ está com 2-3 semanas, nos EUA 7-10 dias úteis.

  7. Não concordo com atualização iminente e sim com descontinuação iminente.

    “Como todos nós bem sabemos, a diminuição dos estoques de um produto já consolidado e anunciado há uma boa quantidade de tempo geralmente só significa uma coisa — atualização iminente.”

    Acho que aqui poder-se-ia colocar atualização (ou descontinuação) iminente, pois é um modelo High-End e a Apple não manteria dois iPad Pro de 12,9″ em linha, ou estou errado?

  8. Vou tentar ser ainda mais claro. A atualização pode ser seguida de uma descontinuação ou não. Esse caso indica uma descontinuação, o próprio texto propõe isto. Sabes bem que a Apple pratica o contrário, caso do iPhone: atualiza-se, mas se mantém a versão anterior. Neste caso, atualiza-se e se descontinua a versão anterior. Mas há o caso do Apple Watch, a Series 0 foi descontinuada, iPad Original…

  9. Bom, mas sendo um modelo sucessor de outro, é “atualização” de qualquer jeito. O que a Apple faz com modelo antigo — se tinha de linha (descontinua) ou o mantém à venda por um preço inferior — é outro assunto… E sim, eu acho que no caso do iPad Pro de 12,9″ só vem um novo e sai o atual, embora o histórico dos iPads indique o contrário.

  10. Concordo com atualização se o nome não permanecer o mesmo, daí não faço objeções. Se vier um para o lugar do outro, o que está no mercado agora seria descontinuado para a nova versão. Penso que estamos falando a mesma coisa, mas de duas formas distintas.

  11. Não no sentido estrito da palavra. Cada nova geração pode ser chamada de atualização, mas eu não sei se entendo que uma nova geração é a atualização da outra. Talvez as gerações “S” são atualizações? Talvez, não tenho certeza.

    Surge uma nova geração, a outra permanece no mercado até ser descontinuado, o que tem demorado, pelo que se viu nos últimos anos, salvo caso do iPhone 5, que foi verdadeiramente descontinuado, três gerações.

  12. Poxa, torço pra isso não acontecer. Eu tinha um Air 2 e vendi pq achava muito trambolhudo. Compraria um Mini mas só se a Apple lançasse uma versão atualizada.

  13. Isso está muito confuso, essa divisão era ser descontinuado ou não pra mim não ficou clara. Pegue o exemplo do iPhone 5C, ele nunca foi topo de linha. Outra coisa, o iPhone 7 pode ser considerado uma “atualização” do 6s que por sua vez foi uma atualização do 6. Assim como o SE é uma atualização do 5s que foi uma atualização do 5.

  14. Li sim, mas não é só porque tá acontecendo com vários países que a situação do iPad Pro no brasil seja a mesma que a dos Estados Unidos… tá me cheirando a produto descontinuado, assim como o Apple Watch… as vendas do pro foram horríveis aqui no brasil… vc concorda que é um nicho muito especifico de clientela? Quem quer um iPad Pro no preço salgado que ele custa? A tendência do consumidor de classe A nem interessa muito porque eles representam um quartil irrisório em números absolutos, já a classe B, não busca um iPad Pro de 12 polegadas em detrimento de um MacBook Air ou pro… o público do iPad Pro é de profissionais que utilizam tablet no desempenho de suas funções, mas com os preços praticados no brasil ele perde em funcionalidade quando comparado a um MacBook… por isso não deu certo aqui… e repare que eu nem falei do iPad Pro de 9 porque esse então, é facilmente substituível pelo iPad Air ou até pelo note…

  15. Veja bem… prazo de entrega não tem nada a ver com sucesso até porque o Apple Watch não é produzido aqui no brasil… de fato não demora nada pra conseguir um desses aqui, mas só da pra comprar pela Apple Store… nenhuma retail vende e isso me cheira a fracasso de popularidade e fracasso logístico…

  16. Tem que atualizar mesmo, iPads e os esquecidos iPods(pro Apple Music). Espero que dessa vez o design dos iPads se renovem de fato

  17. Tudo que eu queria era um melhor aproveitamento do software pelo hardware. Não ligo muito pra questões estéticas (Apple sempre teve um design fenomenal), mas sim pra usabilidade de uma ferramenta tão cara. Ele se auto-intitula como Pro, mas posso dizer que, como profissional desse nicho focado, ele não cumpre nem metade das minhas necessidades… Talvez esse seja um dos motivos das vendas baixas: quando se pensa no nicho que ele foi feito, o software limita muito o hardware. Nesse sentido, o Surfacebook tá disparado na frente pelos profissionais da área de ilustração/pintura/design.

  18. Pô, a Apple é uma das empresas de tecnologia com maior volume de produção/entrega de produtos no mundo. O Tim Cook é criticado pesadamente por consumidores por falta de inovação, mas em operações/logísticas ele é um mestre. Você acha mesmo que, meses após o lançamento, o Apple Watch estaria com dificuldades de disponibilidade por “fracasso logístico”? A Apple acabou de anunciar que ele bateu recorde histórico de receita no último trimestre…

  19. Gustavo, concordo com você no seguinte: descontinuação. Pra mim vão matar o iPad de 12,9″. Se for o caso de uma “atualização”, deveria ser um produto totalmente novo para tomar o seu lugar. Mas não acho que ele simplesmente vai passar por um upgrade de hardware.

  20. Você está falando do fracasso dele no Brasil com base em que? Há alguma pesquisa/levantamento sério que comprove isso? Porque a Apple não destrincha vendas de produtos por países em seus relatórios trimestrais.

    E não, o motivo da indisponibilidade daqui não é diferente do resto do mundo (até por ter sido simultânea). A Apple não descontinua um produto só em um mercado. Ela pode até descontinuar o iPad Pro como um todo, mas o mercado profissional/criativo recebeu ele muito bem, sim — especialmente com a combinação do Apple Pencil. Aposto todas as minhas fichas que vem novo modelo aí.

  21. Simples gestão de estoques; se voce tem 1.000 unidades e vende 100 por dia, para-se a produção e o estoque ainda dura por 10 dias. No caso de atualização é obvio que quando se lança um modelo novo de um produto as vendas do anterior reduzem bem!

    O rumor tem todo fundamento da gestão de operações (área forte do Cook)

  22. Vou mais longe, só pra deixar minha opinião mais “concreta”: eu olho pro iPad Pro e olho pro Surface e não tenho dúvidas: se tivesse que comprar um, compraria o Surface. A Apple sabe disso e precisa correr atrás do “prejuízo”. Ou então esquecer o iPad Pro.

  23. Novidades do novo iPad: 6,1mm / câmera do iPad Pro pequeno / display do iPad Pro pequeno também / A10X e cor rosa

  24. Pô, sou bem fã do meu iPad mini 4. Só faltaria a caneta (ou lápis, if you will) pra ser perfeito. Um iPad Pro mini de 8 pol? Alguém? Olá?

  25. Eu prefiro o Mini do tamanho que ele é mesmo. Só poderia atualizar processador, adicionar suporte a 3D Touch e Apple Pencil.

  26. Tomara que os novos iPads venham com 3D Touch… me pego fazendo isso no meu hahaha
    De qualquer forma, eu não pretendo pegar um iPad tão cedo… comprei meu pro de 9,7″ em abril do ano passado e ele ainda durará uns bons anos. Meu iPad anterior era o Mini (1a versão) então pra iPads eu me seguro mais na troca rs

  27. A coisa que mais gosto no iPad Pro é a simplicidade de como o smart keyboard funciona…
    Mas não consigo deixar meu computador de lado só pra usar o iPad… Não consigo usá-lo como única e exclusiva forma de trabalho.

  28. Esse é o problema do iPad Pro, de Pro não tem nada… Assim como novos MacBooks Pro.
    A Apple parece que se esqueceu o que a abreviatura de Pro quer dizer.

  29. Olha, eu falo baseado no comportamento de uma grande rede varejista de Apple, ou você não soube que os Apple Watch foram distribuídos para as retail stores e depois foram recolhidos pra serem comercializados apenas pelas Apple stores? Não sei se estou conseguindo ser claro, mas vou explicar o que eu disse em todos os posts até agora. Vou explicar porque eu disse que houve falha logística. A febre mundial em cima do Apple Watch não atingiu o furor de vendas esperado no Brasil porque, obviamente, os impostos encareceram absurdamente o preço do produto, e com isso, o preço de propaganda não valeu a pena. A Apple criou o fantástico Apple Watch e resolveu comercializá-lo no Brasil e pra isso, teve que investir em propaganda (nesse caso vamos considerar apenas os gastos com os produtos de demonstração). Então, seguindo o raciocínio, precisou apresentar o produto ao cliente (que precisa tocar, desejar o produto, ter nas mãos), e, pra cada Apple retail store, teve que dispor pelo menos quatro Apple Watch (um alumínio e outro aço, dos dois tamanhos), mas as vendas não foram conforme o esperado. Consequentemente, o observado foi que a Apple precisou fornecer ao seu revendedor, Apple Watches de tempos em tempos porque produtos de demonstração depreciam com muita rapidez. Hoje a política da Apple dita que os produtos das mesas de retail stores sejam impecáveis, e com isso, na constante troca de mercadorias o tiro ia sair pela culatra (ou seja, a Apple ia gastar mais com demonstração do que ter receita com as vendas), mas como você mesmo disse, Tim Cook é um gênio (concordo), mas não precisava ser pra perceber que não ia dar certo o produto aqui, então, aconteceu o que aconteceu: o Apple Watch foi distribuído para as retail stores mas logo em seguida foram recolhidos pra serem comercializados apenas pelas Apple stores. Assim, o problema logístico e de propaganda foi resolvido.
    A mesma coisa me parece estar acontecendo com o iPad Pro. A Apple não pára de comercializar um produto up-to-date, mas eu falei em logística reversa, das retail pra Apple store. Talvez, daqui a pouco a gente só consiga comprar o iPad Pro online ou sob encomenda.

  30. gostava para caramba do meu iPad mini as vezes antes dormir pegava para assistir NETFLIX ou alguns videos no youtube por mais ou menso 1 hora e tambem muito pratico para levar fora de casa.

  31. Verdade, estava seriamente pensando em comprar o ipadPro e/ou o novo macbook, que aqui custa 21mil, e realmente acho que vale a pena, mesmo o meu macbbok de 2011 ainda estar perfeitamente normal. Ou até mesmo comprar o modelo anterior, que tem todas as portas, como USB.

  32. Desculpa, cara, mas você precisa concatenar melhor as suas ideias e não acreditar tanto em algumas coisas que têm ouvido por aí (imagino que você não esteja inventando do nada o que fala, né). Quase nada do que você fala procede.

  33. Já passou da hora do IOS gerar uma versão própria para os iPads. Fazendo isso, a apple novamente seria uma empresa inovadora. Como a própria apple diz:”pense diferente!” um ipad pró com IOS PRO, seria o melhor dos dois mundos: Acesso a apps do IOS simples e práticos, bem como de outro lado, o acesso a apps mais específicos e parrudos com funcionalidades que o tornariam também um tipo de MAC portátil digamos assim…
    Está mais que na hora da Apple voltar a “pensar diferente”e inovar verdadeiramente….

  34. Mas por 6500,00 eu não teria nunca mais um ipad…o meu Air com teclado acoplado será eterno, enquanto o IOS atualizar e eu puder usa-lo……

  35. iPad Pro eu adoro se somado ao Magic Keyboard… Se vc não for usar isso ou o Apple Pencil, acho que o iPad air ta de bom tamanho. Apesar que o true tone display é bacana.
    Quanto ao MBP, se eu vender o meu aqui no BR por uns R$6.000, compro o novo nos EUA

  36. Ou se esqueceu dos reais desejos de quem de fato precisa de uma máquina ‘pro’ para produzir…

  37. Mas R$2.500 não é R$ 6.300 , mesmo sendo caro lá fora com esse valor q vc disse você compra 3 aparelhos com o valor de 1 comprado no Brasil.

    Realmente os produtos da Apple no Brasil atende uma minoria de pessoas e para as demais serve apenas de vitrine para conhecer o produto para depois comprar fora ou importar com alguém.

  38. No forum deste site ha quem traga de lá por R$ 3.550,00 o ipad pro 32gb. Acabei de ver.

    Ou seja, eu gastaria 1 mil a mais, se quisesse tanto ter e nao pudesse ir ate os EUA trazer um. Alias com esses 1 mil a mais que pedem o “intermediador” nao paga nestes dias nem a passagem de ida para os EUA na TAM.

    Então, há opçoes melhores do que ir numa Apple no Brasil 🙂

Deixe uma resposta