Muitos arquivos duplicados comprometendo o desempenho do seu Mac? Este pequeno (e gratuito) aplicativo pode ajudar

A saúde de um HDD1 ou SSD2 depende muito da forma com que você cuida dele: dispositivos de armazenamento tratados com carinho, com espaço sobrando para não sobrecarregar os discos ou circuitos, têm uma vida útil bem maior e sem estresses desnecessários ao longo do caminho. Um fator que pode ser bem chato na hora de administrar seus arquivos, entretanto, são aqueles duplicados: é difícil detectar manualmente onde eles estão e apagá-los um a um.

Soluções renomadas para o Mac, como o Gemini, já fazem este trabalho há bastante tempo com uma pletora de recursos colaterais e opções extras para customização do processo — e também custam dinheiro. Por outro lado, se você precisa apenas de um simples utilitário que detecte os arquivos duplicados na sua máquina (e, melhor ainda, nem lhe obrigue a abrir a carteira para isso), apresento-lhe uma interessante dica.

Trata-se do (deveras literalmente batizado) Duplicate File Finder & Remover, da CleverFiles — mesma desenvolvedora do famoso Disk Drill Media Recovery.


Ícone do app Duplicate File Finder & Remover

Duplicate File Finder & Remover

de Justin Johnson

Compatível com Macs
Versão 1.2.5569 (2.7 MB)
Requer o macOS 10.8.5 ou superior

R$ 10,90

Badge - Baixar na Mac App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app Duplicate File Finder & RemoverScreenshot do app Duplicate File Finder & RemoverScreenshot do app Duplicate File Finder & Remover

O aplicativo traz uma interface simples e intuitiva, baseada no clique-e-arraste, sem apresentar mistérios nem para o mais leigo dos usuários. É possível escanear toda a máquina em busca das famigeradas duplicatas, ou selecionar uma ou mais pastas específicas para realizar o processo. Uma vez detectadas as cópias, o usuário pode pré-visualizar os arquivos através do próprio programa ou utilizar a ferramenta de auto-seleção para apagar todas aquelas desnecessárias com um clique apenas.

A operação do DFF&R, se me permitem a abreviação claramente criada por preguiça, foi bem rápida e certeira num breve teste que fiz aqui — o programinha escaneou rapidamente uma seleção de pastas e retornou os arquivos duplicados com índice de acerto de 100%, apagando todos eles com um único clique.

O software de meros 1,6MB está disponível gratuitamente na App Store e é compatível com o OS X Mountain Lion 10.8.5 ou superior. Se você preza pela saúde da sua máquina, é uma recomendação fácil.

Posts relacionados

Comentários