https://www.youtube.com/watch?v=RcfImAExJ7A

A Apple divulgou hoje em seu canal oficial do YouTube dois novos comerciais do iPhone 7 Plus, ambos destacando o célebre (embora controverso) Modo Retrato (Portrait Mode) — que é um dos principais chamarizes do maior smartphone da Maçã.

Você pode conferi-las a seguir:

“Soul Mate” (Alma Gêmea)

Quando você fotografa no Modo Retrato, seu objeto se destaca do cenário. Essa é a diferença entre uma foto do seu cachorro e uma do seu melhor amigo. Companheiro de casa; alma gêmea.

“Creek” (“Riacho”)

https://www.youtube.com/watch?v=672s9XSg05k

Quando você fotografa no Modo Retrato, seu objeto se destaca do cenário. Assim, uma foto do seu filho em um riacho transforma-se num retrato sobre juventude e natureza. Legal; obra de arte.

·   ·   ·

Duas observações aqui: a primeira é que os comerciais trazem uma óbvia inspiração de uma série de propagandas clássicas do primeiro iPhone, que podem ser conferidas aqui a partir dos 30 segundos. Tudo, do fundo preto à entonação do narrador e foco num recurso específico é reminiscente de uma das campanhas mais memoráveis da história da Maçã.

A segunda, e um tanto mais negativa: o Modo Retrato admitidamente ainda precisa de melhorias, mas será que não dava para escolher uma foto melhor que esta do menino no riacho para o comercial? O Eduardo Marques apontou para algumas falhas graves no cabelo da criança e eu não consigo parar de prestar atenção nisso desde então:

Comercial focado no Modo Retrato, do iPhone 7 Plus

O que vocês acham? Estamos procurando pêlo em ovo ou realmente foi um deslize notável da Apple e da sua agência de publicidade?

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

55 comments

  1. A solução para o cabelo deve estar deixando a Apple de cabelo em pé rsss
    Deve ser um código absurdo para tentar corrigir a imperfeição.
    Minhas fotos só saem boas quando não tem fio de cabelo arrepiado. É gritante o erro. Muito feio…
    Na hora de bater a foto tem que ficar esperto…

  2. Essa falha é realmente notável e sempre acontece. Mesmo assim o recurso é bem legal. O que me admira é o fato de a Apple não estar tentando enganar os consumidores com fotos retocadas ou corrigidas, essa é a realidade.

  3. Não acho que seja uma falha.
    É que essa tecnologia ainda tem que evoluir muito.
    Mas fotografia é isso: saber driblar essas adversidades e saber jogar com ela a favor.
    Aprendam quando usar e quando não usar o recurso.

  4. Essas falhas que ficam nos fios de cabelo estão sendo o maior desafio pra Apple, mas eu não tenho dúvidas de que ela vai conseguir resolver isso

  5. Permitam-me meus dois dedos de prosa. Como especialista em Photoshop e After Effects eu consigo imaginar o processo necessário para se construir um comercial desses.

    Primeiro, precisamos de uma foto. Segundo, dessa mesma foto com o modo Retrato, mostrando o efeito. Mas, VEJAM BEM… é IMPOSSÍVEL CLICAR a mesmíssima foto, mesmo momento, mesmo ondular da água, mesmo fio de cabelo na mesma posição, exatamente idênticos! Então, pegaram a foto com FOCO e deram um tratamento de desfoque de profundidade DIGITALMENTE, no computador mesmo. E foi um trabalho tosco, pois seria possível SIM recortar os fios de cabelo, mantê-los focados, e criar o desfoque. Percebam que até desfocaram a água aos lados do REFLEXO da criança, mas não o fizeram com o reflexo em si. Completamente sem sentido, já deveria ser um desfoque linear ali.

    Em suma, poderiam SIM ter clicado duas fotos do mesmo local, estariam levemente diferentes (água, cabelos voando) e veríamos o desfoque REAL da câmera. Mas não… quiseram manter a mesmíssima foto. Tsc tsc tsc… falha brutal, Apple e, mais ainda, senhora agência de publicidade da Apple.

  6. O tocador de música? Eu tb, meu primeiro iPhone foi com IOS 7… não cheguei a ver esta época, mas já mexi em alguns.. lindo

  7. Quando você tira a foto no modo Retrato, o iPhone guarda as duas “versões” da foto; a normal, com o background mantido, e a com o desfoque. E sim, é digitalmente trabalhada a foto, mas no iPhone, via software, por isso as falhas.

  8. Então, testei o recurso no iPhone 7Plus de um amigo e a realidade é que há uma captação digital de duas fotos. Toda foto em que o objeto do foco tem algum detalhe menor, há o risco de acontecer isso mesmo. Na verdade não é risco, mas ainda a necessidade de aperfeiçoamento do processo digital de captura e fusão das duas fotos.

  9. Complementando: não é photoshop, o recurso ainda não está perfeitamente implementado e precisa sim de aperfeiçoamento.

  10. Então é um processo pós, interno, no aparelho/sistema? Terrível! Vendem como se fosse um recurso de lente! Nenhuma pós criada automaticamente é verossímil. Argh!

  11. É um casamento do uso das lentes com o processamento digital das fotos, entre oq ue será focado e o que será desfocado (fundo). Isso ainda não está redondo.

  12. Mas o iPhone salva as duas versões da mesma foto, a de fundo normal e a de fundo desfocado, como responderam aqui. Então não houve edição no computador, o detalhe dos fios de cabelo provam isso. Acho que a apple acertou em mostrar no comercial exatamente a mesma experiência de usar o aparelho. Uso bastante esse recurso e acho ele o máximo. Mas sim, ele precisa de aprimoramentos.

  13. pelo no ovo: este efeito imita a distancia focal de uma lente com abertura f1.0 por exemplo, numa camera com lente 50mm f1.8 por exemplo acontece algo parecido, pois nesta configuração a distancia focal da lente é muito pequena por causa do excesso de luz que inside sobre o sensor/filme da camera. Claro que na lente o desfoque é mais suave e gradual.

  14. Exatamente, quando o moto retrato é ativado, ele mostra bem o seguinte: “Versão BETA”…. Então pode ser que melhorias corrijam isso.

  15. Uma lente de boa qualidade, com grande abertura (maior que f/1.8) vai custar no mínimo o mesmo preço do iphone… pensando assim, achei meio pretensioso por parte da apple trazer para o iphone esse recurso e vendê-lo como uma coisa sensacional… isso aí nada mais é que um aperfeiçoamento no software de tratamento de imagem… sacanagem vender isso como exclusividade do 7plus.. e ainda dar crédito para as duas lentes. Qualquer fotógrafo amador sabe que até a 50mm 1.8 de 500 reais faz um bokeh (segundo plano desfocado) 200x mais bonito que o “modo retrato”.

  16. A única decepção do Modo Retrato é que só funciona bem em locais bastante iluminados. Acho que o comercial foi sincero em colocar essa foto do cabelo do garoto embaçado, porque é realmente isso que acontece.

    Pior fosse se eles tivessem colocado uma foto dessa do garoto e o cabelo estivesse perfeitamente nítido em relação ao fundo, daí seria uma propaganda enganosa.

  17. Para usar a 50 mm de 500 reais precisa de uma câmera de aproximadamente R$2.000,00.
    E outra… pra tirar uma foto, nesta situação, é preciso carregar a câmera + lente do kit + 50 mm… Daí você tem que tirar câmera da case, tirar a lente do kit, colocar a 50 mm e finalmente tirar uma foto…
    Com o iPhone é só tirar do bolso, arrastar a tela pra direita e pronto. Ou seja, quebra um super galho e a acho que Apple está certa em focar na publicidade deste recurso.
    E outra… o recurso é sensacional sim… mostrei essa foto para um casal de amigos que são fotógrafos de casamento e perguntei que lente eles achavam que eu usei… eles disseram 50 mm de primeira… aí quando disse que tirei com o iPhone eles ficaram abismados com a qualidade.
    https://uploads.disquscdn.com/images/0178d2d55f9e46d10f055814be38d570782ba9d33f71cbfe1fc30a01daba6441.jpg

  18. Acho que me expressei errado. Concordo que são propostas totalmente diferentes.. até pq para tirar uma foto dessas com uma DSLR exige um mínimo de aprendizado (porém sua imagem ficará muito melhor), coisa que o iphone faz automaticamente, como vc mesmo disse, somente arrastando a tela pra direita. Só não achei muito justo a apple fazer o maior alarde das 2 cameras traseiras do 7plus, sendo que é bem claro que efeito é conseguido via pós produção (software)… digo isso pq se o efeito de desfoque fosse realmente originado pela grande abertura de uma das cameras, o cabelo do menino não iria desfocar também, já que está no primeiro plano junto com o menino… então eu questiono: pq não abrir essa feature para a linha toda? é um recurso legal, um aprimoramento interessante do software da camera, mas volto a dizer, não precisa de hardware para isso que a apple está fazendo…
    se o modo retrato for o grande “uau” do 7plus, sinceramente eu ainda fico com a camera normal do 6S, e é só baixar um app que consiga dar um blur na imagem…

    Sobre sua foto, realmente no primeiro olhar se assemelha muito a uma foto tirada com uma lente de grande abertura.. acho que o modo retrato ainda está pecando nas bordas do sujeito em primeiro plano… falta um pouco de nitidez nessa área…
    mas não deixa de ser um recurso bem legal, se vc colocar um filtro e postar no instagram ninguém vai falar que foi tirada no iphone! 😉

  19. A foto do cachorro está legal e ninguém achou ruim pq está com bastante contraste entre o primeiro plano e o fundo… já a foto do menino está dando essa polêmica toda pq a transição dos planos é mais suave, não é tão óbvia assim…
    Além do cabelo, reparei agora que o reflexo na água não está desfocado, deveria… já a agua ao lado do reflexo está… sendo que tanto o reflexo quanto a água tem a mesma distancia focal em relação a lente, um estar focado e o outro não, mais uma vez prova que o lance é software, e não hardware

  20. Na real não é uma falha no modo retrato, é só o funcionamento da lente.
    Reparando na foto, a maior parte do cabelo que fica fora de foco é a parte de trás, isso indica que a distância focal da lente vai só até ali, acontecimento comum para quem está acostumado com DSLRs e lentes de curtas distâncias focais.
    Mas claro, não sabendo como essa distância focal é estabelecida no iPhone e como as imagens são processadas deste jeito, posso estar errado, afinal ainda está em beta a funcionalidade e não há muita informação sobre como funciona.

  21. Então man… eu li um artigo esses dias que explicava como o iPhone produzia o efeito e pelo que entendi é uma combinação de fatores, ou seja, hardware e software.
    Obviamente o trabalho mais pesado fica para o software mesmo, que é responsável por 80% do resultado final. Entretanto, o iPhone precisa das duas lentes, pois uma foca no assunto e a outra lente foca no fundo. Esta divisão de camadas feitas via Hardware possibilita o processamento da imagem via software.
    Por isto não é possível ter o recurso no iPhone 7, somente no 7+.
    De qualquer forma, reconheço que existem limitações sim… por exemplo, não dá pra fazer o efeito bouquet enquanto se faz um vídeo, não dá pra fazer o efeito em ambientes com pouca iluminação (em uma DSLR dá pra subir o ISO, ou diminuir a velocidade do obturador, ou aumentar a abertura da lente), não dá pra regular o quanto do efeito você quer, ou seja, se quer desfocar o nariz da pessoa, se quer manter a nitidez “até a orelha” e desfocar o resto, etc, etc, etc… Mas que é um recurso que quebra um ótimo galho, principalmente em viagens, ah… isso é inegável!

  22. Entendi, agora faz mais sentido o uso das 2 lentes.. talvez uma delas seja para “reconhecer” os planos, enquanto a outra efetivamente fotografa… e o desfoque é feito por software com base na leitura dos planos feita pela primeira lente…

    Sem dúvida para quem não curte carregar uma camera+lente+baterias esse modo retrato quebra um galho mesmo… como eu te disse, é só aplicar um filtro e postar no instagram que fica show!

  23. Vale lembrar que é um recurso bem gambiarra, que desfoca objetos grandes por software, com base na diferença das imagens das duas câmeras, então. Acho que é exigir de mais um recurso de AI fazer a mesma função que vc faz com o Photoshop pra selecionar a pessoa que vc coloca cada fio de cabelo, da refine edges é tudo mais, e o software faz isso em milésimos de segundos!!

  24. O ponto é que a segunda câmera tem abertura 2.8. Se tivesse a mesma abertura as fotos não granulariam tanto. Provavelmente será melhorado nas próximas versões!

  25. Eu tenho uma DSLR com lente f1.8, f1.7 e sei que a diferença é notável em relação ao do iPhone 7 Plus (do qual tb tenho), mas na minha opinião só uma foto como essa já faz a câmera do celular ser diferenciada. Tem várias imperfeições, ainda é bem inicial, mas já prova um potencial gigante que teremos nos próximos celulares.
    Parabéns pela foto!

  26. A Apple comprou um software quase que exclusivamente pelo coverflow.
    Depois se empolgou e colocou ele em tudo (o que acho errado).

    Mas tem alguns pontos da interface que ele faz todo sentido, sendo bem prático e bonito!

  27. Linda sua foto.
    Parabéns.
    Eu achei legal usarem a foto imperfeita no comercial.
    Soou sincero.
    Mas se eu fosse eles, comprava a sua.
    Talvez tenha sido a melhor que eu vi usando o modo retrato.

  28. É argh! se vc for comparar ou se vc for enganar.
    Obviamente, para um olhar fotográfico purista, não há como comparar com um bokeh real.
    Mas para telefone, humilha.
    Eu queria um!
    Olha a foto do menino loiro e do cabeludo na praia.

  29. De fato o efeito dá câmera do 7 plus é muito inferior ao efeito que a câmera do S7 traz, por exemplo. Não sei se o S7 faz esse efeito através de software, mas de qualquer maneira, o resultado é muito mais natural e agradável aos olhos.

  30. Temos que lembrar também que o recurso ainda está em fase beta, rsrs. Acho que vem mais coisa por aí. 😉

  31. Hahahaha! Muito obrigado Felipe… meu sobrinho, com seus olhos azuis e cabelo dourado, contribuiu pro click ficar bacana. 😀 hahahaha! #tiobabão

  32. Muito obrigado!!
    E concordo com você… temos que lembrar que este é um recurso beta, logo, ainda tem muito o que melhorar.

Deixe uma resposta