O melhor pedaço da Maçã.

No Brasil, Safari está em 1,5% dos desktops; no mundo, em 9,8%

Safari no Mac

Aqui no MacMagazine, nós frequentemente mostramos como está o mercado de navegadores em termos de utilização. Pouca coisa costuma mudar nesses números, especialmente as duas primeiras colocações — com o Google Chrome na liderança absoluta com cerca de 60%, e o Safari beliscando os 20%, em segundo lugar.

Publicidade

Sabemos que muito do sucesso desses dois navegadores se dá por motivos bem claros. Enquanto o Chrome é o navegador do maior buscador do mundo e padrão no sistema operacional móvel mais popular, o Safari é o browser nativo do iPhone, que também abocanha uma boa parcela do mercado mobile.

Em um mundo onde é praticamente obrigação se ter um celular, é de se esperar que as versões móveis dos navegadores inflem — e muito — a porcentagem geral. Mas e se fizermos um recorte com os números apenas das versões para desktop dos principais navegadores? Bem, aí as coisas são um pouco diferentes.

Até devido ao fato de que Macs não são tão populares em relação a PCs com Windows — como o iOS é em relação ao Android —, o navegador proprietário da Apple até continua com o segundo lugar no ranking dos browsers mais usados, mas sua posição já não é nada confortável.

Segundo dados atuais do Statcounter, por exemplo, o Safari tem 9,84% do mercado de navegadores para computadores. Porém, logo na sua cola está o jovem Microsoft Edge (com 9,54%) e o clássico Firefox (com 9,18%). O Chrome segue com sua vantagem isolada, abocanhando incríveis 65,38% do total.

Se olharmos a situação no Brasil, país onde o mercado de Macs é praticamente um nicho, os números são ainda mais diferentes, com o Chrome na absoluta liderança com 77,88% e o Safari sendo usado em apenas 1,45% dos computadores. O segundo lugar, incrivelmente, é do Opera, com 8,11%.

Publicidade

Se observarmos um mercado onde o macOS é mais popular, como é o caso dos Estados Unidos, a coisa já muda de figura.

Por lá, o navegador da Apple tem 18,2% do mercado, embora também acompanhe de longe a liderança do Google Chrome, com 60,06%. Na terra do Tio Sam, quem também aparece nas contagens é o saudoso Internet Explorer, que ainda é usado em 1,22% das máquinas.

E entre leitores do MacMagazine?

Obviamente, entre leitores do MacMagazine o cenário muda bastante.

Publicidade

Englobando dispositivos móveis e desktops, temos basicamente um empate entre Chrome e Safari, ambos com 46%. Em terceiro lugar vem o nosso app, com 2,1% e em quarto o Edge, com 1,8%. Completa o Top 5 o Firefox, com 1,5%.

Publicidade

Interessantes os dados, não acham?

via Canaltech

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #463: headset, MacBook Pro com “M2”, MP-BA vs. Apple e muito mais!

Próx. Post

Promoções na App Store: PaperCal, Hobbist, Plant with Care e mais!

Posts Relacionados