O melhor pedaço da Maçã.

Com o futuro iOS 11, mais de 187 mil aplicativos de 32 bits poderão deixar de funcionar completamente

Aviso de apps de 32 bits no iOS 10.3 beta 1

Ao lançar o iOS 7, a Apple trouxe ao sistema o suporte a aplicativos de 64 bits. Em fevereiro de 2015, ela anunciou que todos os novos aplicativos deveriam incluir o suporte a 64 bits. Como não houve, a princípio, nenhuma obrigatoriedade, vários apps já presentes na App Store continuaram em 32 bits, muitos deles até hoje.

Publicidade

Entretanto, um ultimato aviso começou a ser disparado no iOS 10.3, notificando que os apps em 32 bits precisavam ser atualizados ou deixariam de funcionar nas próximas versões do sistema operacional móvel da Maçã.

Com base nesse comunicado e pelo grande incentivo da Apple à criação de aplicativos de 64 bits, podemos supor que a maioria dos desenvolvedores já tenha se atentado a isso e atualizado seus apps. Esta ideia não está errada, porém a tal minoria que não atualizou representa um número bastante grande, como mostra a firma de análise de dados SensorTower.

Somente 64bits apps SensorTower

A julgar pelo gráfico, basicamente 92% dos aplicativos já foram atualizados para 64 bits, enquanto 8% dos apps ainda não foram atualizados. Mesmo que pareça pouco, o total de aplicativos ainda de 32 bits está por volta de 187 mil. Este número pode ser ainda maior pelo fato de a firma ter considerado apenas os apps que não são atualizados desde setembro de 2013; ou seja, muitos outros, anteriores, podem ter surgido ainda em 32 bits mas não estão na pesquisa.

Publicidade

Com a chegada do iOS 11 — que deve ser apresentado na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017 —, a aposta é que todos os aplicativos ainda em 32 bits tornem-se obsoletos e parem de funcionar completamente. Além disso, não podemos nos esquecer da “limpeza” que a Apple anda realizando na App Store, retirando todos os aplicativos que não tenham sido atualizados nos anos recentes ou que não seguem mais seus termos.

Portanto, fique ligado se você é desenvolvedor ou mesmo usuário de apps de 32 bits — pois daqui a algum tempo eles poderão não funcionar mais.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #221: MM Tour VI, “iPhone Edition”, novos iPads, exposição sobre Steve Jobs e mais!

Próx. Post

Clientes web do WhatsApp e do Telegram apresentavam vulnerabilidade, já corrigida, que permitia o acesso de terceiros a contas

Posts Relacionados