Nova pesquisa de satisfação da J.D. Power com usuários de smartphones mostra a Samsung cada vez mais na cola da líder Apple

Estariam contados os dias de glória da Apple no mercado de smartphones? Se a métrica que tomarmos for o célebre ranking de satisfação dos consumidores medido todos os anos pela firma J.D. Power, a Maçã ainda está no topo da preferência dos usuários, mas a sua arquirrival máxima está cada vez mais próxima — de fato, está agora a meros 0,1% de distância.

Ranking da J.D. Power de satisfação dos usuários de smartphones, 2017

A Apple conseguiu 840 pontos na pesquisa, de 1.000 possíveis, mantendo o primeiro lugar a que já está acostumada há alguns anos e subindo 6 pontos em relação a 2016. A Samsung, entretanto, chegou o mais perto possível que se pode chegar da sua rival, com 839 pontos; ou seja, considerando a margem de erro da pesquisa, podemos concluir que temos um inédito empate técnico entre as duas fabricantes.

Ambas conseguiram as cinco máximas estrelas na avaliação da J.D. Power e foram as únicas acima da média de avaliação do segmento, que ficou em 835 pontos. Abaixo, ficaram a Motorola (com 824 pontos), a HTC (817) e a LG (810). A pesquisa foi realizada com 7.994 consumidores nos Estados Unidos — todos eles donos de smartphones com menos de um ano de uso —, entre outubro e dezembro do ano passado.

Um achado interessante da pesquisa: aparentemente, pessoas que utilizam seus smartphones para controlar dispositivos domésticos — como é a proposta do HomeKit, da Apple — têm uma média de satisfação com seus aparelhos de bolso muito superior àqueles que não dispõem deste tipo de tecnologia em suas casas. A satisfação geral com os smartphones, por exemplo, foi 49 pontos maior entre os usuários da assistente Alexa, da Amazon (881 contra 832 pontos) e 34 pontos maior se considerarmos os consumidores que têm eletrodomésticos inteligentes (866 pontos contra 832 daqueles que não têm esse tipo de produto em casa).

Ou seja, mais um indício de que as fabricantes, Apple incluída, têm um belo e florido campo a explorar quando o assunto é automação doméstica. E, embora a Maçã certamente esteja com a dianteira neste segmento em relação às rivais, não é hora de acomodar-se e pensar que as coisas já estão feitas: o HomeKit tem muito a evoluir, e a tecnologia ainda não pode ser considerada acessível à maioria das pessoas. É bom que fique, pois, aparentemente, donos de casas inteligentes = usuários de smartphones satisfeitos.

[via Cult of Mac]

Posts relacionados

Comentários

10 comments

  1. Ambas tem qualidade, mas ainda prefiro o suporte da Apple
    Porém, acompanho vários grupos e a Samsung pelo que eu vejo na grande maioria dos comentários, não tem frescura de trocar uma tela com defeito, principalmente quando você pede ajuda com o concierge exclusivo do S7, problemas com água também, ela troca sem custo, pelo menos é o que o pessoal dos grupos estão conseguindo.
    (aparentemente, pessoas que utilizam seus smartphones para controlar dispositivos domésticos — como é a proposta do HomeKit, da Apple ) A Samsung consegue ser mais interessante, pois ela tem uma lista de eletrodomésticos enorme, e com seu galaxy dentro do supermercado você controla até a geladeira da samsung na sua casa entre outras mil coisas.

  2. Sinceramente eu sou consumidor de ambas, e estou muito bem servido com ambas.
    O IOS para mim é um sistema melhor e mais consistente, mas o Android também é um ótimo sistema embora de umas escorregadas.
    Quanto ao hardware, para mim a samsung está a frente da Apple faz tempo.

  3. Enquanto a Apple tiver oferecendo o tal do mais do mesmo, vai colar e até ultrapassar… Veremos os próximos lançamentos.

  4. Olha eu e meu “Samsunget” aqui. É um modelo fraco, poderia ter pego um top. Os caras da sammy ligaram aqui pra casa oferecendo um test-drive e perguntaram minha operadora. Isso era de manhã… No fim da tarde meu celular – no caso o J7 – estava nas minhas mãos, na caixa, lacradinho e td mais.

    Veio até um certificado de boas vindas e um número exclusivo para dúvidas. Liguei para lá e disse q minha esposa também queria… No outro dia da manhã estava o J7 dela preto aqui! Incrível! e particularmente eu que falava muito mal da Semsunga me amaravilhei. E te digo, as customizações da Sammy são excelentes. Aquele app de S Health é muito showwwww…

    Mas vamos ver esse iPhone novo aí… gosto de variedades e de testar. Já fui muito amante da Apple, mas o tempo e esse Cook/Ive/Phill fizeram desgastar a empresa q era apaixonado.

    Hj só o Craig mesmo! kkkkkkk…

  5. Tenho o S7 Edge comprado por R$ 2 mil na Saraiva e ainda ganhei um fone de ouvido sem fio de brinde. A interface combinada com serviços do Google é ótima e não me faz falta o tal “Android puro”. Parece difícil a Apple concorrer com a qualidade combinada com preço acessível da Samsung, ao menos no Brasil. O iPhone 8 certamente chegará por um preço astronômico, então ao menos aqui a Apple tende a perder mais mercado. Resta a quem possui aparelho da Apple ir consertando para ao menos poder continuar sentindo um gostinho de maçã.

  6. Ambas são mutio boas, na verdade mutio boas, por isso são as principais do mercado e as maiores rivais. A Samsung há uns 4 anos atrás devia muito, mas de um período pra cá vem numa evolução gigantesca, embora tenha dado uma escorregada com o Note 7, porém falhas acontecem e ela fez o correto mesmo levando um preju bilionário pra casa. O S8 vem aí, os novo iphones vão demorar um pouco, mas estão vindo também e vamos ver quem levará o prêmio de smartphone do ano pra casa.

  7. Concordo amigo. Tambem uso iPhone 7 e S7 Edge. Muito questão de gosto pois os dois são fantásticos. Agora verdade seja dita. A camera do s7, tenho que concordar com o Breno, destrói a do iPhone. Sem contar que Samsung Pay funciona muito bem.

Deixe uma resposta