Criança de quatro anos salva a vida da mãe ao usar a Siri para chamar a emergência

Ligando para a emergência pela Siri

Vira e mexe nós vemos alguma notícia sobre como a tecnologia ajudou a salvar a vida de alguém. No ano passado, uma mãe utilizou a Siri para chamar a emergência enquanto ela reanimava a sua filha. Desta vez, uma criança de apenas quatro anos contou com a assistente virtual da Apple para pedir ajuda (sua mãe estava inconsciente).

O incidente foi detalhado em um artigo no site da polícia britânica, na última quarta-feira (22/3). De acordo com o relatório policial, Roman (o menino de quatro anos) estava em sua casa, na Inglaterra, com seus dois irmãos e sua mãe.

Foi então que ela caiu no chão, inconsciente e a criança precisou agir rapidamente: Roman colocou o dedão de sua mãe sobre o Touch ID do iPhone e, então, ativou a Siri para que a assistente o ajudasse a ligar para o 999, número de emergência na Inglaterra.

A conversa que o menino teve com a polícia no dia 4 de março foi gravada e liberada na quarta-feira (22/3):

Atendente: Olá, aqui é da polícia. Qual é a sua emergência?
Roman: Oi, eu sou o Roman.
A: Onde está sua mamãe?
R: Ela está em casa.
A: Onde você está?
R: Em casa também.
A: Você pode me fazer um favor? Pode chamar a sua mamãe?
R: Não podemos, ela está morta.
A: Você me disse que a sua mãe estava aí, o que quer dizer com “ela está morta”?
R: Quer dizer que ela está fechando os olhos e não está respirando.
A: Você sabe onde você mora?
R: ___ Road, 22.
A: Você pode ir até a sua mamãe e sacudi-la para mim?
R: Ela não está acordando.
A: Dê uma boa sacudida, grite “Mamãe”.
R: “Mamãe!” — Não funcionou.
A: Você está em Kenley?
R: Sim, Kenley!
A: Qual é o seu nome?
R: Roman!

Com a ajuda do menino, a polícia chegou à casa depois de apenas 13 minutos e, forçando a entrada, encontrou Roman e seus irmãos ao lado da sua mãe, inconsciente. Ao levá-la para o hospital, conseguiram reanimá-la.

A polícia, em sua página, utilizou a situação para alertar sobre a importância de crianças saberem seus endereços e também para onde ligar em caso de emergências como esta.

Eu imploro a todos os pais de crianças pequenas para se sentarem com eles e se certificarem de que eles saibam o que fazer neste tipo de situação e que saibam como entrar em contato com a polícia ou outros serviços de emergência. Como este caso demonstra tão pungentemente, poderia realmente ser a diferença entre a vida e a morte.

Situações como esta nunca são previstas por ninguém, por isso realmente é importante que todos nós — inclusive as crianças — saibamos como proceder. Aos desavisados, aqui no Brasil você pode utilizar o número 190 para emergências.

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários