O melhor pedaço da Maçã.

iOS 10.3 provavelmente deixou o seu iGadget mais rápido; ou não?

Há pouco mais de 24 horas, depois de inúmeras versões de testes, a Apple disponibilizou o iOS 10.3 para todos os usuários de iPads e iPhones/iPods touch compatíveis. Felizmente, no geral, os comentários de usuários sobre os updates desta vez são muito positivos.

Publicidade

iOS 10 num iPad e num iPhone

Algo que vários observaram e comentaram por aí é que o sistema operacional estaria, agora, mais “responsivo” — isto é, que a Apple teria feito otimizações notáveis no quesito performance. E há, sim, algumas explicações para isso.

Apple File System (APFS)

A Apple apresentou, na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2016, um novo sistema de arquivos que levou o seu próprio nome: Apple File System — ou simplesmente APFS, para os íntimos. Para quem quiser entendê-lo em detalhes, temos um post completinho aqui.

Publicidade

Se eu fosse chutar, teria apostado que a Apple implementaria primeiro o APFS num dos seus sistemas operacionais “menos importantes” — se é que podemos dizer assim. Talvez no watchOS ou no tvOS, que são específicos para donos de Apple Watches ou de Apple TVs. Mas não: ela escolheu justo o seu carro-chefe, o iOS, para iniciar a migração em massa.

E assim ocorreu, oficialmente a partir de ontem: (quase) todos os iGadgets já atualizados para o iOS 10.3 foram também automaticamente migrados para o APFS. Isso explica por que essa atualização demora um pouquinho mais que as outras para ser concluída, embora felizmente sem percalços.

O “quase” no parágrafo acima tem um porquê de estar ali: embora o iOS 10.3 tenha sido liberado para todos os dispositivos compatíveis com o iOS 10, a migração para o APFS só ocorre em aparelhos de 64 bits — ou seja, ficaram de fora iPhones 5 e 5c, bem como o iPad de quarta geração.

Publicidade

A migração para o APFS por si só já deve trazer certos ganhos de performance em alguns aparelhos, mas tirando isso há outro efeito colateral bastante positivo dela que muitos comentaram por aí: há gente “ganhando” de volta alguns bons gigabytes de espaço em seus iGadgets após atualizarem pro iOS 10.3. Nada mau!

Apps de 32 bits

O APFS pode não ter chegado a dispositivos de 32 bits, mas o iOS 10.3 em si ainda foi liberado para eles e funciona sem problemas. O que a Apple já está fazendo, como sabemos, é preparar usuários para um futuro exclusivamente em 64 bits.

Quem já estiver rodando o iOS 10.3 pode agora ir em Ajustes » Geral » Sobre » Aplicativos para conferir a lista dos aplicativos/jogos que tem instalados e que precisarão ser atualizados por seus respectivos desenvolvedores se quiserem continuar rodando em futuras versões do sistema.

Lista de apps de 32 bits no iOS 10.3

iOS 10.3.2 beta vs. 32 bits

Já que estamos falando de 32 bits, uma observação importante sobre a recém-lançada primeira versão beta do iOS 10.3.2: a Apple *não* disponibilizou a compilação de testes para dispositivos de 32 bits, ou seja, desenvolvedores com iPhones 5/5c e iPads de quarta geração estão de fora.

Publicidade

A descoberta foi feita pelo canal do YouTube EverythingApplePro, e nós a confirmamos acessando o portal Apple Developer. Todavia, ao contrário do que eles já afirmam por lá, não dou certeza absoluta no abandono desses dispositivos já no update 10.3.2.

A Apple está iniciando os testes do iOS 10.3.2 agora, junto a seus outros sistemas operacionais, e pode ter havido algum motivo especial para esta primeira beta não ter sido liberada para dispositivos de 32 bits. É claro que, se a coisa permanecer dessa forma em compilações futuras, ela pode ter escolhido esse update menor para fazer a transição. Mas, se fosse para chutar, eu diria que ela só faria isso no iOS 11.

(Será que isso tem alguma coisa a ver com ela ter pulado a versão 10.3.1?…)

Animações

Aqui entra um pouquinho de “efeito placebo”: a Apple de fato mexeu em algumas animações por todo o iOS nesse update, tornando-as mais rápidas/curtas. Isso, por si só, já dá uma sensação de maior rapidez para muita gente.

Mesmo não sendo uma otimização técnica de fato no sistema operacional, a mudança é realmente bem-vinda e a maioria dos usuários aprovou. A animação de retornar à tela inicial, por exemplo, para mim ficou bem melhor.

·   ·   ·

E você, aí: o que está achando? 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Atualização do Safari no iOS 10.3 impede atuação de malfeitores em golpe do tipo “ransomware”

Próx. Post

Ações da Apple têm alta significativa nesta terça-feira e batem novamente seu recorde histórico, valendo agora US$143,80 [atualizado: US$144,12]

Posts Relacionados