O melhor pedaço da Maçã.

Apple finalmente abre a boca: vêm aí um novo Mac Pro e também um novo monitor profissional [atualizado]

Phil Schiller e Craig Federighi falando sobre o novo Mac Pro

A Apple apresentou a atual geração do Mac Pro em 2013 com muita pompa, incluindo Phil Schiller — vice-presidente sênior de marketing mundial — brincando com os que achavam que a empresa não teria mais capacidade de inovar.

Publicidade

Inovou, de fato. Ninguém pode dizer que o Mac Pro não é lindo e diferenciado para um desktop profissional, mas desde aquela época muitos criticavam o fato de ele não ter quase capacidade nenhuma de expansão. E o pior: se nem usuários poderiam mexer na máquina, o que dizer quando a própria Apple a deixou inalterada por mais de três anos?…

Ontem, Schiller se reuniu com alguns blogueiros/jornalistas internacionais (incluindo BuzzFeed, Daring Fireball e TechCrunch) num laboratório de desenvolvimento de Macs dentro da sede da Apple. Além dele, estavam presentes Craig Federighi — vice-presidente sênior de engenharia de software — e John Ternus — vice-presidente de engenharia de hardware. O motivo do encontro foi bastante atípico para a empresa: falar do futuro do Mac Pro.

Começando pelas más notícias, não veremos as grandes novidades discutidas por lá sendo lançadas ainda este ano. Isso talvez tenha sido o motivo pelo qual a Apple decidiu falar antecipadamente, considerando a avalanche de críticas que têm recebido pelo “abandono” da sua linha profissional.

Mac Pro (2013)

Mas sim, a Apple caiu na real e percebeu que o projeto atual do Mac Pro é falho e que a natureza de uma máquina desse tipo requer que ela tenha capacidades de upgrades. Além disso, a própria direção que a indústria tomou com relação a certos componentes incorporados no computador dificultou o trabalho da Maçã — que optou por duas GPUs trabalhando em paralelo em vez de uma única potente.

Publicidade

Schiller confirmou que a Apple está trabalhando num Mac Pro totalmente novo e, junto dele, também num novo monitor profissional (derrubando rumores de que ela teria abandonado esse mercado completamente). Enquanto isso, a empresa está dando nesta semana uma ligeira atualização de specs na linha atual, aumentando o número de núcleos da CPU Xeon e o modelo das GPUs AMD embarcadas. Os preços continuam os mesmos.

Publicidade

Para 2017, Federighi comentou ainda que deveremos ver a chegada de iMacs atualizados inclusive com configurações destinadas a pros — porém sem dar detalhes, é claro. O Mac mini não foi tema da discussão, mas quando questionado Schiller restringiu-se a dizer que ele continua fazendo parte da linha de Macs. Ainda segundo ele, a atual divisão de vendas entre laptops e desktops é de 80/20.

É muito, muito estranho ver a Apple fazendo esse tipo de “anúncio antecipado”, mas ela precisava. Triste que ainda teremos que esperar um bom tempo até ver esses novos projetos tornando-se realidade, mas bacana que, mais uma vez em sua história, a empresa teve a coragem de reconhecer que errou.

Atualização, por Eduardo Marques · 04/04/2017 às 14:11

Conforme falamos, a ligeira atualização das especificações dos Macs Pro está agora disponível.

Publicidade

O modelo de entrada passou de quatro para seis núcleos e vem com duas GPUs AMD FirePro D500 com 3GB de VRAM GDDR5 cada; já o topo-de-linha passou de seis para oito núcleos e está equipado com duas GPUs AMD FirePro D700 com 6GB de VRAM GDDR5 — vale notar que o modelo mais parrudo, ao menos por enquanto, está indisponível para compra.

Todo o resto, incluindo os preços, continuam exatamente iguais.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Updates recentes na App Store: Apple TV Remote, Uber, Firefox, Newton Mail e mais!

Próx. Post

Conceito: e se a Touch Bar em um futuro MacBook Pro se estender e formar um touchpad gigante?

Posts Relacionados