O melhor pedaço da Maçã.

Projeto do novo Mac Pro teria começado há apenas algumas semanas, motivado pelo “fracasso” do novo MacBook Pro

As notícias envolvendo a Apple e o mercado profissional estão pegando fogo nesta semana. Como já informamos, a Maçã resolveu abrir o jogo e informou que está desenvolvendo um novo Mac Pro e um novo display, os quais deverão chegar ao mercado em 2018. E foi justamente nisso (data de lançamento) que Thom Holwerda se concentrou num recente artigo publicado no site OSNews.

Publicidade

Segundo fontes — que, ao menos de acordo com Holwerda, “sabem bem das coisas” —, o Mac Pro estava vivendo no limbo dentro da Apple. Aparentemente, a decisão de repaginar a máquina e criar algo modular, que muito provavelmente agradará bastante o mercado profissional, só foi tomada há alguns poucos meses. Bem, se a decisão foi tomada há alguns poucos meses, você não vai se espantar se eu falar que o desenvolvimento desse futuro Mac Pro (não custa repetir, de acordo com Holwerda) começou para valer há algumas *semanas*. Justamente por isso nós não veremos esse produto sendo lançado ainda em 2017.

Nova torre Mac Pro vista de lado e de baixo

Antigo design do Mac Pro, lançado pela Apple em 2006 e que perdurou até 2012

Publicidade

Aos que estão na expectativa de ver o lançamento acontecendo no começo de 2018, Holwerda tratou de jogar um balde de água fria; ainda que tenha confessado com todas as letras que não faz ideia de quanto tempo demora para se desenvolver um Mac Pro como esse, ele acredita que o prazo está bem mais para o fim de 2018 — ou até mesmo 2019, o que definitivamente é desanimador.

Agora, interessante mesmo foi o suposto motivo de a Apple ter dado essa guinada de 180º no Mac Pro e voltar a apostar de forma mais incisiva no mercado profissional. Segundo as fontes de Holwerda, foi o novo MacBook Pro com Touch Bar.

Ao lançar a nova máquina, a Apple presenciou uma procura enorme por unidades recondicionadas (refurbished) do “antigo” MacBook Pro (com USB 3.0, Thunderbolt 2, slot para cartões SD, HDMI, etc.). Essa procura teria aumentado ainda mais depois dos primeiros reviews do MBP com Touch Bar. Todo esse cenário — somado aos problemas do monitor LG UltraFine 5K (lançado em parceria com a LG) — pegou a Apple de surpresa, que resolveu agora demonstrar o seu amor aos usuários profissionais.

Mac Pro por dentro

Antigo design do Mac Pro, lançado pela Apple em 2006 e que perdurou até 2012

Publicidade

Esse amor será traduzido em futuras máquinas mais profissionais, como o Mac Pro (obviamente) e um iMac mais parrudo que também atenda esse mercado. Mas não deve parar por aí, não. De acordo com Holwerda, a Apple está pensando em lançar novos modelos de MacBooks Pro com tela Retina sem Touch Bar e com recursos que poderiam agradar usuários profissionais, como por exemplo, uma forma de integrar o iPad Pro ao Mac para utilizá-lo como uma mesa digitalizadora.

Publicidade

Por enquanto, obviamente, tudo não passa de rumores. Então é bom você não criar expectativas (já vimos que elas só atrapalham). Independentemente disso tudo, como é bom estar novamente falando de Macs — sim, podem me chamar de nostálgico!

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Adobe demonstra poder de futuro app que possibilitará edições fantásticas em selfies

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Artkive, Network Utility Pro, SkySafari 5 Pro e mais!

Posts Relacionados