O melhor pedaço da Maçã.

Apple negocia sensores para seu carro com vários fornecedores, diz Bloomberg

A ideia é que o componente seja considerado de ponta… daqui a cinco anos
Conceito do suposto "Apple Car"

E o “Apple Car” não para! Os rumores sobre o famigerado veículo autônomo da Maçã voltaram com força total nos últimos meses, girando entre negociações com montadoras, locais de fabricação e possíveis características do produto final. Hoje, mais lenha na fogueira — e desta vez, diretamente de um dos veículos mais respeitados do segmento, a Bloomberg.

Publicidade

Segundo a reportagem1Matéria fechada para assinantes., a Apple está mantendo negociações com múltiplas fornecedoras de sensores veiculares — particularmente, scanners LiDAR que poderão equipar seu futuro veículo. Como já falamos sobre, o LiDAR (já presentes nos iPhones e iPads Pro) é uma tecnologia que “enxerga” seus arredores projetando pontos de laser numa determinada direção, formando uma espécie de mapa 3D do ambiente — ou, no caso do “Apple Car”, da via.

Obviamente, os scanners LiDAR que vierem a equipar os veículos da Maçã terão de ser muito mais avançados e potentes do que aqueles que vivem hoje em dia nos iPhones e iPads — não só porque eles serão os principais responsáveis por “enxergar” as vias e guiar os veículos, mas porque o “Apple Car” só chegará daqui a no mínimo cinco anos (segundo as fontes ouvidas pela Bloomberg, isto é).

Segundo a reportagem, isso cria um desafio: a intenção da Apple é fechar com a fornecedora que puder entregá-la uma tecnologia de scanner LiDAR que seja considerada de ponta não hoje, mas daqui a cinco anos. Obviamente, ainda não há informações sobre qual fornecedora será essa, mas imagino que várias empresas estejam quebrando a cabeça para entregar o projeto mais interessante para a Apple.

Publicidade

As fontes indicam ainda que a Apple, no seu modus operandi atual, prefere projetar o máximo possível de componentes do veículo — software, processadores, algoritmos, design, a maioria das peças — internamente. Entretanto, para alguns componentes, ainda é necessário recorrer à experiência de outras fornecedoras — o scanner LiDAR é um desses casos.

De qualquer forma, o fato é que o projeto está em curso, e a Apple parece estar mais animada do que nunca em colocar o seu carro na estrada. Vamos acompanhar as cenas dos próximos capítulos.

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App captura ambientes com scanner LiDAR dos iPhones e iPads Pro

Próx. Post

Jogo de zumbis Survival ‪Z‬ é a nova adição do Apple Arcade

Posts Relacionados