O melhor pedaço da Maçã.

Assistente de migração “escondido” da Microsoft é uma pequena e útil ferramenta para usuários de Macs

Se a mosca da responsabilidade ainda não sobrevoou a sua mente e você ainda não passou todos os seus arquivos para algum serviço de nuvem (ou vai ver você não está a fim de pagar R$35/mês e a sua alma ao Google por 1TB de armazenamento — não julgarei), um procedimento é (ou deveria ser, ao menos) comum na sua vida: o backup.

Publicidade

O problema é que salvar seus arquivos periodicamente ou é um processo muito chato (caso você faça manualmente) ou suscetível a erros (caso você utilize alguma solução automatizada). Mas e se eu lhe disser que uma gigante da tecnologia tem um utilitário cuja função principal nem tem muito a ver com isto, mas presta-se perfeitamente a este propósito?

Mac to Surface Assistant

Explico: há algumas semanas, a Microsoft “lançou” um pequeno programinha chamado Mac to Surface Assistant. O “lançou” está entre aspas porque, a bem da verdade, ninguém se deu ao trabalho de anunciar a existência do assistente; foi um usuário do Twitter que publicou um link para o seu download. Este mesmo link parou de funcionar alguns dias depois, sinalizando que talvez a gigante de Redmond tivesse publicado o utilitário antes da hora e tivesse a pretensão de fazer uma apresentação oficial. Outra página para download, entretanto, foi descoberta recentemente e o programinha está disponível para uso desde então, sem nenhuma pompa ou circunstância.

Publicidade

Dúvidas existenciais de lado, o fato é que o aplicativo, como o próprio nome já diz, tem como principal pretensão ser um assistente de migração do Mac para o Surface — provavelmente para aquele número cada vez maior de usuários fazendo o caminho para os computadores da “Big M”, segundo a própria empresa —, mas serve perfeitamente como uma ferramenta de backup leve e fácil de usar.

Ao abrir o assistente, é exibida uma tela com as pastas do Mac — e a biblioteca de fotos — e uma opção de selecionar quais devem ser salvas. Abaixo, o programa já avisa qual será o tamanho do arquivo resultante de acordo com as opções selecionadas. Depois, ele cria automaticamente um arquivo .zip com todos os arquivos devidamente salvos — caso você esteja realmente migrando para um Surface, é possível importar este arquivo num utilitário na sua nova máquina e tudo será colocado no seu devido lugar automaticamente.

Mesmo que você não tenha e nunca pretenda ter um Surface, entretanto, a simples possibilidade de marcar rapidamente as pastas que você quer incluir no backup e ter em poucos segundos/minutos um arquivo com todos os seus dados salvos sem grandes complicações já é uma boa mão na roda. Nada que não possa ser feito manualmente, claro, mas nestes tempos, cada segundo economizado é um segundo ganho para coisas mais produtivas.

Publicidade

O Mac to Surface Assistant pode ser baixado neste link [DMG]. Só para a reflexão: há quanto tempo que a Apple não produz uma peça de software tão simples e elegante como essa, hein?

[via iDownloadBlog]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Para desenvolvedores: plataforma de testes de aplicativos da Apple ganha boas melhorias

Próx. Post

Dica: como utilizar o novo recurso de compartilhamento de localização do Google Maps no iPhone

Posts Relacionados