O melhor pedaço da Maçã.

Flash Professional CS5 poderá ser usado no desenvolvimento de aplicativos para iPhone OS

O Flash Player pode ter ficado de fora do Mobile Safari, mas isso não representa o fim das investidas da Adobe na plataforma móvel da Apple. Outro anúncio importante da MAX 2009 foi a revelação de informações da futura versão do Flash Professional (CS5), que permitirá, pela primeira vez, a criação de aplicativos para iPhones/iPods touch.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bgul3GtusMA[/youtube]

Num modelo de desenvolvimento que segue à risca todos os requisitos e limitações do SDK da Apple para a App Store, desenvolvedores e designers na plataforma Flash poderão usar seu conhecimento e criatividade para criar programas para iPhone usando as ferramentas que já conhecem. Ou seja, usando ActionScript 3 (linguagem orientada a objetos do Flash), será possível estruturar todo o código e design de um aplicativo no novo Flash Professional e depois usar um compilador para mandá-lo para o iPhone OS, rodando nativamente.

Tudo isso é feito em um método conhecido como Ahead Of Time (AOT, para os mais íntimos), que não precisará de plugin nenhum e permitirá ao aplicativo obter todas as capacidades possíveis através das linguagens da Adobe com o poder de desempenho de um produto de verdade para iPhone OS — incluindo aceleração de hardware. Todavia, como o ambiente de desenvolvimento será o próprio Flash Professional, algumas considerações especiais deverão ser tomadas para o seu uso.

Se não estiver com muita fé nesse anúncio da Adobe, confira esta lista com alguns aplicativos para iPhone OS que foram feitos em Flash e aprovados pela própria Apple na App Store. Se você é desenvolvedor, saiba que a Adobe já conta com um artigo especial que reúne todo o conhecimento básico sobre o assunto, e links para outras páginas na central de desenvolvimento da empresa que já cobrem o lançamento do Flash Professional CS5. Como será que animaçõezinhas numa tela de navegador se comportam perto disso? 😉

[via John Nack on Adobe]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple e FingerTips são destaques no Prêmio INFO 2009

Próx. Post

Powermat lançará recarregador sem fio para gadgets ainda este mês; confira alguns vídeos hilários

Posts Relacionados