Snapchat anuncia Stories Search e World Lens, enquanto Instagram lança categorização de posts salvos

Se você é usuário do Snapchat, provavelmente já reparou no êxodo que a rede social sofreu recentemente. As pessoas estão postando muito menos e alguns influenciadores até já largaram completamente o aplicativo. Paralelamente, o Instagram anunciou há pouco tempo que já tem mais usuários no Stories do que o Snapchat tem no total. Desde seu lançamento, o recurso Stories já causou uma diminuição considerável no crescimento do concorrente.

A estratégia da Snap agora é aumentar o tempo que as pessoas passam no aplicativo, já que crescimento em número de usuários e penetração em outros mercados parece ser mais complicado.

https://www.youtube.com/watch?v=XyqQtm4wETA

Para isso, no fim do mês passado, eles lançaram a função Stories Search, que basicamente permite a pesquisa por snaps pelo mundo todo. Quer saber como está o show de um cantor, a festa de aniversário de um amigo ou ver vídeos de cachorros fofinhos? É só digitar na busca e o aplicativo lhe mostra uma seleção dos melhores resultados. É “um YouTube”, ao vivo, de qualquer parte do mundo.

Vejo bastante potencial na função. Pela primeira vez, teremos acesso aos principais eventos na perspectiva da audiência e não da mídia. O sistema usa inteligência artificial para detectar o texto, o formato das imagens e o som do vídeo, agrupando os resultados categoricamente conforme a semelhança.

A Snap também lançou outra função interessante hoje. Denominada World Lens, ela funciona como as lentes que já estamos acostumados, mas em vez de somente ficar em volta do nosso rosto, é possível aplicá-la a qualquer cenário.

Parece ser bem simples de usar: é só tocar no ambiente que uma série de opções aparecem pra você. É possível movimentar e interagir com as figuras de realidade virtual. A nova função é bem alinhada com a visão da empresa e a insistência do CEO em dizer: “Snap is camera company.”

·   ·   ·

O Instagram, por sua vez, apresentou nesta semana a possibilidade de categorizar os posts salvos, mais ou menos como funciona o Pinterest. Tocando e segurando o botão “Salvar”, surge a possibilidade de adicionar a foto a uma categoria. As fotos salvas ficam disponíveis na aba “Salvo”, no perfil principal e as coleções são privadas (em breve, imagino que haverá possibilidade de torná-las públicas).

Salvando posts em coleções no Instagram

Os novos recursos podem demorar um pouquinho para aparecer porque geralmente a atualização é liberada aos poucos e focada nos Estados Unidos. Mas, em breve, elas estarão disponíveis para uso em todos os smartphones.


Ícone do app Snapchat

Snapchat

de Snap, Inc.

Compatível com iPhones
Versão 10.79.0.70 (192.8 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

Ícone do app Instagram

Instagram

de Instagram, Inc.

Compatível com iPhones
Versão 135.0 (127.8 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

Posts relacionados

Comentários