Microsoft lança versão prévia do To-Do, sucessor do Wunderlist, para iOS e outras plataformas

To-Do, novo app de tarefas da Microsoft

É aquela velha história: uma gigante da tecnologia compra uma startup ou empresa menor, responsável por algum serviço amado por hordas de usuários ao redor do mundo, e, aos poucos, vai sugando toda a vida do software em questão até que, um dia, sem alardes e melancolicamente, anuncia a sua morte. Foi assim com o Sparrow e com o Mailbox — dois exemplos que eu consigo lembrar de cabeça porque fui diretamente afetado. Espero que, desta vez, a Microsoft faça algo diferente.

Digo isto porque a gigante de Redmond está lançando em versão prévia o To-Do, novo serviço de listas de tarefas que, eventualmente, substituirá o Wunderlistcomprado por ela há quase dois anos e com uma base fiel de usuários, incluindo este que vos escreve e toda a equipe do MacMagazine (é por ele que gerenciamos as nossas pautas).

O novo produto, como era de se esperar, é construído com base nas tecnologias do Office e incorpora boa parte dos (belos) paradigmas de interface e funcionamento dos aplicativos da suíte de produtividade da Big M; a Microsoft promete ainda integração com o Outlook e outros apps da família no futuro. Apesar disso, o To-Do não requer uma assinatura do Office 365 — basta uma conta da Microsoft para utilizar o serviço.

O comportamento e os recursos do To-Do lembram bastante os do Wunderlist, mas com uma interface mais agradável. É possível criar listas de tarefas, configurar lembretes, datas-limite e adicionar notas a uma tarefa específica, além de atribuir cores e outros fatores de diferenciação para organizar seus afazeres. Um recurso interessante, que não existe no Wunderlist, é o painel “My Day” (Meu Dia), que — evidentemente — mostra todas as tarefas que devem ser completadas naquele dia.

Apesar disso, o novo serviço ainda não traz alguns recursos-chave oferecidos pelo app que pretende substituir. Ainda não é possível no To-Do, por exemplo, adicionar anexos às tarefas ou criar subtarefas, mas estes devem ser recursos que serão adicionados com o tempo. Aliás, é bom deixar claro, que, por enquanto, o Wunderlist continua existindo: segundo a Microsoft, o serviço só será descontinuado quando ela estiver “confiante que o novo app tenha incorporado o melhor do Wunderlist”.

O To-Do está disponível em versão prévia (em outras palavras, um beta público) para iPhone, Android, Windows 10 e também na web. Deverão vir em breve também aplicativos para Mac e tablets, como o iPad.


Ícone do app Microsoft To-Do

Microsoft To-Do

de Microsoft Corporation

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.61 (83 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Testou? Deixe sua opinião logo abaixo.

[via The Verge]

Posts relacionados

Comentários

18 comments

  1. “Um recurso interessante, que não existe no Wunderlist, é o painel “My Day” (Meu Dia), que — evidentemente — mostra todas as tarefas que devem ser completadas naquele dia.”

    O Wunderlist tem uma lista inteligente chamada “Hoje” que mostra tudo que deve ser concluído naquele dia, ou que já deveria ter sido concluído antes.

    https://uploads.disquscdn.com/images/e2c2dc6240b13623c46cc635fd8ef812e78ba19dfcbd02eaeaee12da83294b1c.png

  2. Com certeza, o serviço é incrível, uso pra várias coisas tanto pessoal como trabalho.

    Dessa vez até estou mais otimista, o To-Do parece mesmo uma continuação/evolução do Wunderlist, provavelmente é a mesma equipe que tá responsável pelo desenvolvimento.

  3. Tem alguma coisa pra hoje nos seus afazeres?
    Comigo ele aparece só quando tem… Depois que faz tudo ele some de novo. Acho até que dá pra configurar isso, pra aparecer quando tiver algo, ou deixar visível sempre.

  4. Além de apps para Mac e iPad, espero que tenha para o Apple Watch também, afinal o app do Wunderlist para o Watch é um dos que mais uso.

  5. Eles melhoraram o “Hoje”.

    Com aquela forma de jogar para hoje o que não conseguiu fazer ontem, ou ainda escolher outras datas.

  6. Oi Adriano, testei o aplicativo da Microsoft e entendi da seguinte forma: o My Day é diferente do Hoje do Wunderlist ou do Todoist no seguinte sentido: o primeiro é um lugar para você colocar as tarefas da sua lista de próximas ações que pretende fazer hoje, escolhidas durante uma rápida revisão matinal do seu sistema de organização; já os dois últimos são listas geradas automaticamente com as tarefas com data para hoje ou vencidas. É como se o My Day fosse “coisas que eu pretendo fazer hoje, mas se não der, tudo bem”, enquanto o Hoje fosse “coisas que eu tenho que fazer hoje senão a vaca vai pro brejo!” 🙂

Deixe uma resposta