O melhor pedaço da Maçã.

iPhone 7 Plus consegue ficar bem à frente do novíssimo Galaxy S8 em comparativo de velocidade

YouTube video

Publicidade

Nós já publicamos dezenas de testes e comparativos de velocidade entre smartphones aqui no MacMagazine. De verdade, eu já perdi a conta. Mas vira e mexe surge um que impressiona.

É verdade que esses testes são bastante subjetivos, já que não há como emularmos de uma única forma como as pessoas utilizam os seus smartphones. Mas, ao menos atualmente, arrisco a dizer que este “formato” de teste que você verá abaixo é que mais se encaixa para esta árdua tarefa. Dito isso, vamos a ele:

YouTube video

Publicidade

No vídeo, vemos um comparativo “completo” entre os seguintes aparelhos: Samsung Galaxy S8, iPhone 7 Plus, LG G6, Google Pixel e OnePlus 3T. E eu não estou mentindo quando digo que o mais velho deles — sim, todos esses aparelhos com Android foram lançados depois do iPhone 7 — é, de longe, o que tem o melhor desempenho!

O primeiro teste envolve abrir/carregar/executar, um por um, diversos aplicativos (entre eles apps de rede social, editores de imagens e vídeos, jogos, entre outros); ao completar “uma volta”, o teste é refeito para ver como os aparelhos lidam com o armazenamento dos apps/jogos na RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório..

Resultado: o iPhone 7 Plus terminou a primeira volta em 2’44” e a segunda em apenas 0’33”! Comparativamente, o segundo colocado no teste (o Galaxy S8) terminou a primeira volta em 5’36”! Já o Google Pixel foi o último, terminando a primeira volta em 6’34” — além disso, foi o que mais demorou para completar a segunda volta (2’15”).

Publicidade

O segundo teste realizado comparou o tempo de inicialização dos aparelhos; neste o iPhone 7 Plus foi novamente o primeiro, ficando ligeiramente à frente do S8; o Google Pixel, de novo, foi o último.

O iPhone 7 Plus também foi o primeiro a carregar/renderizar uma imagem com resolução 8K e a abrir por completo o jogo Asphalt 8: Airbone. O único teste no qual ele não ficou em primeiro — ocupando a segunda posição — foi no carregamento do jogo Grand Theft Auto: San Andreas.

No comparativo de números, capturados pelo app Geekbench 4, o iPhone não só terminou primeiro como mostrou a força da Apple no desenvolvimento de seus próprios chips. No modo single-core, o processador A10 Fusion esmagou a concorrência (Snapdragon 835 e 821) ao conseguir uma pontuação de 3.538, enquanto os outros ficaram na casa dos 1.800/1.900; já no multi-core, o Galaxy S8 conseguiu incríveis 6.202, enquanto o iPhone 7 Plus ficou bem próximo com 5.954.

No teste de GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico., o iPhone também fez bonito e marcou 175.606 pontos, contra 165.521 do S8.

No geral, como podemos ver — mesmo com especificações mais modestas que alguns de seus concorrentes —, o iPhone 7 Plus realiza todas as tarefas com louvor. Eu particularmente fico impressionado como um aparelho lançado em setembro de 2016 consegue ficar assim, tão à frente de um topo-de-linha lançado há algumas semanas.

Publicidade

E levando em consideração que a Apple muito em breve passará a criar também os seus chips gráficos para iPads e iPhones, a tendência é que ela continue controlando cada vez mais todo o seu hardware e software, criando uma sinergia raramente encontrada em dispositvos concorrentes.

[via Daring Fireball]

Notas de rodapé

  • 1
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tópicos do MM Fórum: IRPF 2017, iPhone 5s vs. 6 ou SE, Mac para universitários e mais!

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 16 a 23 de abril

Posts Relacionados