Prizmo Go é um aplicativo de captura instantânea de texto com foco em simplicidade e acessibilidade

Talvez você não saiba o que significa a sigla OCR, mas certamente já ouviu falar da sua funcionalidade aparentemente mágica: abreviação de Optical Character Recognition (Reconhecimento Ótico de Caracteres), ela faz com que câmeras reconheçam texto em papéis e materiais impressos, bem como elementos “da vida real” em geral.

Algumas opções de aplicativos de OCR já existem na App Store há um bom tempo, mas provavelmente muito poucos contam com a simplicidade e os recursos deste que falaremos agora: o Prizmo Go, da desenvolvedora Creaceed.


Ícone do app Prizmo Go › Text Grabber

Prizmo Go › Text Grabber

de Creaceed SPRL

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 3.0 (30.7 MB)
Requer o iOS 12.2 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app Prizmo Go › Text GrabberScreenshot do app Prizmo Go › Text GrabberScreenshot do app Prizmo Go › Text GrabberScreenshot do app Prizmo Go › Text GrabberScreenshot do app Prizmo Go › Text GrabberScreenshot do app Prizmo Go › Text GrabberScreenshot do app Prizmo Go › Text Grabber

O funcionamento do app já começa simples na sua tela inicial: ao abrir o Prizmo Go, já nos deparamos com uma tela de câmera que reconhece automaticamente quando está focando em textos e, ao fazê-lo, destaca o conteúdo que está sendo capturado com uma linha azul — desta forma, é possível ajustar o ângulo e a distância da câmera para pegar todo o texto de uma página, por exemplo.

Uma vez capturada a página, é possível selecionar partes do texto diretamente pela imagem salva e editá-las imediatamente, para corrigir quaisquer possíveis erros de reconhecimento ou simplesmente mudar uma parte indesejada do conteúdo. Além disso, o Prizmo Go detecta automaticamente informações especiais no corpo do texto, como códigos QR, endereços, emails, URLs ou números de telefone — um recurso para lá de útil aos quem tem o hábito, por exemplo, de fotografar cartões de visita.

Outro aspecto deveras interessante do Prizmo Go é o foco absoluto na acessibilidade, para que usuários com deficiências visuais possam realizar todas as suas operações e ler textos impressos sem estresse. O aplicativo tem suporte extensivo à tecnologia VoiceOver do iOS e ainda traz alguns outros recursos de auxílio, como correção automática de ângulo e leitura automática do texto após a captura.

O aplicativo suporta 10 idiomas no seu reconhecimento local de caracteres, incluindo o inglês e o português; ainda há um reconhecimento via nuvem — que exige conexão à internet — que suporta 22 línguas. Ambas reconhecem automaticamente o idioma detectado.

O Prizmo Go está disponível gratuitamente na App Store, mas apenas em versão trial: para desbloquear a funcionalidade completa do aplicativo, é necessário realizar uma In-App Purchase de US$5 — lembrando que o reconhecimento via nuvem é operado por meio de créditos, e um pacote de 100 capturas, por exemplo, custa US$1. Vale a pena conferir!

Posts relacionados

Comentários