Investimentos da Apple em P&D chegaram a US$2,8 bilhões no segundo trimestre fiscal de 2017

Pesquisa e desenvolvimento

De acordo com documentos enviados à Securities and Exchange Commission (SEC), a Apple gastou um total de US$2,8 bilhões em pesquisa e desenvolvimento (P&D) apenas no seu segundo trimestre fiscal de 2017. Esse número representa basicamente 5% das vendas líquidas trimestrais da empresa.

Ao compararmos esses gastos com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de US$266 milhões. Além disso, somando com o primeiro trimestre fiscal deste ano (ou seja, um período de seis meses), os gastos em P&D da Apple já chegaram a quase US$5,7 bilhões.

Apesar de a empresa não ter relacionado essas despesas a nada especificamente, no passado o diretor financeiro (CFO) Luca Maestri já revelou que os grandes investimentos em P&D muito têm a ver com o crescimento do portfólio de produtos da Maçã; além disso, também há as constantes contratações, entre outras coisas.

Ainda que muito do crescimento ano a ano possa ser devido à manutenção de linhas de produtos já existentes, muito desses bilhões tem foco no desenvolvimento de novos produtos, o que nos dá uma ponta de esperança em vermos coisas realmente novas pintando ainda este ano, seja em hardware ou em software.

Para citar alguns exemplos, além de os produtos que já conhecemos e que provavelmente receberão atualizações (iPhones, Watches, Macs, etc.), diversos rumores aparecem constantemente em relação às novas iniciativas da Apple, tal como o sistema para carros autônomos (ou um veículo em si, no futuro), os novos produtos ou softwares ligados à realidade aumentada, o tal dispositivo concorrente do Amazon Echo e as muitas soluções de saúde que a empresa vêm experimentando e implementando há um tempo.

Também é bom lembrarmos que há vários centros de P&D sendo construídos ou planejados em diversas localidades do mundo inteiro — incluindo no Apple Park —, como no Japão, um segundo na China, outro na Indonésia, e mais. Isso significa que, provavelmente, os gastos nessa área não pararão por aqui; vão é crescer cada vez mais.

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários