Apple Watch consegue detectar anormalidades cardíacas com 97% de precisão

O Apple Watch é um ótimo gadget para monitorar alguns aspectos de nossa saúde e condição física — este é, aliás, o principal argumento de venda do produto. Mas quando as coisas não estão tão bem com o usuário e seus batimentos cardíacos estão descompassados, será que o Watch pode ajudar?

Nós já sabemos que o medidor de frequência cardíaca do relógio da Apple é confiável, uma vez que testes demonstraram a sua fidelidade quando comparado a um aparelho de medição profissional. Desta vez, um novo estudo mostrou que o Watch tem 97% de precisão ao detectar anormalidades nos batimentos cardíacos de um usuário.

O estudo foi conduzido pela Universidade da Califórnia, em San Francisco, juntamente à equipe por trás do aplicativo Cardiogam. Através do app para Apple Watch, foram recrutados 6.158 participantes que, em sua maioria, obtiveram resultados de batimentos regulares, normais; já 200 deles sofriam de “fibrilação atrial paroxística”, um batimento cardíaco anormal.

Cardiogram estudo Apple Watch

A partir dos dados dos participantes e de informações retiradas dos usuários do Cardiogram, eles conseguiram criar uma “rede neural” que pudesse reconhecer os batimentos cardíacos descompassados, anormais, somente com os dados coletados pelo Apple Watch.

A Cardiogram, que é uma startup, conseguiu arrecadar cerca de US$2 milhões no ano passado para este estudo e, agora, os responsáveis afirmam que o seu algoritmo quase sempre pode determinar com sucesso quando um paciente está em fibrilação atrial.

O app já consegue detectar quando um usuário está prestes a sofrer um acidente vascular cerebral, já que muitas vezes apresentam um ritmo cardíaco anormal. Ainda assim, o trabalho continuará para refinar cada vez mais a detecção de diversas anormalidades cardíacas para, só então, disponibilizarem aos usuários do app notificações sobre arritmias.

Caso você queira testá-lo, o aplicativo está disponível gratuitamente na App Store.


Ícone do app Cardiogram - Heart Health

Cardiogram - Heart Health

de Cardiogram, Inc.

Compatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 3.1.0 (80.1 MB)
Requer o iOS 9.3 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

[via TechCrunch]

Posts relacionados

Comentários