O melhor pedaço da Maçã.

★ Um substituto à altura do iPhone 5s

O que vai substituir, em 2017, o velho e minúsculo iPhone 5s? É simples


A minha resposta inicial era óbvia: o iPhone 7 Plus. Por quê? Muito simples. Ele tem mais recursos, tem tudo o que a Apple pode colocar em um telefone, é o mais recente e o melhor (tem a melhor bateria da Apple, câmera dupla e assim por diante…). E também porque, para mim, ele deve ser pensado como um telefone para longo prazo (dois, talvez até três anos).

Publicidade

AleRabat.com

O iPhone 7 foi eliminado por não ter tantos recursos como o 7 Plus, além de não ser tão acessível à mão como o meu 5s. Logo me acostumei com essa decisão, aceitei e estava decido a fazer a compra, no dia seguinte.

Fiz o login na página da loja, olhei a oferta, verifiquei as minhas necessidades e comprei o… iPhone SE!

Sim, este bebê. Esta miniatura de 4 polegadas no mundo dos smartphones de 5 ou mais polegadas. Este pequeno brinquedo — em um momento em que o Galaxy S8 é considerado o telefone mais útil —, quase idêntico ao meu telefone anterior. Sem os parâmetros técnicos, em grande parte, que foram trazidos na décima geração, e sim na anterior (iPhone 6s). E, no entanto, quando eu descobri o iPhone SE, vi que era o que eu queria.

Publicidade

O iPhone SE era exatamente o telefone que eu precisava. Não é difícil adivinhar qual foi o fator-chave que determinou e decidiu a minha escolha: eu estou falando do tamanho.

Eu amava o iPhone 5s por duas coisas. Apesar da sua aparência caricatural hoje em dia (principalmente pelas margens acima e abaixo do visor), é um belo telefone — na minha opinião, o último da Apple que realmente me cativou por conta da aparência. Além disso, na maior parte do tempo, quando ele estava comigo, eu não tinha ideia de que… estava comigo. Eu o deixava no bolso da calça e ele desaparecia (não causa a impressão de que você estava carregando um tijolo); colocava no bolso da jaqueta e me esquecia completamente da sua existência; quando saía para correr, ele não restringia os movimentos; no carro, encaixava em todos os porta-luvas.

iPhone SE

Mas, embora eu não sentisse que o tinha, estava ciente de que a qualquer momento eu poderia usá-lo confortavelmente para tudo, desde pesquisas na internet até fotos.

Depois de usar, ele desaparecia novamente

Em uma fração de segundos, estava de volta ao meu bolso. O mundo virtual desaparece diante dos meus olhos e a realidade retorna. Me esqueço completamente de que tenho um telefone quando não preciso dele e sei que eu não tenho que tirar tudo da bolsa, por exemplo, para tirar o máximo de proveito dele.

Publicidade

E, por um momento, quando estava planejando a compra do 7 Plus, me esqueci do conforto que um pequeno telefone me dá.

Não, eu não uso o telefone só para fazer chamadas

Muito pelo contrário. Eu uso ele principalmente para entrar navegar na internet, para o WhatsApp, para planejar as minhas saídas e assim por diante. Quando eu preciso trabalhar, me sento à frente de um computador. Quando eu quero ficar mais tempo na internet, ou assistir a um filme, me sento no sofá com o iPad ou assisto tudo pela TV.

Publicidade

Simples, confortável, em grande parte sem compromisso. Eu não gostaria de passar o meu dia com um ótimo telefone, mas que ao mesmo tempo, exigisse o uso das minhas duas mãos. Para assistir a vídeos, eu não gostaria de uma tela pequena. Acredito que dois são sempre melhores do que um. E eles compartilham de algo em comum. Tanto o iPhone SE quanto o iPad podem ser guardados — o iPhone no bolso e o iPad na mochila, sem que as suas presenças sejam percebidas.

Não é só tamanho, mas sim uma questão de economia

Isso é o que eu gostava no 5s. Mas e o que eu não gostava? Principalmente de duas coisas: a câmera e a bateria. Ambas são “perfeitas” no 7 Plus, mas também mostram a suas forças no SE. Ainda que não sejam tão boas como no Plus, tudo é uma questão de cálculo…

O preço de um SE novinho em folha, especialmente do modelo mais barato, que me interessa, ou seja (a versão de 32GB), é honestamente bom — pelo menos para um produto da Apple. Sim, claro que você pode comprar um monte de telefones por esse preço, talvez ainda melhores em termos de desempenho. Mas qual deles será o mais confortável durante o uso diário?

iPhone SE

Ainda mais agora que estamos aguardando o “iPhone 8”, que promete ser revolucionário — pelo menos no mundo da Apple. E é exatamente por isso que o iPhone SE parece ser uma boia salva-vidas caso o 8 realmente seja revolucionário, já que eu não vou me sentir frustrado por ter pago muito no 7 Plus, nem enganado por achar que comprei um telefone que vai durar para sempre. Isso sem falar nos custos com acessórios — no caso do SE, eu mantive tudo o que tinha para o 5s e outros acessórios são consideravelmente mais baratos, considerando que o 7 Plus é visto como novidade (dessa maneira o preço de tudo para ele é mais caro).

Então como é o iPhone SE?

Perfeito para mim. O iPhone SE é ultra-rápido, tira fotos muito boas (não são excelentes, mas muito boas), funciona o dia inteiro com uma única carga e mantém tudo o que eu mais gostava do 5s. O único inconveniente? A total falta de empolgação com o novo telefone. O iPhone SE é o mesmo em termos de aparência do seu antecessor, as suas características são idênticas. Com o diferencial de que tudo o que ele fazia bem, agora faz ainda melhor.

·   ·   ·

Deseja encontrar um iPhone SE por um bom preço? O pessoal da AleRabat.com oferece centenas de cupons de descontos das melhores lojas. Entre lá e dê uma olhada na oferta deles para iPhones 7 e SE, pelos melhores preços!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple anuncia investimento de US$200 milhões na Corning, famosa fabricante de vidros

Próx. Post

Apple Watch consegue detectar anormalidades cardíacas com 97% de precisão

Posts Relacionados