O melhor pedaço da Maçã.

De novo! Executivo da Microsoft desdenha da Siri, dizendo que recurso já existe no Windows Phone [atualizado]

Siri em iPhones 4S

Desdenhar da concorrência não é algo incomum, mas tem gente que perde a oportunidade de ficar calado. Foi o que aconteceu com Craig Mundie, chefe de pesquisa e estratégia da Microsoft — que acaba de se juntar a Andy Rubin e a Andy Lees na lista de executivos que fizeram pouco da Siri.

Publicidade

Em uma recente entrevista concedida à Forbes — durante a conferência Techonomy —, Mundie teceu comentários sobre as compras de fim de ano e sobre o Kinect.

YouTube video

Questionado sobre a Siri, um dos principais recursos do novo smartphone da Maçã, Mundie disse que a Apple fez um ótimo marketing em cima do recurso, afirmando não estar impressionado com a nova assistente virtual do iPhone 4S, especialmente se comparado-a com o que o Windows Phone oferece.

Publicidade

De acordo com ele, o novo sistema operacional móvel da Microsoft oferece recurso similar desde seu lançamento, há um ano. “Pelo menos no quesito capacidade tecnológica, podemos dizer que a gigante de Redmond tem um recurso semelhante [no Windows Phone] há mais de um ano. Fãs da Siri poderiam argumentar, mas é impossível negar que o Windows Phone, no mínimo, teve a ideia primeiro.” O executivo continua dizendo que, apesar disso, a Siri tem seu valor na plataforma iOS, mas que a Apple a “forçou” para afastar uma possível decepção com o iPhone 4S, que não trouxe muitas novidades.

Siri em iPhones 4S

Mais uma vez, parece que a concorrência não entende a Apple. Não importa se o reconhecimento de voz veio primeiro no Windows Phone ou no Android. O que importa é que a Apple pegou uma tecnologia que estava jogada às traças, retrabalhou-a e a lançou de uma forma simples e intuitiva, fazendo com que milhões de pessoas conhecessem algo que já existia, mas que até então estava “escondido”.

Publicidade

Mais uma vez: a Apple não inventou o MP3 player, não inventou o mercado de música, não inventou a tela sensível ao toque, muito menos o mercado de varejo. Ela simplesmente olhou para essas coisas, enxergou uma oportunidade (“isso pode ser melhorado”), estudou, pesquisou e lançou seus produtos/serviços — que, em grande maioria, são os melhores da categoria, afinal, ela sempre entra pra ganhar.

A Apple não faz questão de gritar “FIRST!” como algumas gostam, e, mesmo não sendo a primeira, é a empresa mais “copiada” do mercado tecnológico.

Voltando ao assunto central deste artigo:

Comando de voz no Windows Phone

YouTube video

Comando de voz no iPhone 4S

YouTube video

Publicidade

Sério mesmo que Mundie acha que o recurso do Windows Phone é igual à Siri? Como disse Jean-Louis Gassée: “Se for verdade: nós somos imbecis. Se for mentira: nós somos imbecis.”

[blackbirdpie id=”139458990731046914″]

Ou, se preferir, podemos parafrasear Mark Zuckerberg o personagem de Jesse Eisenberg no filme “The Social Network”: “Se você tivesse inventado o Facebook, você teria inventado o Facebook.” Troque Facebook por Siri, e a resposta para Mundie está dada. 😛

[via TNW, Daring Fireball, parislemon]

Atualização, por Rafael Fischmann

É a mesma coisa, né Microsoft? Vejamos:

YouTube video

Sem comentários. 😉

[via techAU]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo cabo permite que usuários transfiram fotos de iPhones/iPods para iPads

Próx. Post

Novo jogo permite que você brinque de fazer embaixadinhas no iPhone/iPod touch

Posts Relacionados