O melhor pedaço da Maçã.

O iPad como ferramenta a favor da aprendizagem

Tim Cook com crianças em escola usando o Swift Playgrounds num iPad

por Leoni Pereira

Publicidade

A tecnologia está cada vez mais presente em tudo o que fazemos. Desde quando acordamos, para desligar o despertador do celular, quando vamos ao banco ou a uma consulta médica e em outros cenários do cotidiano. Com a educação não é diferente! Presenciamos um número cada vez maior de crianças e jovens em idade escolar que são hiperconectados e possuem acesso a diferentes tipos de tecnologia e dispositivos.

Seguindo essa tendência e fazendo uma conexão com o mundo real dos seus estudantes, instituições de ensino no mundo todo têm investido em soluções tecnológicas, o que inclui o uso de dispositivos móveis. Entre esses dispositivos adquiridos, está o iPad. Mas por que o iPad e não outro dispositivo, já que existe uma gama enorme de tablets disponíveis no mercado?

É possível mencionar alguns fatores que justificam isso, sem desconsiderar os outros modelos e as marcas de tablets. Para quem é usuário dos dispositivos Apple, neste caso o iPad, sabe que ele oferece uma experiência personalizada para seus usuários. Você inclusive já deve ter ouvido alguém dizer: “O iPad é algo fantástico!” Sim, deveras ele é. A cada recurso descoberto ou explorado no iPad faz o momento parecer único e mágico.

Publicidade

Aplicando isso para o campo da educação, o iPad pode ser enxergado como ferramenta ou meio, para propiciar o intercâmbio de experiências entre professores e estudantes, tornando significativo o processo ensino-aprendizagem. Professores conseguem pensar em novas estratégias e modelos para suas aulas, tornando-as mais interativas com o uso do iPad. Aulas que integram tecnologia podem ser mais interessantes para os alunos, se sentindo mais motivados a participar na construção do conhecimento, à medida em que interagem com o professor e desenvolvem algumas habilidades como colaboração, criatividade, pensamento crítico, autonomia e protagonismo.

A cada recurso descoberto ou explorado no iPad faz o momento parecer único e mágico.

E o que dizer dos aplicativos disponíveis para o iPad? A App Store é um mundo a ser explorado. São milhões de aplicativos que nos ajudam a fazer quase tudo, como, por exemplo, organizar eventos, cuidar da saúde, reservar hotéis para uma viagem, pedir comida, etc. Interessante notar também que existem uma infinidade de aplicativos educacionais que estão à disposição de estudantes e professores. São aplicativos que servem como quadro branco, outros para organizar a rotina de estudos, bem como aplicativos de realidade aumentada, aplicativos que nos ajudam a entender conceitos matemáticos ou de localização geográfica, construir narrativas digitais, produzir livros e muito mais. Não podemos esquecer também dos apps inclusos no pacote iWork, desenvolvidos pela própria Apple, que nos ajudam a criar textos mais visuais e elaborados (Pages), criar apresentações impactantes (Keynote), montar gráficos incríveis (Numbers) ou criar o próprio filme (iMovie). Quando os professores possuem uma intencionalidade pedagógica no uso dos aplicativos e os integram como parte do seu planejamento, as atividades se tornam mais prazeirosas e significativas.

Publicidade

Além disso, observamos ainda que existe uma preocupação cada vez maior na produção de conteúdo educacional disponível para o iPad, tanto no que diz respeito a aplicativos bem como a livros, como é o exemplo dos iBooks, produzidos por educadores, instituições educacionais e pessoas em geral, que aliam conteúdo a materiais multimídia e tornam a leitura e os estudos mais atrativos. São conteúdos para estudantes de diferentes idiomas, níveis e idades — e o melhor: alguns são oferecidos gratuitamente.

App Sala de Aula (Classroom) em iPads

Para os professores também não é diferente. Por exemplo, há pouco mais de um ano, a Apple lançou o app Sala de Aula, um aplicativo para iPad destinado a professores que. vinculado a uma solução de MDM, os ajudam a gerenciarem os iPads durante uma aula e a orientar a aprendizagem dos estudantes, de forma individual ou coletiva. Também existem alguns programas que incentivam os docentes a conhecerem ou a aperfeiçoarem seus conhecimentos sobre o ecossistema Apple.

Em outras palavras, o iPad pode ser utilizado como ferramenta a favor das instituições de ensino, professores, alunos e todos aqueles que participam de forma ativa da comunidade de aprendizagem, modificando sua realidade e até mesmo trazendo avanços para o processo educativo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo vídeo é mais um a nos dar visões noturnas lindíssimas do Apple Park [atualizado 2x: mais dois]

Próx. Post

Tópicos do MM Fórum: plano da NET, manchas no iPhone 7, soluções para kernel panic e mais!

Posts Relacionados