MacBooks Air/Pro de 2011 e iPhones 3GS estão entrando na lista de clássicos/obsoletos da Apple

Há algumas semanas, noticiamos que alguns produtos — entre eles, o último MacBook branco (de policarbonato) — estavam entrando na lista de clássicos/obsoletos da Apple. Ontem, ela anunciou que mais alguns irão nesse mesmo caminho a partir de 30 de junho.

Desta vez, entram na lista os MacBooks Air de 11 e 13 polegadas de meados de 2011, os MacBooks Pro de 13, 15 e 17 polegadas do fim de 2011, o MacBook Pro de 17 polegadas de meados de 2009, o AirPort Express 802.11n (de primeira geração) e os iPhones 3GS de 16GB e 32GB.

Em alguns países, a Apple classifica produtos como clássicos (vintage); em outros, como obsoletos (obsolete). A depender das respectivas leis locais, isso pode acontecer cinco ou sete anos após a descontinuação do produto, mas na prática o resultado é o mesmo: encerramento total de suporte técnico.

A Apple possui um artigo de suporte no qual lista todos os produtos que já encontram-se nessa lista.

via 9to5Mac

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

34 comments

  1. O Air mid/11 ganhava de longe de qualquer notebook que já tive, está com uma amiga até hoje e ela também o aha perfeito.

  2. A obsolescência dos produtos Apple é tão acelerada que eu duvido que as pessoas sejam afetadas pelo encerramento do suporte.

  3. 6 anos de uso de um computador é muito pouco para máquinas que já tem 10 anos de uso. E os MacPro de 2009, 2010 que já foram descontinuados?

  4. Meu primeiro Macbook Pro 2011, já ficou obsoleto kk, me atende muito bem, ainda mais com upgrade de memória e ssd, vou ficar com ele até pifar porque não tenho dinheiro pra comprar outro.

  5. Os aparelhos Apple duram mais, isto é verdade, mas 5 e 7 anos não é pouco não. Tem fabricantes que em 3 anos ja não tem mais peças para reparo.

  6. Então no final deste ano, meu Macbook Retina Late-2012 se torna obsoleto?! Achei que teria gás para mais uns 2 ou 3 anos, está tudo funcionando 100%, só precisei trocar a bateria…

  7. Só pra eu entender. Isso quer dizer que esses aparelhos não terão mais atualizações? Eu tenho um MacBook Air de 11″ de meados de 2011. Nunca mais vou poder atualizar para a última versão? 🙁

  8. acredito que ainda não… talvez ano que vem sim, mas ainda está rolando o recall de cabos flex para o HD que começou a dar problemas nos MBP late 2012 em 2016.

  9. Chegou minha vez ;/ kkkkkk Air 13″ mid 11. Só a bateria tá f*****.
    Melhor compra que já fiz. Meus notebooks (acer,hp) costumavam ser úteis por no máximo 3-4 anos totalmente travados etc.
    6 anos com meu MacBook e estou totalmente satisfeito. ( só com a bateria que não, que é muito cara pra trocar, mas isso já era de se esperar).
    Ainda deve durar uns 2 anos até começar a dar sinais de perda de desempenho.

  10. Sim, acelerada. O lançamento de sistemas operacionais a todo momento, somada à impossibilidade de voltar atrás (no caso dos iOS), somada à quantidade de programas que exigem o sistema mais novo, tornam os produtos da Apple obsoletos muito antes do fabricante decretar sua obsolescência.
    O ultimo iTunes, por exemplo, exige Windows 7 ou posterior. Este sistema foi lançado em 2009.
    A mesma versão do iTunes exige o OS X 10.10, lançado em 2015.

    Portanto, não entendi os potássios no final da sua mensagem. :/

  11. Você tem razão. Cinco e sete anos não é pouco.
    Mas os outros equipamentos não exigem peças proprietárias, logo, a possibilidade de reparos independe da vontade do fabricante.

    Mas não é disso que eu falo, eu falo que os equipamentos Apple já se tornaram obsoletos muito antes da Apple decretar.

  12. Colega, voce poderia citar, por favor, exemplos de smartphones fabricados no mesmo ano que o iPhone 3GS, de outras fabricantes, que continuam com suporte até hoje? Só para eu entender a sua lógica.

  13. Minha lógica foi explicada acima.
    Não vou levar essa discussão adiante, camarada.
    Se não concorda, tudo bem. Concordaremos em discordar.

  14. Pessoal que tem MacBook Air 2014. Sou amigo do dono da autorizada Apple na minha cidade. E ele me ligou essa semana pedindo para eu levar meu Air lá, pois saiu um comunicado de troca do cooler dos Air 2014. Levei lá e ele trocou para mim. Ele disse que ainda não saiu o comunicado no site. Mas como eles receberam isso essa semana agora, com certeza nas próximas semanas deve sair o comunicado geral.
    Abs a todos

  15. Na verdade o iTunes requer o 10.9 lançado em 2013.
    Então lá se vão 4 anos.

    Mas você precisa levar em conta que, por exemplo, o iMac de 2007 pode receber até o Mac OS 10.11. Então, pode-se dizer que ele ficou atual por quase 10 anos, e ainda se pode instalar a grande maioria dos Apps nele.

  16. Minha bateria também foi pro saco. Mas está 100% funcional. Tem q durar muito aqui também do jeito q os preços dispararam.

  17. seguindo a mesma lógica, um computador não durar 6 anos tbm tem tudo a ver né? Aqui em casa tem um que tá durando 10 anos e quem disse que ele quer dar problema… tudo a ver com obsolência programada! parabéns!

  18. E olha que o meu 3Gs ainda funciona, só troquei ele anos atrás por causa que estava impossível nos últimos updates do iOs.

Deixe uma resposta