Cinco anos após aquisição, Google abandona o pacote de plugins Nik Collection

O Google parece estar brincando com as emoções de profissionais (ou até mesmo dos amadores) da área de imagens e fotografias. Isto porque, em 2012, adquiriu a Nik Software, empresa responsável pela Nik Collection (que são diversos plugins de edição de imagem para apps como Photoshop, Lightroom e Aperture).

Até então, o preço do pacote era US$500 e, em 2013, o Google fez a cortesia de baixá-lo para US$150. Três anos depois, os entusiastas vibraram ao saber que a gigante de Mountain View havia tornado o download de todo o pacote gratuito. Entretanto, ao contrário do que pensávamos, esses acontecimentos não mostraram a ascensão da Nik Collection, mas sim a sua queda.

De acordo com o site PetaPixel, o Google está abandonando a coleção a partir de agora. Um banner na própria página da Nik Collection (na versão em inglês) tem os dizeres:

Nós não temos planos de atualizar a coleção ou adicionar novos recursos ao longo do tempo.

Aviso no site da Nik Collection

Ao que parece, o download gratuito permanecerá na página e os usuários — tanto os antigos quanto quem quiser baixar agora — poderão continuar utilizando todos os plugins. Todavia, o Google poderá não oferecer mais suporte e, com o tempo, o pacote se tornará totalmente defasado por falta de atualizações.

R.I.P.

via TechCrunch

Posts relacionados

Comentários