Não tem jeito: a Apple pode dedicar quanto tempo for das keynotes de suas WWDCs para falar de novidades dos sistemas operacionais, mas simplesmente não há tempo hábil para tratar de tudo. Aliás, algumas coisas realmente são detalhes e não merecem ser mencionadas num lançamento oficial assim.
Mas, como em todos os anos passados, nós estamos aqui para cobrir essa lacuna e estamos iniciando neste post nossas levas de screenshots dos SOs da Apple — começando pelo iOS 11. Acompanhe as novidades conosco e segure a sua ansiedade até a chegada oficial dele!
Tela bloqueada com o “novo” widget para controle multimídia. Observem também, no canto superior esquerdo, que a Apple voltou a usar barrinhas em vez de bolinhas para o sinal celular. (Imagem: Lucas Leite)Tela inicial mostrando o novo ícone tosco da Calculadora e o app Files devidamente traduzido como Arquivos. No Dock agora só temos os ícones de apps, sem seus respectivos nomes abaixo. (Imagem: Bruno Nascimento)Eis o app Arquivos rodando no iPhone — alguns, pela keynote, acharam que ele seria só para iPad. (Imagem: ViD)A interface do app Calculadora também está de acordo com o seu ícone tosco. Por que, Apple?! (Imagem: ViD)Interface tosca da Calculadora em modo paisagem. (Imagem: Marcelo Melo)A nova Central de Controle. Usando o 3D Touch nessas diversas áreas, acessamos mais funções — à direita, temos uma seção de controles wireless. E, vejam só, está ali finalmente a opção de Dados Celulares! (Imagens: Lucas Leite)Será possível, finalmente, personalizar toda a Central de Controle. (Imagem: Marcelo Melo)Exemplo de uma Central de Controle lotada de coisas. (Imagem: Marcelo Melo)A nova Central de Controle tem até mesmo — aleluia! — um recurso para filmar a tela nativamente. (Imagem: Marcelo Melo)Novos efeitos de envio de mensagens. (Imagens: Marcelo Melo)O ícone da iTunes Store agora é uma estrela. (Imagem: Marcelo Melo)Nova interface da App Store mostrando a aba “Atualizações”. (Imagem: Bruno Nascimento)Interface do discador do Telefone ligeiramente modificada, com números mais negritos. (Imagem: Bruno Nascimento)Interface do Mail ligeiramente modificada com título negrito à la Apple Music. (Imagem: Bruno Nascimento)Igualmente, interface do app Wallet atualizada. (Imagem: ViD)Interface do app Podcasts também ligeiramente alterada. (Imagem: Bruno Nascimento)Novo recurso permitirá que usuários descubram novas músicas no Apple Music a partir do que seus amigos/parentes estão ouvindo. (Imagens: ViD)Ativando a chavinha “Escanear Códigos QR”, basta apontar a câmera do iPhone para qualquer código que ele faz a leitura automaticamente. Não será preciso mais nenhum app externo. (Imagem: ViD)
Un QR Code est automatiquement reconnu par l’application Appareil photo dans iOS 11 : pic.twitter.com/sFqQ5Gqf9Y
Selecionando efeitos para Live Photos. (Imagem: Marcelo Melo)Editando uma screenshot. (Imagem: Marcelo Melo)Nova interface para reprodução de vídeos de dentro do Safari. (Imagem: Marcelo Melo)Novos modos de teclado espremidos para os cantos, facilitando a digitação com uma mão só. (Imagens: Marcelo Melo)Novas opções “Escanear Documentos” e “Adicionar Desenho” no app Notas. (Imagem: ViD)Mudanças visuais na apresentação de dados pelo app Saúde (Health). (Imagens: ViD)Recomendações para reduzir o espaço ocupado no aparelho, inclusive com uma nova opção para desinstalar apps pouco usados sem perder documentos/dados deles. (Imagem: ViD)A Siri em português agora também terá uma opção de voz masculina. (Imagem: ViD)Novo ícone da Siri. (Imagem: Marcelo Melo)Ativando o “Digitar para a Siri” dentro de Acessibilidade. (Imagem: Marcelo Melo)Modo de uso da Siri em texto. (Imagem: ViD)Recurso de tradução de idiomas da Siri, que inicialmente não funcionará em português. (Imagem: Marcelo Melo)Ativando o novo sistema Mensagens no iCloud. (Imagem: ViD)Busca mescla com a Siri nos Ajustes, nova área “Emergency SOS”. (Imagem: Marcelo Melo)Novo modo “Inversão Inteligente” de cores, em Acessibilidade, chega perto mas ainda não é um Modo Escuro oficial no iOS. (Imagens: Marcelo Melo)A partir do iOS 11, a autenticação de dois fatores será obrigatória no lugar da antiga verificação em duas etapas. (Imagem: ViD)Tela modificada de “Contas e Senhas” do usuário. (Imagem: Marcelo Melo)Opção “Desligar” dentro de Ajustes » Geral. (Imagem: Bruno Nascimento)
E mais:
Segundo relatos no Reddit, GIFs animados agora são reproduzidos pelo app Fotos.
Mais uma do Reddit: usuários dizem que arquivos de áudio FLAC (lossless) estão sendo reproduzidos na boa de dentro do app Arquivos. Uia!
O Axios noticiou que a Apple removeu, no iOS 11, as integrações de login nativas com o Facebook e o Twitter (além de Flickr e Vimeo). Agora, as redes sociais passam a ser tratadas como qualquer outro app.
Como esperado, o iOS 11 será exclusivamente 64 bits — ele não rodará, portanto, em iPhones 5/5c e iPads de quarta geração. Desta forma, quem tentar abrir um app antigo de 32 bits verá um alerta informando que o desenvolvedor precisa obrigatoriamente atualizá-lo. As páginas deles na App Store também trazem um indicativo logo no topo.