O melhor pedaço da Maçã.

No iOS 11, será possível compartilhar a senha da sua rede Wi-Fi facilmente com amigos (que também estejam no novo sistema)

Tela de compartilhamento do WiFi no iOS 11

Se você tem o hábito de receber amigos e familiares na sua casa, certamente já percebeu que, nesta década, a pergunta “Qual a senha do seu Wi-Fi?” já ultrapassou velhos clássicos como “Me dá um copo d’água?” ou “Onde fica o banheiro?” como a que mais sai da boca das visitas.

Publicidade

O problema é que, se você for como 97% da população, certamente nem se deu ao trabalho de acessar as configurações do roteador para trocar aquela senha de trocentos caracteres que ninguém vai memorizar nem em um milhão de anos. Portanto, cada vez que a ubíqua pergunta sai da boca de alguma visita, você é obrigado a se levantar e dirigir-se ao roteador para verificar a senha e informar ao ansioso requerente. E, como diria Homer Simpson, nada que exija mais que 12 passos vale realmente a pena — mas ser mal-educado não é uma opção naquele momento.

Bom, ergamos as mãos: felizmente, o iOS 11 trará uma solução para este que é um dos maiores problemas da vida em comunidade no século XXI. Se você tem algum dispositivo rodando a mais nova versão do sistema operacional móvel da Apple e a sua visita também está num iGadget com ele, é possível simplesmente compartilhar a senha da sua rede Wi-Fi sem grandes complicações.

Tela de compartilhamento do WiFi no iOS 11

O recurso lembra um pouco a tela de pareamento que surge quando abrimos uma case de AirPods próxima ao iPhone/iPad em questão. Quando o visitante abre a lista de redes e seleciona a da sua casa, a tela pedindo a senha de acesso aparece normalmente, mas um aviso logo abaixo do campo informa que o usuário pode solicitar acesso àquela rede simplesmente aproximando o dispositivo de outro iGadget, ou mesmo um Mac, que esteja desbloqueado e já conectado a essa mesma rede Wi-Fi.

Tela de compartilhamento do WiFi no iOS 11

Ao aproximar o dispositivo desconectado, uma janela popup aparece no seu iPhone/iPad, dizendo que aquele aparelho está tentando conectar-se à sua rede; a partir daí, basta um toque no botão “Enviar senha” para que o visitante obtenha acesso imediato, sem precisar tocar em nenhum botão no teclado sequer! 😀

Publicidade

É claro que, considerando o caráter deveras sensível com que alguns tratam a sua senha, este recurso traz algumas perguntas que ainda não foram respondidas. Em primeiro lugar, tal ferramenta seria um ótimo modo de fornecer acesso temporário à sua rede sem precisar informar o código de acesso (caso você por algum motivo esteja preocupado que a pessoa venha a utilizar essa informação no futuro — por exemplo, um vizinho aproveitador); não sabemos, entretanto, se o ato de conceder acesso à sua rede faz com que a senha fique salva no aparelho para acesso futuro ou qualquer coisa do tipo (o que deve ser o caso).

Publicidade

De qualquer forma, é bom ver estes pequenos refinamentos no sistema. A preguiça eterna dentro de nós agradece.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Updates recentes na App Store: Swift Playgrounds, WWDC, TestFlight, GarageBand, Snapchat, Xcode e mais!

Próx. Post

Apple adiciona suporte a GPUs externas no macOS High Sierra e passa a vender kit de desenvolvimento para VR

Posts Relacionados