High Sierra será a última versão do macOS a suportar completamente apps de 32 bits

está confirmado na prática o que vimos começar a acontecer alguns dias atrás e que já era esperado há tempos: o iOS 11 será exclusivamente 64 bits. Com isso, a Apple está matando suporte aos iPhones 5/5c e ao iPad de quarta geração.

O macOS High Sierra não tem a mesma restrição, mas será basicamente a última versão do sistema operacional de Macs a suportar completamente apps de 32 bits. O anúncio foi feito durante a palestra Platforms State of the Union, ainda no primeiro dia da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017.

64 bits no macOS

A partir de janeiro de 2018, todos os novos aplicativos/jogos enviados para a Mac App Store terão que ser exclusivos de 64 bits. Em junho de 2018, esse requerimento se estenderá também para atualizações de apps já existentes — na prática, matando os antigos/abandonados de 32 bits.

Na próxima grande atualização do macOS, que irá suceder o High Sierra, é bem capaz que a maioria dos apps de 32 bits ainda rode — mas já mostrando alertas de incompatibilidade tal como temos visto em versões recentes do iOS. Na atualização sub-sequente, em 2019, a Apple finalmente deverá remover todas as bibliotecas de 32 bits do macOS.

Ainda temos bastante tempo pela frente, mas é uma transição importante o suficiente para a Apple anunciar com tamanha antecedência. No iOS foi mais “fácil” fazer isso, por ser uma plataforma bem mais nova e pelo fato de a empresa controlar todo o hardware dos dispositivos, então ela se preparou e desde 2013 todos os iGadgets contam com chips de 64 bits (a partir do A7).

via iMore

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

61 comments

  1. Nem baixar, nem atualizar … mas em pleno 2019 alguém ainda vai usar 4
    , 4s ou 5, 5c? As pessoas tem que evoluir com a tecnologia.

  2. Eu entendo mas uma hora vai ser necessário trocarem de aparelho. A Apple não pode simplismos não avançar por que as pessoas ainda usam aparelhos como o 4s …

  3. Meu amigo! Houve investimento por parte do usuário. Se aquela famosa frase de “Obsolescência programada”, era mito, parece que vai se tornar realidade, bem nua e crua, diga-se.

    Quando li na Live do MM sobre essa parte de apps 64bits serem obrigatórios, fiquei preocupado, mas parece que o post do Rafael, não deixa dúvidas que isso vai acontecer e muita gente vai xingar, pelo visto.

  4. Mas as pessoas sabem que um aprarelho celular não tem mais de 5 anos de atualização. O hardware avança e o software tem que acompanhar. Ela inda pode continuar com o aparelho funcionando só n vai poder atualizar porque seu hardware não suporta.

  5. Isso eu sei, sou ciente disso!
    Mas imagina a situação. Tenho um 4S aqui que fica ligado numa dock, pra tocar música ambiente via Spotify.
    O telefone ta inteiro, bateria nova trocada recentemente pela Apple. Tudo perfeito.
    No futuro o telefone simplesmente deixa de funcionar, com qualquer app da loja.

    E como a maioria dos apps usam de serviços conectados (como Spotify, por exemplo), vai chegar uma hora que o próprio app não vai deixar eu conectar no serviço, exigindo uma atualização, como já aconteceu uma vez no Whatsapp.

    Se por um lado tem a vantagem do App rodar mais liso dentro do S.O, tem essa desvantagem por ser um smartphone fechado.

  6. Mas cara, o iPhone 4s já não roda nem o iOS 10. Não precisaria dessa transição para 64 bits, esses apps que usam serviços online às vezes mudam certas coisas em suas tecnologias/protocolos que já quebram compatibilidade com sistemas antigos de qualquer jeito.

  7. Concordo Rafael! Sei bem disso e nem vou culpar a tecnologia, porque tem certos caminhos que precisam matar certas coisas.

    Mas os comentários acima, são principalmente voltados as pessoas que investiram bastante, até mesmo na compra deste modelos de telefone usado ou em mercados emergentes e que em breve vai parar!

    Nao queria polemizar, mas só para efeito de comparação, quando a Apple deixou de suportar telefones mais antigos nas novas versões de sistemas operacionais, o usuário poderia continuar baixando apps normalmente. Agora a ideia é também limitar o usuário a fazer downloads de Apps.

  8. Mas e quem pagou pelo mesmo app só por causa dos usuários do iPhone 4-5 (lançados a mais de 5 anos atrás) não devem receber versões mais atuais, rápidas e seguras?

  9. O telefone e todas as aplicações que a pessoa comprou continuarão a funcionar. O que não irá acontecer é o acesso a novas funções e aplicações de 64 bits, mas se a pessoa tiver o backup no iTunes daquele app poderá reintala-lo tranquilamente.

  10. Onde você viu essa informação? Até onde eu sei, o desenvolvedor pode continuar optando por manter disponível o download de versões antigas por um motivo como esse que estamos discutindo, sim.

  11. iPhone 4 4s e 5s ja cumpriram com seu objetivo na terra. Foram excelentes aparelhos, mas frente a atualização de software, se tornam obsoletos.

    Toda transição é problemática, mas tem que acontecer.

    Adeus pra esses aparelhos.

  12. Obsolescência não programada neh, pq a Apple estaria afetando a evolução natural da tecnologia se não fizesse isso, não tem nada de programado nisso. Simplesmente chega uma hora que não da mais.

  13. Compatibilidade como Windows faz, não rola Apple??? Virtualizar ou outros?!?! Empurrar cliente para atualização forçada….???

  14. Nossa cara, você já passou do limite do ridículo. Daqui a pouco você está reclamando até que os sistemas da Apple são de graça, que ela tinha que te pagar para você instalar.

    – Compatibilidade faz sim, está fazendo há anos e assim fará, como falamos, ainda até 2019.
    – Macs já usam processadores de 64 bits desde 2006 ou 2007.
    – Empurrar o que, cara pálida? Você instalará as novas versões do macOS se quiser.

  15. Nooossa, a galera reclamando de aparelhos de 2013 pra ca sobre uma atualização que começará a acontecer de 2018 pra frente, só 5 anos de diferença ou mais. É como exigir que a Volks, fiat, afins, não usassem tecnologias mais novas ou lançassem novos modelos porque os modelos anteriores não são compatíveis com as tecnologias dos novos e dos próximos que virão.
    Todo mundo faz investimento em tudo, mas o mundo evolui. Fosse pensar nos países emergentes, estariamos andando de carroça ainda, não teríamos o primeiro iPhone e etc.
    Eu mesmo, antes do meu iPhone 3GS, tinha um Nokia N8, pra quem não sabe, rodava Symbian, a Nokia anunciou o FIM do Symbian (e eu com ele ainda), depois foi vendida pra Microsoft e “deixaria de existir”, imagina se fosse esse o caso, Apple diz que iOS acabou.. ia ter gente se matando aqui…
    Trabalha, junta grana e compra outro ué, eu tive que fazer isso e felizmente foi o iPhone 3GS no qual não me arrependo de cada centavo gasto, caso contrario eu ia ser um lobo solitáriocom symbian, sem apps sem nada. WhatsApp deixou de dar suporte à algumas plataformas e versões de iOS e Android pra poder evoluir e ninguém saiu na rede reclamando que o whatsapp ia parar de funcionar no seu Android 2.2…

  16. Tudo bem que o Mac é uma plataforma muito mais abrangente e flexível em termos de software, hardware, funcionalidades etc., mas, ao meu ver, essa exigência de apps 64-bit deveria ter acontecido há muito tempo atrás e eles deveriam ‘passar a faca’ agora, tal como o iOS 11.

    Eu lembro da época do Mavericks que, mesmo sem as exigências que tem agora, muitos apps passaram a ser 64-bit e a fluidez destes melhorou assim… 200% – tudo bem que o SO por trás ajudava muito pra isso – e ainda tem muito app que podia se beneficiar disso, principalmente jogos.

    “Ah, mas o meu aplicativo de num-sei-o-quê vai parar de funcionar!”. Cara… se o próprio desenvolvedor desse app num tá preocupado em evoluir, em se adaptar ao que o mercado dele tá exigindo, procura outra opção. É trabalhoso, é chato, a gente resiste ao máximo à mudança e as vezes acontece de não ter opções melhores, eu entendo… mas esse é o preço que se paga pra acompanhar inovação.

  17. Por que não manter versões de 32 e 64bits disponíveis na loja? Caso o sistema detecte que o seu aparelho não suporta 64bits, o download é feito através de uma versão antiga para 32bits.

  18. Engraçado que tem Windows rodando em computador de 10, 12 anos da mesma forma que rodava a 1 ano de uso… Não tem nada de programado não.. Balela pura…

  19. Não fala assim, meu iPhone 4S ta firme e forte. Só não posso receber 15 videos ao mesmo tempo no whatsapp. Ahh, e pode descer escada abaixo, nem arranha.

  20. Não adianta tentaraegumentar.. Pra esses caras, o mercado tem que rodar pra que a Apple mantenha seus altos lucros. Eles não estão nem um pouco preocupados com poluição por lixo eletrônico, nem pelas condições de trabalho dos que estão nas minas extraindo minerais que são utilizados nos telefones, nem para os trabalhadores que exercem mais de 12 hrs de jornada… Tudo isso para que o povo troque de telefone a cada ano.
    O foco da Apple não é mesmo mercado emergente.

    Outra coisa que deveria ser discutida, é com relação ao downgrade, que permitisse voltar ao so anterior, que tem melhor desempenho. Isso eles também não consideram

  21. Android 2.2 é de 2010… Há 7-8 anos quase. A Apple quer fazer isso com 5 anos, quase a metade do tempo… Se liga

  22. Sendo assim será uma boa oportunidade para ela lançar um macOS bem renovado em 2018.
    Já eu aqui acho que não vou me desfazer de meu atuak MacBook Pro quando eu precisar de um novo justamente para aproveitar apps antigos.

  23. Rafael, com a devida licença, o suporte para as versões antigas também possui um prazo de encerramento.
    A restrição ocorre no momento do envio do binário ao servidor remoto, a Apple Store.
    Antes de estar disponível publicamente seu binário é analisado e caso não esteja em conformidade com as novas definições ele não é aprovado nem publicamente disponibilizado.
    Não há legislação específica acerca.
    Então, essas novas definições restringem sim as atualizações de versões antigas.

  24. Sim…. o q eu to dizendo é q a arquitetura 64-bit, visto todo o benefício q ela traz, deveria ser obrigatória no desenvolvimento e não “só mais uma opção” como todo mundo faz, hj.

    No caso do Windows, só agr. a Microsoft tá “incentivando” o pessoal a migrar pra tal da plataforma UWP, q faz uso exclusivo dos 64-bit e de mais um monte de API q ela inventou lá… mas ainda tem muito, mas MUITO software q o pessoal não tá preocupado em dar atenção pros 64-bit porque eles sabem que, se ele continuar fazendo em 32-bit (ou 16-bit, q ainda tem caso), o Windows vai continuar carregando, a Microsoft vai continuar oferecendo compatibilidade… e como resultado a complexidade do SO em si só aumenta, ele fica carregado de lixo, a performance dele e das próprias aplicações vai pras cucuias e aí já sabe como tudo isso termina…………

  25. “Sem problema algum”?
    Não é bem assim.
    Um programa Windows 32 bits é executado numa versão 64 bits por emulação nativa do próprio sistema (wow – Windows 32 on Windows 64). Essa emulação prejudica consideravelmente a execução e performance do sistema e do aplicativo, que é diminuído pela capacidade física dos novos processadores é seu aumento de memória cache.
    Esse mesmo recurso de emulação está sendo compilado para processadores ARM nessa versão do Windows, mas que só suportará versões 32 bits.
    A Microsoft desenvolveu novos compiladores nativos para a versão atual do Windows e não por outra razão está incentivando a adoção de sua nova plataforma aos programas universais. Sim, um dia o próprio Windows deixará de suportar programas legados e só terá suporte a programas universais nativamente compilados. Essa transição demorará, mas terá de chegar acaso queiram permanecer competitivos – em mercados desenvolvidos o preço de aparelhos Windows e macOS são equivalentes e a escolha deve-se mais ao desejo do consumidor do que à limitação financeira.

  26. Acho que muito mimimi em cima de aparelhos que já deram o que tinha que dar.
    Num mercado onde tecnologia evolui a passos largos, querer limitar por aparelhos que estão com 4 ou 5 anos é sermos utópicos demais.
    Então eu vou reclamar pq minha TV de tubo de imagem para funcionar tenho que comprar um receptor agora.
    Que meu PS2 não tem mais suporte da Sony.
    E que meu walkman não tem mais peça de reposição.
    Por favor né.

  27. Olha não é bem assim não.
    A Microsoft tem incentivado bastante e disponibilizado diversas ferramentas para auxílio à adoção de sua moderna plataforma universal e unificada que preza por performance. Um software Windows de plataforma universal só pode ser executado na arquitetura correspondente do processador e não aceita emulação e desde 2016 a Microsoft só disponibiza o Windows aos fabricantes em versão 64 bits. Comercialmente a Microsoft já encerrou o Windows 32 bits e atualmente apenas oferece suporte.
    A Microsoft também está buscando a otimização de seu sistema, tanto que a partir de 1 de julho próximo softwares feitos em Silverlight deixarão de serem suportados.
    Não há como comparar o Windows com o macOS, pois ele está presente em 99% das máquinas profissionais do mundo e sua transição terá de ser naturalmente mais lenta em relação ao sistema que uso mas que apenas mais 2% do mundo também o utilizam.
    Mas que o Windows está sendo refeito com total foco em performance desde que o indiano assumiu, esse é um fato inegável.

  28. Rafael, por favor, avise ao desavisado que desde o novo CEO a Microsoft está até sendo mais vanguardista que a própria Apple já que a nova plataforma universal do Windows exige a correspondência da versão do aplicativo à arquitetura do processador. O que o Windows faz atualmente é apenas suportar, por enquanto, versões legadas dada sua histórica abrangência no mercado profissional.
    A Microsoft tem disponibilizado diversas ferramentas de modernização para os softwares legados e esse ano trouxe sua primeira versão não retrocompativel.
    Quero ver o que essas viúvas do Windows vão fazer a partir de agora.
    Abraço

  29. Ah sim, correto. Não será mais possível desenvolvedores enviarem updates de 32 bits. O que eu quis dizer que é eles podem manter o download de versões antigas (de 32 bits) liberado pela App Store, para quem não tiver um dispositivo compatível com a última versão disponível.

  30. Luiz, cada um tem um seguimento, foi um modo de dizer, pelo o que li no FAQ do WhatsApp, varia um pouco, já que o Android 2.3 não tem mais suporte, iOS 7 também não, Windows Phone 7 também não.. e isso varia de 10 anos à 6 anos. Acontece que a Apple trabalha com um ecossistema completo e não com um único app de mensagens que pode atualizar a qualquer momento. Além disso tem a questão de “casar” perfeitamente Hardware e Software, coisa que o WhatsApp não precisa se preocupar, já que atende/atendeu todos os sistemas operacionais existentes no planeta. Foi apenas um exemplo que uma hora o passado tem que ficar pra tras pra evoluir.
    Eu ainda tenho meu iphone 3GS, tem um iphone 4 em casa, e não suporta a MAIORIA dos aplicativos, pois a grande maioria já pede iOS 8 pra cima, nem por isso eu fico impossibilitado de usar, o 3GS está com a minha avó que usa para ligar/receber, o 4 está com meu irmão de 7 anos que usa pra ver desenhos e só, agora se eu quiser me manter atualizado, seguindo as tendências, eu tenho que ir junto à maré. E estamos falando da Apple, a empresa mais rica do mundo, voce acha mesmo que ela vai pensar em iphones de 2013 quando se tem que pensar no iphone de 2020?

  31. Minha esposa tem um iphone 5c que atende ela muito bem, so usa whats, face e um joguinho de fazedinha. Com esse lance dos 64bits o iphone 5c ficara inutilizável para isso? ou todos os aplicativos so irão rodar no iphone 5s para frente?

  32. É aquela coisa louca de acompanhar a tecnologia! O sistema todo rodando num caminho de bits único é bem melhor do que a emulaçao do sistema (como o @disqus_oE3Va4Xt7g:disqus falou abaixo). Mas essa mudança que a Apple vai promover no iOS será benéfica para muitos e ao mesmo tempo ruim para outros, financeiramente. Pra ser sincero, torço para que até o Android rode num caminho só, o problema deles é a fragmentação do sistema que eles tem e se o Google tomar um caminho parecido com da Apple, muito mais gente vai xingar. rsrs

  33. Foi-se o tempo em que as atualizações da Apple faziam alguma diferença pra mim. Com 32 ou 64bits, tanto faz, meu iPhone 5 vai continuar me servindo o suficiente e não será trocado tão cedo. Pelo pouco que eu uso, até um iPhone 4 serviria sem problema, rss.

  34. Não, mas ela contribui com um ciclo cada vez mais vicioso de consumo, o que não havia por exemplo, com Nokias. Tenho os meus ainda funcionando perfeitamente. O que já não ocorre mais com os iPhones. O máximo que eu vi de suporte foi com o 4S que teve 5 anos de suporte, sendo ele finalizado ano passado. Meu iPad já não tem mais, e olha que ele foi lançado em 2013.

    Que a Apple não lance mais atualizações devido às limitações de hardware, mas não deixar que possamos voltar a um sistema que seja estável em nome da segurança, ou o que for mais, pra mim isso configura obsolencia programada mesmo. Tem PCs que rodam o XP até hoje e não tem problema algum de hardware / software.

  35. Mas cara, a gente ta falando da Apple, uma empresa capitalista q visa lucro e dinheiro, é claro q isso vai ocorrer. Tenho certeza q seus nokias não recebem atualizacao ha um bom tempo, bem como novos aplicativos ou atualizações deles. Assim como meu 3GS e meu 4 q continuam funcionando perfeitamente. Os Apps nativos continuam funcionando, não fiquei na mao, eu só fiquei sem as novidades pra eles q dependem de hardware e software superior. Se eu os tiver (hw/sw) eu to na pista com a Apple, se eu não os tiver, eu to ultrapassado e vou ter o kinimo. Assim como um carro antigo, continua funcionando, mas nao tem ar condicionado ou direção hidráulica ou vidros e travas elétricas e etc… entende? Da mesma forma q seus nokis naonte deixam na mao e se quebrar você vai achar peça no mercado (mas provavelmente não na própria Nokia), os iphones antigos também, a Apple não dará mais suporte. Como a Microsoft já deixou de dar suporte pro WinXp…

  36. eu sei q tudo tem o seu ciclo, mas 3 anos para um telefone é muito pouco, principalmente pelos preços dos produtos que ela cobra. Mais ainda com os updates que ela disponibiliza e faz os dispositivos ficarem lentos. Eu senti isso algumas vezes quando atualizei o OS do iPad. Com o 7.1.2 ele rodava muito bem.. fui colocar o 8 e acabou o desempenho.

  37. Eu tenho um iPhone 7 para uso pessoal, e meu antigo 5C para uso profissional.. Ja ví que vou ter trocar o 5C por um Android..Talvez um Moto G5 Plus..

  38. Olá Marcio. Estou falando da Apple baixar a versão apropriada para cada aparelho de acordo com as especs do aparelho. Hoje em dia ao baixar um item, você baixa o arquivo correspondente a todas as versões. O que estou sugerindo é que o sistema verificasse qual é a melhor versão pra você e baixasse apenas a versão correspondente, dessa maneira o usuário baixaria apenas os arquivos correspondentes ao seu aparelho, não afetando o desempenho.

  39. Olá Luciano. Sua proposta é viável, não há como negar. O que sugeres já ocorre atualmente caso o código adote app thining.
    Uma dúvida: o sistema também continuaria a receber atualizações de funções ou apenas segurança?

Deixe uma resposta