O melhor pedaço da Maçã.

Conheça o iMazing Mini, um ótimo gerenciador de backups para iPads e iPhones [atualizado]

Nós já falamos do iMazing aqui no site e o quão completo este aplicativo é. Se você não suporta o iTunes mas, ainda assim, gerencia o seu iPad e/ou iPhone por ele, vale muito a pena conhecer o app. Mas este artigo não é para falar do iMazing. Quer dizer, é… já que apresentarei a vocês o iMazing Mini.

Publicidade

Ele tem uma premissa muito simples, mas que agradará a muito de vocês: simplificar e oferecer mais opções para backups dos seus dispositivos.

Tela do app iMazing Mini para macOS

O iMazing Mini faz backups criptografados dos seus iDevices, sendo que você escolhe o local mais propício para guardá-los (seja no seu Mac, num HDD externo, num pendrive, etc.). Mas a melhor parte é que você não precisa conectar o seu iGadget ao Mac para que o backup seja feito. A única exceção é o primeiro — por ele ser bem grande, o app exige que seja feito com fio; os seguintes, como são incrementais, são feitos de forma bem rápida e, por isso, você pode optar por fazê-los sem fio.

Tela do app iMazing Mini para macOS

E aí está outro ponto forte do iMazing Mini: como os backups são incrementais, você pode voltar para um backup específico (muito parecido com o funcionamento do Time Machine, da Apple), não ficando preso a uma única versão armazenada. Para completar, você pode também configurar a frequência dos backups de acordo com o que mais lhe agrada, quantos backups quer que o app armazene (uma semana, um mês, etc.) e ainda ser notificado caso o backup esteja atrasado (com base na frequência que você determinou).

Publicidade

É claro que o cenário varia de usuário para usuário mas, ao menos aqui, o iMazing Mini caiu como uma luva. Eu tenho um Mac com 512GB de SSD e estou usando praticamente todo o espaço. Como eu prefiro fazer backups locais do meu iPhone em vez de utilizar o iCloud para isso, acabo ocupando preciosos gigabytes com esse arquivo de backup gerado pelo iTunes.

Tela do app iMazing Mini para macOS

Apesar de eu ter um AirPort Time Capsule (que tem um HDD interno), jogar esse backup para lá (eu segui este tutorial para isso) não funcionou muito bem aqui pois, mesmo espetando o iPhone no Mac, tudo demorava muito, mas muito tempo.

Com o iMazing Mini, esse problema foi parcialmente resolvido. Eu ganhei de volta incríveis 64GB1Meu iPhone é de 256GB e o backup, obviamente, é grande. já que escolhi uma pasta no Time Capsule como destino. O backup continua lento (já que eu estou armazenando tudo no HDD externo e transferindo os dados por uma rede sem fio), mas com um grande diferencial: como ele agora é feito diariamente, de forma automática — mesmo sem eu espetar o iPhone no Mac — e ainda por cima é incremental, eu simplesmente “nem reparo que ele está sendo feito”2Ainda demore bastante para fazer mas, como não atrapalha o desempenho de nada e eu trabalho o dia inteiro em frente ao computador, não vejo problema nessa demora para finalizar..

Tela do app iMazing Mini para macOS

Para completar, o iMazing Mini conta com recursos extras muito interessantes que incluem um monitor do nível de carga da bateria com informações avançadas dela, uma opção de ser notificado quando o dispositivo estiver com a bateria acabando, visualização de informações avançadas do dispositivo (UDID, número de série, IMEI, modelo do chip, etc.), possibilidade de colocar o dispositivo para dormir, desligá-lo ou reiniciar-lo (inclusive por Wi-Fi) e mais!

Publicidade

O aplicativo é totalmente gratuito e está em fase de testes — inclusive com suporte ao iOS 11 beta, caso você esteja utilizando ele. Por essas e outras, vale a pena o download!

Atualização, por Rafael Fischmann 18/07/2017 às 19:08

O iMazing Mini saiu hoje da fase beta e está oficialmente lançado. A desenvolvedora DigiDNA anunciou, também, que em breve pretende lançar uma versão dele para Windows.

Notas de rodapé

  • 1
    Meu iPhone é de 256GB e o backup, obviamente, é grande.
  • 2
    Ainda demore bastante para fazer mas, como não atrapalha o desempenho de nada e eu trabalho o dia inteiro em frente ao computador, não vejo problema nessa demora para finalizar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Um enorme problema: em quatro anos, tamanho médio dos principais apps para iOS cresceu mais de 1.000%

Próx. Post

Tim Cook pede que escolas dos EUA passem a ensinar código em reunião com Trump; presidente fala sobre imigração e tecnologia no governo

Posts Relacionados