O melhor pedaço da Maçã.

Taxa de adoção do iOS 15 continua mais lenta que a do iOS 14

Segundo um levantamento, apenas 23,1% dos dispositivos em funcionamento haviam instalado o novo sistema até a última segunda-feira
nikkimeel / Shutterstock.com
iOS 15 em iPhone

Não sei se vocês lembram, mas dois dias após o lançamento da versão final do iOS 15, nós cobrimos um levantamento da Mixpanel apontando que a taxa de adoção do novo sistema estava mais lenta que a do iOS 14.

Publicidade

Naquele período, apenas 8,5% dos iPhones, iPads e iPods touch em funcionamento no mundo haviam atualizado seus dispositivos para iOS 15 dentro das primeiras 48 horas. Comparativamente, no mesmo período no ano passado, quando o iOS 14 foi lançado, esse número era de 14,5%.

Pois nesta semana, a Mixpanel divulgou novas informações e mostrou que, mesmo duas semanas depois, a adoção do iOS 15 continua mais lenta que a do seu antecessor. Até a última segunda-feira, cerca de 23,1% o haviam instalado — uma queda drástica quando comparada aos 42,03% de dispositivos que o iOS/iPadOS 14 alcançou no ano passado.

Como frisamos no primeiro levantamento que noticiamos, a Mixpanel mede a adoção do iOS com base em dados coletados de apps e sites que usam a sua API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. de análise, e, por ora, a Apple não divulgou números oficiais de adoção do iOS 15.

No entanto, já se esperava que essa taxa caminhasse a passos vagarosos. Entre os principais motivos é a não obrigatoriedade de atualizar para o sistema mais novo — dado que o iOS 14 continuará recebendo updates de segurança.

Publicidade

Além disso, muitos podem ter esperado para atualizar direto para o iOS 15.1 (que está em fase beta), na expectativa de usar o SharePlay, ou até mesmo para uma versão futura com menos bugs [1, 2, 3, 4, 5] e que traga os recursos que tiveram seus lançamentos adiados.

Mesmo assim, é difícil cravar quais desses motivos refletem diretamente esse impacto na taxa de adoção do iOS 15 — embora juntos, certamente, o tornem menos interessante para usuários que estão satisfeitos com a versão antiga do sistema.

Publicidade

Em contrapartida, entre vocês, leitores do MacMagazine, 62% correram e já atualizaram seus dispositivos para o iOS/iPadOS 15, ao passo que 35% ainda estão no iOS 14. Além disso, cerca de 3% dos usuários que nos visitam rodam versões anteriores do sistema móvel da Maçã.

Ainda que deixar de atualizar seus devices não signifique correr risco de segurança, essa taxa de adoção mais demorada poderá implicar na implementação mais lenta de recursos que exijam a versão mais recente do sistema por parte dos desenvolvedores.

Será que a Apple poderá voltar atrás na decisão de não obrigar os usuários a atualizarem seus aparelhos? Ou quem sabe, futuramente, promover/destacar mais o iOS 15 para quem ainda está no 14? 🤔

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Receita Federal lança app para iPhone com CPF, Imposto de Renda e mais

Próx. Post

Busca do Google: Safari do iOS 15 não abre páginas AMP

Posts Relacionados