Novas informações da Reuters dão conta de que o governo da Índia concedeu um terreno no estado de Karnataka, localizado na região sul do país asiático, para a Foxconn — uma das maiores e mais antigas fornecedoras da Apple.
Ainda de acordo com o governo, a previsão é de que a Foxconn comece a produzir iPhones na região já em abril do ano que vem. De acordo com os detalhes dessa concessão, a fabricante passará a ter a posse do terreno a partir do dia 1° de julho, o que lhe dá pouco menos de um ano para se preparar para a empreitada.
A previsão das autoridades locais é que esse novo empreendimento da Foxconn, avaliado em US$1,6 bilhão, gere cerca de 50 mil postos de trabalho. Para que isso tudo fosse possível, entretanto, a companhia precisou pagar US$37 milhões para ter acesso ao terreno, que tem cerca de 1,2 milhão de metros quadrados.
Essa nova fábrica, vale notar, faz parte do investimento de US$700 milhões da Foxconn em novas instalações no país, o qual foi anunciado em março passado. A fabricante espera gerar algo em torno de 100 mil postos de trabalho na Índia em um futuro próximo.
Tanto a Foxconn quanto a Apple, como notado pelo AppleInsider, fizeram um lobby bastante intenso para cima do governo de Karnataka a fim de que as leis trabalhistas do estado fossem flexibilizadas. Agora, as fábricas da região podem operar em dois turnos de 12 horas diárias de trabalho.
Apple Stores na Índia têm recorde de vendas
Por falar na Índia, as duas recém-inauguradas lojas da Apple no país parecem ter começado as suas jornadas com a corda toda. Também de acordo com informações do AppleInsider, a Apple BKC e a Apple Saket superaram todos as outras varejistas em seu primeiro mês de funcionamento.
De acordo com dois executivos não identificados do setor, responsáveis por divulgar essas informações, as duas lojas faturaram nas últimas semanas algo entre US$2 milhões e US$3 milhões — ou seja, o dobro do que outras lojas do ramo costumam faturar no mesmo período.
As duas Apple Stores de propriedade da empresa na Índia estão estabelecendo novos padrões em termos de receita absoluta e por metro quadrado. Isso se deve ao fato de que o preço médio de venda dos produtos da Apple é muito maior, o que leva a uma receita maior, e (uma vez que) a afluência ainda é alta, com ambas as lojas permanecendo lotadas em um determinado dia.
A Apple BKC, inclusive, já teria alçado ao Top 10 das Apple Stores mais lucrativas em todo o mundo. Só no primeiro dia, a loja faturou cerca de US$1 milhão, ultrapassando com folga a receita de várias concorrentes, que costumam faturar algo em torno de US$240 mil e US$360 mil em um mês inteiro.
Ambas as lojas, vale notar, atraíram cerca de 6 mil visitantes durante suas respectivas inaugurações. Nós cobrimos a abertura tanto da Apple BKC quanto da Apple Saket, cabe recordar.