Um recurso mencionado com muita brevidade na última keynote da Apple mas que será uma mão na roda para usuários dos Mapas da Apple (vocês existem?) é o de mapeamento interno de estabelecimentos.
Usuários do Google Maps já sabem há bastante tempo — o serviço da gigante de Mountain View recebeu este recurso alguns anos antes do concorrente da Maçã — a facilidade que é encontrar-se num shopping center enorme e desconhecido e simplesmente navegar por ele com o auxílio do celular, como se estivesse andando na rua.
O recurso ainda não tinha aparecido na primeira versão beta do iOS 11 mas, agora, com o lançamento da segunda, alguns poucos estabelecimentos mapeados já estão começando a aparecer nos Mapas da Maçã. Por enquanto, dá pra contar nos dedos os locais contemplados pela novidade: estão incluídos os aeroportos da Filadélfia e de San Jose, bem como os shopping centers Westfield Valley Fair, também em San Jose, e Westfield San Francisco.
Com a novidade, é possível ver um mapa detalhado dos estabelecimentos em questão, andar por andar (incluindo lojas, restaurantes, sanitários, elevadores, escadas rolantes, estacionamentos, terminais e portões de embarque). Ao pesquisar um shopping ou aeroporto já mapeado, é possível filtrar os resultados da visualização interna para mostrar apenas aquilo que você procura — ou seja, você pode tocar em “comida” quando estiver num aeroporto mapeado para ver apenas os restaurantes do terminal onde estiver.
É bom lembrar que, inicialmente, a Apple anunciou o recurso para “aeroportos e shopping centers selecionados” em apenas algumas cidades, como Amsterdã, Berlim, Chicago, Londres, Los Angeles, Miami, Nova York, San Francisco e Tóquio. Outras localidades, eventualmente, serão adicionadas com o tempo, segundo a Maçã — muito embora, com base em experiências anteriores, nós possamos imaginar que este “tempo” deverá ser deveras estendido.
via MacRumors