O melhor pedaço da Maçã.

Canvas: Slack terá uma espécie de Google Docs integrado

Apesar de ter sido anunciada agora, a novidade só chegará no ano que vem
Ferramenta Canvas, do Slack

Se no início o Slack era um software focado exclusivamente em conversas corporativas, nos últimos anos há um investimento crescente numa expansão para além deste mercado — o que é evidenciado com as inúmeras integrações com apps de terceiros e com a chegada de recursos de áudio/vídeo.

Publicidade

Tendo passado a competir também com soluções como Microsoft Teams e Zoom, agora o Slack está adentrando em outro mercado já dominado pela Microsoft (mais recentemente, também pelo Google): o dos editores de texto.

A plataforma anunciou o lançamento do recurso Canvas, uma espécie de “documento” no qual usuários poderão reunir links, arquivos e textos sobre determinados projetos — tudo organizado em uma única tela.

Ferramenta Canvas, do Slack

Atualmente, vale recordar, usuários já podem enviar links e arquivos em canais segmentados da plataforma, mas eles são facilmente perdidos com o tempo — o que demanda muita pesquisa ou minutos de rolagem para encontrá-los novamente.

Publicidade

Por isso, algumas pessoas usam softwares externos (como o Google Docs) para organizar o fluxo de trabalho — uma página centralizada onde links e detalhes importantes sobre os arquivos podem ser e acessados facilmente. O problema é que elas devem deixar o Slack para acessar tal conteúdo e, embora seja uma tarefa simples clicar em um link para um documento, isso acaba sendo contraproducente.

Ferramenta Canvas, do Slack

Com o Canvas, o documento já estará anexado ao seu respectivo canal dentro do próprio Slack — embora “telas” avulsas também poderão ser criadas. Além de poderem contar com texto e imagem, eles incorporarão facilmente conteúdos de links de plataformas como Twitter, YouTube ou até mesmo de outros documentos. Inclusive, há a possibilidade de interagir com os vários recursos de terceiros integrados à plataforma.

Por fim, o Canvas é completamente colaborativo — inclusive com os comentários adicionados pelos membros sendo exibidos como uma thread no Slack, o que certamente facilitará na hora de ver se é necessário realizar alguma alteração no documento ou finalizar determinada atividade.

Publicidade

De acordo com o TechCrunch, o recurso foi uma forma encontrada pela Salesforce (empresa proprietária do Slack) de fazer um uso útil do Quip, visto que o Canvas nada mais é que uma união dos recursos colaborativos da plataforma adquirida em 2016 com os de comunicação do aplicativo de bate-papo.

Ferramenta Canvas, do Slack

Embora já tenha sido anunciado pelo Slack, o Canvas ainda não está disponível — a previsão é que ele seja lançado no próximo ano.


Ícone do app Slack
Slack de Slack Technologies, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 24.04.20 (326 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Slack for Desktop
Slack for Desktop de Slack Technologies, Inc.
Compatível com Macs
Versão 4.37.101 (192.3 MB)
Requer o macOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Spotify ganha mais de 300 mil audiolivros, mas só nos EUA

Próx. Post

iPhone 14: Detecção de Acidente é testada em série de colisões

Posts Relacionados