Analista afirma que “iPhone 8” contará com recarga rápida; novo som de carregamento (sem fio?) é encontrado no iOS 11

Preparados para mais uma rodada de rumores acerca do vindouro “iPhone 8”? Os dois de hoje — ao menos deste artigo, pois vai saber o que ainda poderá surgir nessa avalanche de notícias — são diretamente relacionados a energia, ou mais precisamente à forma como recarregamos os nossos queridos aparelhos.

Recarga rápida

A primeira possível novidade tem a ver com o formato mais tradicional do mundo de recarga de celulares, composto por um cabo e um adaptador de energia. No caso do “iPhone 8”, há rumores de que o smartphone da Apple virá com um cabo USB-C numa ponta e Lightning na outra (o que faz muito sentido se analisarmos o movimento recente da Maçã ao adotar o padrão USB-C/Thunderbolt 3 nos seus Macs mais novos). Se isso for confirmado, teremos não apenas um cabo USB-C/Lightning na caixa do aparelho mas, obviamente, um carregador com entrada USB-C.

Cabo de USB-C para Lightning, da Apple

Complementando essa informação, o analista Blayne Curtis, do Barclays, afirmou hoje que o futuro iPhone virá com um adaptador de energia de 10W, em vez dos 5W atuais. Além disso, tanto o “iPhone 8” quanto o adaptador em si seriam equipados com um chip de entrega de energia USB-C integrado (o CYPD2104 da Cypress Semiconductor), atualmente presente no iPad Pro de 10,5″.

O que isso significa? Bem, que o “iPhone 8″ terá — ao menos segundo o analista, é bom frisar — capacidades de recarga rápida ao ser utilizado tanto com esse novo adaptador de energia de 10W quanto com o adaptador dos MacBooks de 12” (de 29W). Na prática, as capacidades energéticas do smartphone ficariam iguais às do iPad Pro (com exceção do tamanho da bateria, obviamente).

Novo som para aviso de carregamento

O outro rumor parece inofensivo, mas pode mascarar uma grande novidade do “iPhone 8”.

Descobriram, nas entranhas do iOS 11, um novo arquivo de som para possivelmente indicar que o aparelho está sendo recarregado. Mas, diferentemente do que você possa estar imaginando, o arquivo sonoro que é disparado quando você espeta o cabo na porta Lightning do dispositivo continua lá, sob o nome connect_power.caf; o novo, intitulado engagement_power.caf, parece ser utilizado quando o telefone está sendo carregado sem fio (seja ele por carregamento indutivo ou qualquer outro que a Apple possa vir a nos surpreender).

O vídeo abaixo mostra bem as diferenças entre os sons, confira:

É claro que, a esta altura do campeonato, tudo não passa de especulação. A Apple poderia muito bem utilizar esse novo som para o carregamento com fio e não implementar nada de novidades nesse sentido no “iPhone 8”; ou simplesmente não utilizá-lo para absolutamente nada — há diversos arquivos de som “perdidos” dentro do iOS que não são utilizados, por exemplo, e esse poderia ser muito bem mais um deles. Mas, como os rumores falam incisivamente sobre novidades na área energética do smartphone, a especulação faz bastante sentido.

·   •   ·

Já passou da hora de a Apple implementar um carregamento rápido no iPhone — ainda mais se ela conseguir colocar baterias maiores nas próximas gerações de iPhones (“7s” e “8”).

Suposto "iPhone 8"

A grande dúvida mesmo fica por conta do que a Maçã implementará no quesito carregamento sem fio. Será que veremos o tradicional carregamento indutivo, presente em diversos aparelhos Androids e no Apple Watch, por exemplo? Ou será que a empresa conseguirá lançar uma solução completamente nova e revolucionária, envolvendo carregamento sem fio e sem contato?

A Apple, é bom lembrar, faz parte do Consórcio de Carregamento Sem Fio. Mas, como sempre, só nos resta esperar…

via MacRumors: 1; 2

Posts relacionados

Comentários

43 comments

  1. Como historicamente a Apple lança alguns recursos a conta gotas, acho que não lançariam algo revolucionário em carregamento e ao mesmo tempo sensor de impressões digitais por baixo da tela, um ofuscaria o outro, mas provavelmente virá recarga rápida e quem sabe um carregamento like Apple Watch como opção =P

  2. O iPhone 7 já ‘tem recarga rápida’… é só utilizar o carregador do iPad, que ele obtém bem mais energia, e carrega muito mais rápido.

  3. Recarga rápida tem que ser *obrigatória* nesse iPhone, é inadmissível todos os Android high-end hoje em dia contarem com um sistema de recarga rápida e o iPhone ser uma carroça. Meu 7 Plus demora 3:30-4h para ir de 10% a 100% com o carregador padrão de 5W. E quase 3h para a mesma recarga com um de 12W, sendo que ninguém tem obrigação de comprar um carregador desse por fora.

  4. Fico imaginando que chato seria sse som se o iPhone ficasse em um limiar entre carregando via wireless / desconectando do carregamento! kkkk

  5. Eu já uso “carregamento rápido” desde 2011 nos meus iPods touch, só ligava no carregador do iPad, que é de 10W.

  6. Sinceramente, do coração, acho que nenhuma novidade será revolucionária este ano.
    Carregar rápido já é uma obrigação de anos, não usar os cabos também é uma obrigação de anos, uma tela cobrindo a maior parte da tela também é uma obrigação de anos.

    Lançar algo diferente dos anos anteriores é uma obrigação de anos, o iphone é um excelente produto eu não trocaria de marca, mas após 3 meses de uso que você pega o aparelho lançamento parece que não mudou nada. Foi assim com o 6, com o 6s e com o 7. No fundo no fundo NADA significativo, apenas mais do mesmo e melhorias. O 3DTouch, se pedir para cada 10, 7 vão dizer que não usam.
    Sem dúvida o novo Iphone será um sucesso e as pessoas vão comprar, mas cadê o campo de distorção da realidade?

    Comprar um aparelho que os concorrentes já lançaram só que com IOS? Isso não é algo que esperava da Apple. =… (sei que vou comprar, que no lançamento vou achar o máximo, mas depois vou pensar Ops, já vi isso no S8, só que agora tem IOS.)

  7. Sim cara, como escrevi no texto no lançamento adoro e vou comprar. Mas 3 meses depois eu penso.. Quero mais.. Pq antigamente não tinhamos essa sensação? Parece que a Apple encurtou sua distância de inovação em relação ao mercado.

  8. O aparelho já tem… o que não vem na caixa é o carregador. Mas o dispositivo suporta… Não que eu concorde com isso, afinal de contas, quanto custaria pra apple mandar um carregador bom na caixa? Hoje em dia tem celulares de 1000 que vem com carregador turbo

  9. Uma das coisas que eu mais gostei no meu S8 é carregamento rápido
    Como eu aguentei esse tempo todo, ficar horas carregando meu ex Iphone?

  10. Já migrei do iPhone a um tempo por isso. Quando você pega os Android High-End te oferecem um experiência tão boa quanto o iOS. Particularmente a da Samsung é um pouco pior, mas a Motorola ou Google Pixel com Android mais limpo são ótimas. Apesar de tudo ainda gosto mais das fotos do iPhone que são saturadas. Mas não vale o preço no Brasil, dado risco de ter aparelho roubado ou perder o mesmo e ser quase 1000 reais mais caro que um Top Android. Atualmente to com um Redmi Note 4 que é um mid-end da Xiomi e é um aparelho sensacional, sistema roda macio só fica devendo mesmo na câmera em relação a um iPhone 7, além da bateria durar muito mais que um dia 4100mh A diferença que custou 750 reais.

  11. Sim, também me sinto tentando a experimentar uma nova versão do Google Pixel no futuro, por exemplo. (Já tive S4 e Note3) Iphones (3G, 4, 5S,6,6S,6SPLUS e agora7).

    Só que dependendo do preço, do jeito que ta o Brasil esse 7 vai descascar bastante na minha mão.

  12. Eduardo, e esse recorte horrível ali em cima? Será mesmo? Sou aquele ingênuo que tem o pingo de esperança que eles vao chutar o balde e surpreender com os sensores e câmera escondidos atrás da tela, como a patente registrada em 2014.

  13. se for o carregamento sem fio tipo da samsung nem precisa colocar…coisa ridicula, o celular tem que ficar encostado, nem da pra mexer…

  14. Ainda assim, definitivamente não é a mesma coisa. Com o carregador do iPad ele carrega um pouco mais rápido. A tecnologia Quick Charge (que a concorrência usa e abusa) dá um boost forte nos primeiros minutos e depois desacelera para completar a carga toda. Comparativamente, é algo beeeeem mais rápido.

  15. Lightning usb-c cable seria ótimo!! E acredito que possa mudar sim, além de menor, sem lado específico, e capacidade maior de carregamento. Também pode ser que o cabo suporte velocidades muito maiores de dados. Porque fazer um backup com esses novos armazenamentos tá um porre!!
    Obs: esse cabo USB C lightning eu já uso no carregador de 29w e carrega muito muitoooo rápido meu 7 plus

  16. Isso muda alguma coisa? Carrego iPhones com carregador de iPad há tempos e nunca notei diferença, e tenho quase certeza de ter lido em algum lugar que não adiantava pois o aparelho limita a corrente recebida…

  17. É evidente observar que o IPhone ficou pra trás. Antes ditador de tendências e agora correndo atrás do que já foi lançado. Ter um IPhone hoje não é mais estar no topo da tecnologia dos Smartphones. Isso é fato.

  18. Carregador com entrada? Vai entrar o que nele? Kkk
    Que dificuldade que as pessoas tem de acertar entrada e saida.
    Ok que vai entrar um cabo nele mas o correto é saída pois vai sair energia.

  19. Muito bem colocado. Os carregadores de 10w e 12w melhoram a velocidade de recarga, mas nem de longe compara com a tecnologia Quick Charge 2 e 3. Além de serem muito mais rápidos, eles não se baseiam só na potência do carregador, mas também na variação da energia durante a recarga. E no mundo de hoje essa tecnologia de tornou tão ou mais importante que a capacidade da bateria. E quanto a recarga sem fio, mesmo que por indução, mostra seus benefícios em algumas ocasiões, principalmente ao deixar na cabeceira da cama. Muito mais fácil identificar a chamada com o celular na vertical e atender a chamada sem precisar desconectar de uma base convencional ou com um fio dependurado.

  20. Bom, do iPhone 6 ao 7 o design praticamente não mudou em nada.
    Isso pode ter a ver com essa sensação de ser mais do mesmo.

    E com certeza o 7S virá com o mesmo design…

    Mas, eu pelo menos, não ligo se algum recurso já saiu em algum concorrente antes. Não estou disputando o mercado. Se o iPhone me agrada já está bom.

  21. Não muda nada,
    O iPhone só puxa a corrente pra qual o chip está configurado,e este é 5W.
    O Carregador é inteligente e mesmo sendo 10w só mandará 5w

  22. Eu apostaria (gostaria) em carregamento sem fio com a possibilidade de compartilhar energia entre iPhones, Apple Watch, iPad, etc… o iPhone além de carregar sem fio tb seria uma fonte de carregamento, talvez por isso o nome engage_power…

  23. Uso no trabalho, lá tem um carregador deste. Porém o custo é inviável, nunca medi o tempo de carregar, mas é sensivelmente mais rápido.
    Ps: não existe milagre, nenhum celular do mercado é ultra rápido, exceto projeções.

Deixe uma resposta