Dos criadores do Todoist, Twist é um novo serviço de comunicação entre equipes focado em produtividade

No ramo dos aplicativos dedicados à comunicação entre equipes, muitos tentam, mas atualmente ninguém consegue superar o Slack. O serviço, que surpreendentemente mantém-se independente e ainda (ênfase aqui) não foi comprado por nenhuma gigante da tecnologia, é utilizado por inúmeras empresas e equipes ao redor do mundo — MacMagazine incluído — mas, como qualquer produto de adoção em massa, não escapa de algumas críticas; a principal delas tem a ver com a sua tendência de produzir muitos elementos de distração para os seus usuários, por vezes provocando o efeito inverso àquele que pretende — o de tornar as equipes mais produtivas.

Publicidade

Por isso mesmo, um novo concorrente surge no horizonte propondo justamente solucionar os problemas do maior gigante do pedaço. O Twist é um novo serviço de comunicação entre equipes dos mesmos criadores do célebre aplicativos de tarefas Todoist, com um objetivo claro: tornar seus usuários mais produtivos oferecendo uma navegação simplificada, porém com mais ferramentas de compartilhamento e colaboração, numa interface definida pelos desenvolvedores como “calma e mais organizada”.


Ícone do app Twist Comunicação para Equipes

Twist Comunicação para Equipes

de Doist Inc.

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.7.0 (299.5 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
Screenshot do app Twist Comunicação para EquipesScreenshot do app Twist Comunicação para EquipesScreenshot do app Twist Comunicação para EquipesScreenshot do app Twist Comunicação para EquipesScreenshot do app Twist Comunicação para EquipesScreenshot do app Twist Comunicação para EquipesScreenshot do app Twist Comunicação para EquipesScreenshot do app Twist Comunicação para Equipes

Uma grande diferença do Twist em relação ao seu principal rival é que as conversas, aqui, ocorrem basicamente dentro de threads em vez de apresentarem-se num fluxo contínuo; desta forma, os participantes de um determinado canal recebem notificações apenas relativas a discussões que estejam realmente participando, quase como numa troca de emails instantânea. O Slack introduziu um recurso semelhante há alguns meses, mas apenas como um método secundário de interação.

Claro que, caso haja a necessidade de uma comunicação mais instantânea, o Twist também oferece o recurso de troca direta de mensagens; caso o usuário esteja sentindo a necessidade de focar em alguma outra coisa, entretanto, ele pode configurar um contador automático de “não perturbe” para que seus colegas vejam que ele não quer ser incomodado — durante este período, inclusive, o usuário em questão não receberá nenhuma notificação.

Publicidade

Aliás, é bom notar que o Twist, ao contrário do Slack, não conta com indicativos de status, então você nunca sabe quando um usuário está online ou offline; a ideia geral, como vocês já devem ter percebido, é minar um pouco o clima imediatista que toma conta de basicamente qualquer aplicativo de comunicação e, em vez disso, apresentar uma abordagem mais tranquila e menos exigente para que a mente de cada um trabalhe no seu tempo.

O Twist já está disponível em aplicativos gratuitos para macOS [download direto], Windows [download direto], iOS e Android, bem como uma versão para web. O serviço oferece um modelo gratuito, que guarda as conversas por um mês, e outro custando US$5 mensais por usuário, que oferece backup eterno do conteúdo gerado/compartilhado.

Publicidade

via 9to5Mac

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…