O Facebook anunciou hoje um novo aplicativo para iOS chamado Paper.
A proposta dele é apresentar seu feed de notícias num formato mais “digestivo”, mais agradável aos olhos — algo bem similar ao que vemos com o aplicativo Flipboard.
Usando e abusando de gestos — até mesmo interações com fotos que se aproveitam do efeito paralaxe (como mudar o ângulo de visão da tela para ver a foto completa) —, o Paper promete uma nova forma de visualizarmos notícias (mais longas), fotos, vídeos e tudo mais que é compartilhado em nossa timeline na rede social.
Além do conteúdo diário da timeline, será possível personalizar outras sessões as quais cobrem diversos temas e tópicos como fotografia, esporte, culinária, ciência, design, etc. — cada uma delas contando com uma mistura de conteúdo já conhecido/estabelecido e “novas vozes”.
O Paper é o primeiro produto do Facebook Creative Labs, o qual será responsável por criar apps para melhorar a experiência de usuários e cobrir as diversas maneiras com as quais pessoas se conectam e compartilham informações.
O app será lançado no dia 3 de fevereiro e, aparentemente, apenas nos Estados Unidos. Digo “aparentemente” pois o Facebook não deixou essa informação muito clara. Por oferecer conteúdos personalizados em diversas áreas (esporte, design, culinária, etc.), é possível que outros idiomas entrem na jogada com o passar do tempo — algo que aconteceu com o Flipboard. Ainda assim, eu apostaria que o Paper (e esse pacote inicial de conteúdo disponível apenas em inglês) estará, sim, disponível em vários países — afinal o principal diferencial dele é podermos visualizar o conteúdo de nossa timeline num formato mais bacana.
Independentemente disso, vale a pena ver o vídeo e passear pelo site oficial do Paper para ver como ele funciona. 😉
[via TechCrunch]