Acessório para recarga sem fio do “iPhone 8” poderá chegar um tempo depois do aparelho em si

Já há um certo consenso, nos rumores (e isso desde o fim do ano passado), de que o “iPhone 8” oferecerá algum tipo de recarga sem fio. Há dúvida quanto aos “iPhones 7s/7s Plus”, também aguardados para este ano, mas como espera-se um upgrade incremental para eles não seria surpreendente que ficassem de fora da brincadeira.

Focando no “iPhone 8”, por muito tempo falou-se por aí que a Apple estaria trabalhando em algum tipo de recarga não só sem fio, mas também sem contato nenhum — isso explicaria, por exemplo, por que a empresa teria cinco grupos diferentes trabalhando em soluções de carregamento sem fio nos seus laboratórios. Se o “iPhone 8” vier mesmo com alguma tecnologia desse tipo (independentemente da distância máxima suportada — creio que mesmo uns 30cm já seriam sensacionais), e isso ainda é uma possibilidade, ela realmente colocará no mercado algo totalmente novo.

A outra possibilidade, esta bem “meh”, é que o aparelho simplesmente incorpore uma tradicional tecnologia de recarga sem fio por indução (com contato) — tal como a própria Apple já utiliza no Watch e tal como vemos em vários smartphones com Android há anos. Temos discutido, em podcasts recentes, o quanto isso seria um balde de água fria para os consumidores considerando o tempo que a Apple levou para implementar algo do tipo no iPhone — mesmo que ela justifique o atraso, por exemplo, dizendo que até agora a performance de recarga por indução não era satisfatória (ou qualquer coisa do tipo).

Seja de um jeito ou de outro, o que também já é um certo consenso é que o acessório responsável por essa recarga sem fio será vendido à parte. Isso foi dito há meses pelo MACお宝鑑定団のBlog, corroborado há poucos dias pelo analista Ming-Chi Kuo (da KGI Securities) e agora quem falou o mesmo foi John Gruber:

Não só isso, mas fontes de Gruber acham que a novidade não estará pronta para o lançamento do “iPhone 8”. Ela chegaria algum tempo depois, provavelmente junto do iOS 11.1.

Eu sinceramente fiquei empolgado com essa informação e espero que a fonte de Gruber esteja certa. Obviamente não digo isso pelo atraso em si, mas porque, se a coisa realmente for atrasar, acho ainda mais improvável que a tal recarga seja simplesmente por indução. Não é possível que a Apple tenha levado anos para implementar no iPhone uma tecnologia que já é padrão na indústria (o Qi) e que ela ainda não esteja redondinha. Deve haver algo a mais nisso aí, algo mais sofisticado.

Ao mesmo tempo, o fato de tal acessório ser vendido à parte me deixa com uma pulga atrás da orelha. Pessoalmente, eu teria pouquíssimo interesse nesse acessório se a recarga for mesmo por indução, afinal, não dá nem para usar o smartphone direito enquanto ele está recarregando sobre uma base. Por outro lado, se for a tal recarga sem fio e sem contato, será um acessório praticamente “obrigatório” (“no-brainer”) para qualquer pessoa que for comprar esse iPhone novo — ou seja, o preço do acessório terá que ser somado ao do aparelho para termos a noção real de quanto ele custará.

Embora os rumores sobre o “iPhone 8” estejam pipocando aos montes este ano, o mais legal é que há muita informação cruzada/incerta. Isto é, há ainda muita coisa indefinida quanto ao que veremos a Apple lançar, de fato, em setembro.

Posts relacionados

Comentários