O melhor pedaço da Maçã.

Aplicativo utiliza realidade aumentada e nos dá uma prévia da zoeira que veremos com o ARKit

Holo Homem Aranha

Como esta semana foi recheada de novidades em realidade aumentada, já podemos notar o quanto a Apple consegue influenciar o mercado de tecnologia. Ainda que já existissem aplicativos e recursos em AR há anos, não era algo tão comentado/utilizado quanto está sendo agora, depois de a Maçã anunciar o ARKit na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017.

Publicidade

Já vimos vários exemplos interessantíssimos e úteis do ARKit e, certamente, a maioria de nós está pensando sobre as possibilidades que essa tecnologia poderá trazer. Entretanto, como é natural, também existem aquelas intenções mais para o lado da zoeira, sabe como é…

E se você pudesse ver um tigre em sua sala? Ou talvez o Homem-Aranha em seu quarto? E que tal treinar com o outro “aranha”, o Anderson Silva? Se ainda não está entendendo a que me refiro, apresento-lhe o aplicativo Holo.


Desculpe, app não encontrado.

Criado pela empresa 8i, o Holo é um aplicativo que permite a você adicionar hologramas ao mundo real. Os chamados “holos” são, na verdade, imagens em 3D de pessoas reais e animais. A maioria — ou pelo menos todos que testei — são em 360º, o que lhe permite posicionar no ângulo que você preferir (apesar de ser um pouco difícil de fazer isso, já que você precisa “adivinhar” qual movimento fazer com os dedos para que ele se mova ou troque a orientação).

Há uma “loja” de hologramas onde você pode baixar o elemento que optar para estrelar a sua produção. Então, basta você apontar a sua câmera e, assim como filtros na maioria dos apps sociais que vemos, arrastar para cima a fim de revelar as suas opções mais recentes de holos. Você pode tirar foto ao lado de um holograma ou gravar um vídeo com som e tudo!

Publicidade

Algo bastante peculiar neste app é que há diversas figuras conhecidas, inclusive o grande lutador Anderson Silva. Em um vídeo publicado no canal do YouTube da empresa, eles mostram como fizeram o tal holograma. Confira:

Publicidade

YouTube video

Além do Anderson Silva, o app trouxe hologramas para fazer uma leve propaganda do novo filme do Homem-Aranha que está muito legal, também:

Publicidade

Superbacana para não deixar a zoeira morrer, mas a realidade aumentada presente no app é bastante simples e limitada. Ainda que haja um trabalho grande em criar os “holos”, o app não reconhece superfícies ou o mundo à volta; na verdade, ele apenas “se lembra” do lugar onde você o colocou e permanece lá.

Ou seja, ele não reconhece paredes ou outros objetos que possam estar na frente dele e flutua sobre eles. Ainda que em muitos vídeos a gente veja uma certa estabilidade nos elementos halográficos, em meus testes, o tigre ficava deslizando para os lados e não ficava parado em um lugar.

A esperança da empresa é implementar o ARKit assim que possível e, certamente, isso melhorará bastante a experiência do aplicativo, tornando-o ainda mais próximo do real. Entretanto, até lá, já podemos nos divertir bastante com o app e criar coisas deste tipo:

YouTube video

O Holo está disponível para baixar gratuitamente na App Store (para iOS) e no Google Play (para Android).

dica do Bruno Tzung

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Filme da semana: compre o documentário “I Am Bolt” por US$3!

Próx. Post

Apple nomeia Deirdre O’Brien a sua nova vice-presidente de pessoas

Posts Relacionados