Nova especificação 3.2 do protocolo USB dobrará taxa de transferência atual até mesmo em cabos já existentes

Vamos todos parar por um segundo e agradecer pela existência de um pequeno protocolo chamado Universal Serial Bus. O protocolo para unir todas as tribos está, aos poucos, tomando o lugar de todas as outras interfaces para tornar-se a porta única pela qual você pode transferir dados, imagem, som ou mesmo energia — tudo de uma maneira muito mais prática do que quando precisávamos de um cabo para cada uma destas tarefas. Obrigado, USB.

Entretanto, não é por ele ser essa Coca-Cola toda que esqueceremos que, como qualquer elemento tecnológico, ele precisa de evoluções constantes para manter-se relevante. E, felizmente, o USB 3.0 Promoter Group (grupo de empresas de tecnologia — incluindo Apple, Intel e Microsoft — responsável por desenvolver a especificação) também não está esquecendo: hoje, a turminha anunciou uma atualização para protocolo que proporcionará taxas de transferência duas vezes mais rápidas nas conexões USB. Trata-se do USB 3.2.

Aos que gostam das especificidades, basicamente, o que muda aqui é que a nova versão do protocolo permite que os dispositivos dotados da interface atuem como soluções multi-lane (que suportam mais que um fluxo de transferência ao mesmo tempo), proporcionando duas faixas de transferência de 5Gb/s ou mesmo 10Gb/s; ou seja, na prática, suas transferências poderão ser concluídas na metade do tempo com a nova especificação. E, como os cabos USB-C já suportam estas transferências multi-lane desde sempre, você não precisará trocá-los para usufruir das novidades — basta que os dispositivos tragam suporte à nova versão do protocolo.

Mais informações sobre o USB 3.2 serão divulgadas no fim do ano, na conferência USB Developer Days 2017.

via MacRumors

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários