O melhor pedaço da Maçã.

De acordo com jornalista, Apple *não* pretende mais lançar um novo monitor

No meio do ano circulou um rumor de que a Apple poderia lançar um novo display 5K com placa gráfica integrada. Tudo rodaria através de uma porta Thunderbolt 3 e a tal da GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. serviria para ajudar aos Macs menos favorecidos, como o MacBook de 12″ que não tem poder suficiente para rodar um monitor assim por conta própria.

Publicidade

Novo Mac mini de frente com Thunderbolt Display, teclado e mouse

Pouco tempo depois a Apple matou o Thunderbolt Display, que se manteve por mais de cinco anos intacto, sem receber nenhuma atualização. Contudo, a ideia não era abandonar o mercado de monitores — ao menos de acordo com as fontes de John Paczkowski (do BuzzFeed News) —, e sim tirar algo bastante ultrapassado do mercado até que um novo display fosse lançado.

O tempo passou e os rumores a respeito de um evento só para lançar novos Macs chegou. Obviamente, fazia todo sentido lançar esse novo monitor num evento desses, mas as nossas expectativas foram logo cortadas pelo analista Ming-Chi Kuo, da KGI Securities (que tem um ótimo histórico em prever lançamentos da Apple). Dias antes de o evento de fato acontecer, Kuo afirmou que ele seria focado no lançamento do novo MacBook Pro — iMacs e um novo monitor ficariam para 2017. O evento passou e mais uma vez o analista acertou.

Publicidade

Foi estranho, porém, ver Phil Schiller (vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple) dar uma grande ênfase ao novo monitor da LG durante a apresentação do MacBook Pro, falando até mesmo que as duas empresas trabalharam em conjunto na criação dele.

Monitor LG UltraFine 5K

De fato há algumas coisas que mostram bem essa parceria, como a possibilidade de você ajustar o brilho e algumas outras configurações do display pelo próprio Mac, conforme Jason Snell informou em seu site (o Six Colors). O fato de o LG UltraFine 4K ter três portas USB-C e uma Thunderbolt 3 (capaz de carregar o MacBook Pro de 13″) e o LG UltraFine 5K ter o mesmo número de portas (sendo, porém, capaz de carregar o MBP de 15″) também reforça a tese de que a Apple realmente se envolveu bastante nesse projeto.

Publicidade

Ora, se a Maçã ainda pretende lançar um monitor, tal movimento não faria nenhum sentido, não é mesmo? Pois é… Segundo Nilay Patel (editor-chefe do The Verge), a Apple decidiu dar adeus ao mercado de monitores. Não espere, portanto, um novo monitor da Apple sendo lançado em 2017.

Monitor LG UltraFine 5K

Uma pena, principalmente levando em consideração que a Apple comercializa dois Macs sem tela (Mac mini e Mac Pro) e que tal acessório (monitor externo) é indispensável para a utilização deles. Sem contar, é claro, nas milhares de pessoas que possuem MacBooks [Air/Pro] e têm em casa/no trabalho um monitor para tornar a experiência de usar um notebook mais satisfatória. Se a Apple lançasse um monitor bacana por um preço interessante, não tenho dúvidas do sucesso que ele faria.

Publicidade

Por outro lado, o Mac Pro estar há mais de 1.040 dias e o Mac mini há mais 740 dias sem receberem atualizações mostra que, ao contrário do que afirma, a Apple não está muito preocupada com tais usuários… 😢

[via MacRumors]

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Proteja o seu MacBook, MacBook Air ou MacBook Pro com o mais novo lançamento da MM Store!

Próx. Post

Tópicos do MM Fórum: seguro para iPhone 7, som baixo no WhatsApp, app do Itaú no macOS e mais!

Posts Relacionados