Ex-VP de engenharia do Google afirma: “Se você realmente se importa com fotografia, deveria ter um iPhone”

Por essa, o Google não esperava.

É inegável que o Pixel, o Galaxy S8 e muitos outros aparelhos concorrentes do iPhone fazem um ótimo trabalho quando o assunto é fotografia. A prova disso é este “teste cego” feito por Marques “MKBHD” Brownlee:

Mas uma declaração de Vic Gundotra (ex-vice-presidente de engenharia do Google) não deve ter sido digerida bem pelo Google, pela Samsung e por outras fabricantes de smartphones, não:

O fim da DSLR para a maioria das pessoas já chegou. Deixei a minha câmera profissional em casa e tirei estas fotos no jantar com o meu iPhone 7 [Plus] usando fotografia computacional (o que a Apple chama de Modo Retrato). É difícil não chamar estes resultados (em um restaurante, em um celular sem flash) de deslumbrantes. Bom trabalho, Apple.

O que Gundotra falou não é novidade para ninguém que tem um iPhone 7 Plus. Aliás, o Modo Retrato (Portrait Mode) é o grande diferencial do aparelho de 5,5″ em relação ao de 4,7″. É claro que existem outro diferenciais como tela com maior resolução, bateria mais duradoura, entre outras poucas coisas, mas sem dúvida nenhuma as duas câmeras (o que gera a possibilidade de termos o Modo Retrato) é o ponto mais alto do aparelho.

https://www.youtube.com/watch?v=vKBwb7iJukY

Até aí, nenhuma novidade, já que a Apple fez realmente um ótimo trabalho mesmo com o iPhone e todos sabem disso — inclusive a concorrência, é claro. O que surpreendeu, porém, foi a resposta de Gundotra a um comentário no seu post que enaltecia o S8.

Confira a nossa tradução livre:

Ravi Belwal: Essa Era realmente chegou e o Samsung S8 faz um trabalho ainda melhor em comparação com iPhone 7.

Gundotra: Aqui está o problema: é o Android. O Android é um sistema operacional aberto (principalmente) que deve ser neutro para todas as partes. Isso soa bem até você entrar nos detalhes. Já se perguntou por que um telefone Samsung tem um conjunto confuso e desconcertante de opções de fotos? Devo usar a câmera Samsung? Ou a câmera Android? A galeria Samsung ou o Google Fotos?

É porque, quando a Samsung inova no hardware (como uma câmera melhor), eles têm que convencer o Google para permitir que essa inovação seja abordada para outras aplicações através de API apropriada. Isso pode levar ANOS.

Além disso, a maior inovação nem sequer acontece no nível de hardware — está acontecendo no nível de fotografia computacional. (O Google estava esmagando isso há cinco anos — eles tiveram “auto incrível” que usava técnicas de AI para remover rugas, branquear dentes, adicionar vignetting, etc., mas, recentemente, o Google recuou.)

A Apple não tem todas essas restrições. Eles inovam no hardware, simplesmente atualizam o software com as suas últimas inovações (como o Modo Retrato) e o disponibilizam.

Conclusão: se você realmente se importa com boa fotografia, você possui um iPhone. Se você não se importar de ficar alguns anos atrás, compre um Android.

É claro que, por conta das declarações, temos agora uma miniguerra nos comentários do post no Facebook. Eis que Gundotra soltou mais uma resposta inesperada:

Sim, é deslumbrante [o iPhone 7 Plus]. A propósito, eu executei todos os esforços móveis do Google de 2007 a 2010. Eu era vice-presidente de engenharia. Então eu entendo do assunto razoavelmente bem. Eu nunca compraria um telefone Android novamente se eu me importasse com fotografia.

Alguém esperava por uma declaração dessa vindo de um ex-Googler? Temos que levar em conta que Gundotra pode não ter saído do Google de uma forma tão amigável assim e que isso poderia de influenciar o seu discurso de alguma forma. Ainda assim, apenas como exemplo, Scott Forstall não saiu nada bem da Apple e não vemos o ex-chefão do iOS falando mal da Maçã por aí.


iPhone 7 Plus jet black de costas e iPhone 7 jet black de frente

iPhone 7 e 7 Plus

de Apple

Preço à vista: a partir de R$ 3.149,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 291,58
Cores: preta brilhante1, preta matte, prateada, dourada ou ouro rosa
Capacidades: 32 GB, 128 GB ou 256 GB
Lançamento: setembro de 2016

Botão - Comprar agora

via Business Insider

Posts relacionados

Comentários