O melhor pedaço da Maçã.

Mais informações sobre o “iPhone 8” — e até sobre o Apple Watch — são encontradas no sistema operacional do HomePod

Mockup do “iPhone 8”
Mockup do "iPhone 8"

O HomePod (a caixa de som com poderes de assistente virtual da Apple que chegará ao mercado internacional no fim do ano) está com tudo!

Publicidade

O dispositivo é, nesta semana, o principal foco de desenvolvedores depois que uma atualização para ele pintou nos servidores da Maçã. Isso porque, ao investigar o firmware do aparelho, desenvolvedores estão encontrando diversas curiosidades/novidades não apenas sobre o HomePod em si mas sobre o próximo smartphone da Apple, o bendito “iPhone 8”.

Mockup do "iPhone 8"
Mockup do “iPhone 8”

Confira o que já cobrimos até agora aqui no site sobre o assunto:

Mas não parou por aí, não. O desenvolvedor Steven Troughton-Smith continuou procurando por novidades e encontrou bastante coisa. Mas antes de entrar nos detalhes, vale aqui uma menção para este tweet:

Publicidade

Eu garanto que há uma sala de guerra agora na Apple exibindo os seus tweets em tempo real em uma tela gigante.

Trata-se de Renaud Lienhart, ex-engenheiro iOS da Apple que saiu da empresa há pouco tempo1De acordo com ele, por não concordar com o banimento de estrangeiros posto em prática pelo governo americano. — e que conhece bem como as coisas funcionam lá dentro. Como Steven T-S publica tudo o que acha nas entranhas dos sistemas da Maçã no Twitter, aparentemente a Apple está 100% ligada no que o desenvolvedor anda falando na rede.

Pois bem, vamos às novidades!

Nada de Touch ID?!

Publicidade

Pelo que tudo indica… eu não vi nada que sugira um Touch ID ultra-sônico abaixo do display. Parece não será neste ano. Podem riscar esse.

Eu diria que a novidade mais significativa (ou a falta dela) seria essa ausência de uma prova de um Touch ID implementado na tela do aparelho. Ao menos por enquanto, absolutamente nada sobre isso foi encontrado por Steven T-S, o que deixará muita gente preocupada pois as possibilidades se resumiriam a um Touch ID no botão de liga/desliga ou na parte traseira do aparelho; ou nada de Touch ID… e ponto final!

“Toque para ativar”

Publicidade

Parece que os novos iPhones podem suportar o “Toque para ativar”, tal como os Windows Phones/Lumias.

Muitos smartphones atualmente já contam com um recurso chamado “Toque para ativar”. O funcionamento é bem simples: toque na tela para que ela ative e você possa, de uma forma bem rápida e fácil, visualizar as informações no display.

Atualmente o iPhone conta com algo parecido, o “Levante para ativar”, em que você simplesmente levanta o iPhone da mesa ou tira do bolso e ele ativa a tela (com base na movimentação captada pelo sensor acelerômetro). Mas parece que a Apple implementará o “Toque para ativar” também nos “iPhones 7s/7s Plus/8”.

Nova barra de status

Reparem na silhueta do “iPhone 8”:

Desenho/ícone do novo iPhone

Com esse recorte na parte superior, é simplesmente impossível termos uma barra de status exatamente igual à que temos atualmente.

A nova barra de status parece muito mais complexa e poderosa em design, talvez até interativa.

Algumas strings relacionadas interessantes (acho que você deve ter visto isso).

Segundo Steven T-S, ela tem tudo para ser muito mais poderosa. Como ela será exatamente, ninguém sabe — mas até por conta do espaço (que será menor do que a atual e “dividido ao meio”), a Apple deve ter pensado numa forma de deixá-la atraente mesmo com esse recorte ali “atrapalhando” as coisas.

Podemos estar diante do típico caso que um problema acaba se tornando uma oportunidade para a empresa criar algo interessante. Veremos!

ARKit e Fotos

Com uma câmera potente como essa (com reconhecimento facial 3D), é claro que veremos novidades relacionadas ao ARKit e a Fotos.

Parece que o ARKit e o Fotos estão recebendo um monte de coisas novas ligadas à câmera de profundidade frontal, como ARFaceAncho.

Há também muitas novas referências à detecção de expressão facial.

Não sabemos ainda os detalhes, mas o brazuca Guilherme Rambo descobriu diversas novas referências a expressões como sorrisos, franzir as sobrancelhas, covinhas e mais.

Área funcional e botão de Início

Steven T-S disse ainda que, ao menos por enquanto, não há nada que sugira a tal da área de função no “iPhone 8”, levando-o a acreditar que teremos ali um espaço para uma tela padrão.

O botão de Início virtual parece ser apenas o “Indicador de casa” — parece que o sistema operacional não tem dúvidas sobre escondê-lo em certos contextos.

Sendo um botão virtual, faz todo sentido ele aparecer e desaparecer da tela de acordo com o conteúdo mostrado — ou seja, levando em consideração o contexto do sistema para fazer um aproveitamento ainda melhor do que deve ou não ser exibido na tela.

O teclado possui uma nova IU [interface de usuário] de “dock”. Poderia ser apenas um redesenho, mas eu gosto de pensar que [a Apple] moveu alguns botões (globo, microfone) para a área do botão de Início.

Além disso, é capaz de vermos um redesenho/rearrumação do teclado por conta dessa nova área funcional que ninguém sabe muito bem como funcionará.

Apple Watch

Acreditem: o firmware do HomePod trouxe novidades até mesmo relacionadas ao próximo Apple Watch, que deverá ser lançado pela Apple ainda neste ano!

Estou explorando o [arquivo] IPSW do HomePod e descobri algo que pode interessar, @parrots

Conforme podemos ver nas imagens, códigos trazem referências a monitoramento de esqui junto a algumas strings que descrevem itens como distância de esportes de neve, dados de esqui, tipo de atividade de treino, etc. Ou seja, vem coisa nova por aí — talvez relacionada à adição de algum novo sensor ao relógio ou apenas algo fruto de mais estudos da Apple realizados em seu impressionante laboratório.

·   •   ·

As novidades simplesmente não param de surgir. Vai sobrar pouca coisa para a Apple comentar no evento especial de apresentação do aparelho…

via 9to5Mac, MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    De acordo com ele, por não concordar com o banimento de estrangeiros posto em prática pelo governo americano.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple e Google retiram de suas lojas mais de 300 apps de opções binárias por envolvimento com golpes

Próx. Post

Confira as últimas novidades da mophie e da Twelve South para os novos MacBooks

Posts Relacionados