O melhor pedaço da Maçã.

Apple já investiu US$1 bilhão em displays Micro-LED

curved.de
Display e notch do iPhone 13 Pro

Faz pelo menos quatro anos desde que ouvimos pela primeira vez que a Apple estaria interessada em projetar os próprios displays para seus produtos, com o grande objetivo de diminuir a sua dependência de empresas como a Samsung Display. Mais recentemente, em janeiro, o jornalista Mark Gurman (da Bloomberg) chegou a dizer que a empresa gostaria de estrear seus componentes já no ano que vem, em algum modelo do Apple Watch.

Publicidade

Pois bem, agora foi a vez do Nikkei Asia de jogar novamente uma luz sobre esse assunto. De acordo com informações do veículo, os displays Micro-LED da Apple ainda estão em fase de amostras, mas deverão começar a pintar nos primeiros dispositivos a partir de 2025 — corroborando a previsão de Gurman. A empresa, vale notar, já teria investido nada menos do que US$1 bilhão nessa nova tecnologia na última década.

Assim como os atuais displays OLED1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico. de iPhones e Apple Watches, os displays Micro-LED são projetados para oferecer cores mais brilhantes e vibrantes, além de níveis de contraste bem mais altos e pretos bem mais profundos do que os encontrados em displays LCD2Liquid crystal display, ou display de cristal líquido. (sejam eles retroiluminados por Mini-LEDs ou não). Eles também usam menos energia, permitem componentes bem mais finos e possuem a vantagem de não sofrer com o fenômeno conhecido como burn-in.

Ainda segundo o veículo, a Maçã teria três centros de pesquisa e desenvolvimento para displays Micro-LED, sendo um nos Estados Unidos, outro em Taiwan e mais um no Japão. A empresa estaria, ainda, desenvolvendo algumas das ferramentas para a fabricação desses displays e considerando cuidar ela mesma da “transferência em massa” do processo de fabricação.

Publicidade

Esse processo envolve colocar dezenas de milhares de chips Micro-LED minúsculos em substratos, o que é bastante crítico. Ao que tudo indica, a Apple irá realizar essa etapa da produção em um dos seus centros de P&D, localizado no distrito de Longtan, na cidade Taoyuan (Taiwan).

Embora o objetivo dessa empreitada seja dar a empresa um controle maior sobre os componentes dos seus dispositivos, ela ainda firmará parcerias com outras fabricantes para obter as peças necessárias para a produção desses displays. Mais especificamente, a ams Osram fornecerá os componentes do Micro-LED, enquanto a LG Display cuidará dos substratos e a TSMC, dos wafers de 12 polegadas — que é onde todos os componentes serão “encaixados”.

Por mais que a previsão seja de que a Apple pretenda estrear essa tecnologia primeiro no Watch, o objetivo principal da empresa é usar os seus próprios displays em iPhones — sua principal fonte de receita. Mesmo que a Maçã também trabalhe com fabricantes como a LG Display e a BOE Technology, a maior parte dos displays encontrados em seus smartphones é feita pela Samsung Display.

Publicidade

Aguardemos, portanto.

via Wccftech

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.
  • 2
    Liquid crystal display, ou display de cristal líquido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+: trailer de “Killers of the Flower Moon”, com DiCaprio, é lançado

Próx. Post

WhatsApp testa reações rápidas com toque duplo em conversas

Posts Relacionados