A exemplo de tantas outras empresas, o Dropbox segue incrementando sua categoria de produtos alimentada por inteligência artificial. Na conferência Work in Progress, a empresa anunciou novidades para o setor, bem como uma experiência/interface para a web redesenhada, uma nova ferramenta de vídeo tudo-em-um e três novos planos de assinatura.
Comecemos falando do Dropbox Dash: a pesquisa universal alimentada por IA da plataforma agora está disponível para download em beta pública e ganhou melhorias como suporte a busca por palavras-chave e a pesquisa semântica. Além disso, o Dash agora usa IA generativa para coletar e resumir informações relevantes de aplicativos, arquivos e conteúdos para fornecer respostas rápidas a perguntas feitas pelos usuários.
Interface renovada
Saindo um pouco do backend, o Dropbox agora conta com uma experiência de interface completamente redesenhada para a web, projetada especialmente para “suportar todos os tipos de conteúdo e fluxos de trabalho”. Segundo a empresa, o objetivo é também garantir uma experiência de uso mais fácil para que os clientes possam trabalhar sem deixar a plataforma.
Com a novidade, a interface do serviço ficou mais limpa e minimalista. A barra de navegação (à esquerda), por exemplo, agora conta com uma árvore de pastas expansível que possibilita ir direto ao ponto, sem a necessidade de navegar pelas várias subpastas que possam existir em seus diretórios.
Há também uma nova barra de ação, a qual permite que clientes gravem rapidamente a tela, editem PDFs, façam upload de arquivos, criem pastas, assinem e compartilhem documentos. Além disso, a visualização de arquivos foi redesenhada para oferecer visualizações dinâmicas de conteúdo e facilitar a edição de arquivos.
De acordo com o Dropbox, as novidades começaram a ser liberadas para clientes selecionados e chegarão aos demais usuários ao longo das próximas semanas e meses.
Dropbox Studio
Para atender à crescente demanda por ferramentas envolvendo a edição de vídeos, o serviço também está lançando o Dropbox Studio, ferramenta colaborativa que permite aos clientes “criar, editar, revisar, aprovar e publicar vídeos de alta qualidade” sem muito esforço.
Entre as novidades presentes nessa ferramenta, estão uma página centralizada para todos os projetos de vídeos, recursos de edição como corte e remoção de palavras soltas (como “um”, “ah”, etc.) alimentado por IA, bem como a possibilidade de publicar vídeos diretamente no Facebook e no Instagram.
Novos planos de assinatura
O Dropbox também deu uma boa reorganizada em seus planos de assinatura, especialmente para abarcar melhor as mais recentes novidades. Agora, além do tradicional plano Plus (de R$50 mensais), que dá direito a 2TB de armazenamento para um único usuário, há outras três modalidades de assinatura:
- O Dropbox Essentials, projetado para ajudar profissionais autônomos a economizar tempo, colaborar e construir um negócio, inclui ferramentas como edição de PDFs, solicitação de assinaturas eletrônicas ilimitadas, gravação, revisão e edição de vídeos e análise de documentos compartilhados. Ele oferece 3TB de armazenamento e custa R$90 mensais para um único usuário.
- O Dropbox Business conta com todos os recursos do plano Essentials e, ainda, funcionalidades como a possibilidade de configurar administradores e de saber qual conteúdo é compartilhado. O plano é voltado para equipes e sai por R$100 mensais para cada usuário com armazenamento de no mínimo 9TB (compartilhados pela equipe).
- O Dropbox Business Plus também é voltado ao mercado corporativo, mas permite configurar funções de administração em níveis, receber alertas de atividades suspeitas e possui suporte a acompanhamento da conformidade. Neste plano, que sai por R$128 para cada usuário, o armazenamento mínimo fornecido é de 15TB para a equipe.
Gostaram das novidades?
Requer o iOS 15.0 ou superior
via The Verge