Você se lembra do tal sistema para carros autônomos, no qual Tim Cook revelou que a Apple está trabalhando? Pois bem, agora algumas fontes contaram ao New York Times que a empresa estaria desenvolvendo um veículo para transportar empregados entre os diversos prédios da Maçã — com direito a detalhes de como teria sido a transição da ideia de um veículo completo (com hardware e software da Maçã) para um sistema de veículos autoguiados.
Os planos mais recentes, de acordo com cinco fontes anônimas, apontam que a Apple estaria desenvolvendo o que eles chamam de PAIL (Palo Alto to Infinite Loop): um veículo autônomo que conduziria empregados pelos diversos prédios da Maçã na área do Vale do Silício.
Enquanto o veículo em si seria de uma fabricante já estabelecida, o sistema responsável pela direção autoguiada seria da própria Apple; desta forma, a empresa pode oferecer uma forma mais simples de transportar os seus empregados e, ao mesmo tempo, testar o software para uso mais amplo no futuro. Em relação ao nome, John Gruber sugeriu que ele é um pouco ultrapassado, já que não inclui o Apple Park.
Desde que iniciaram-se os burburinhos relacionados a um possível carro da Apple, os rumores foram tomando diferentes formas até culminarem na confirmação de Cook — quando ouvimos algo bem diferente das notícias iniciais do tal “Projeto Titan”, em 2014.
As fontes, desta vez, afirmaram que os planos da empresa realmente mudaram com o tempo. A equipe responsável pelo projeto teria sido composta por vários veteranos da Apple, assim como alguns engenheiros contratados que tinham experiência na construção de carros e não apenas no software para um veículo autônomo. Ou seja, tudo para ser mais a cara da empresa, que prefere controlar todos os aspectos de um produto final.
As fontes contaram que a equipe do projeto havia pensado em diversas opções, como um veículo com portas motorizadas que se abririam e fechariam silenciosamente, sem volante ou acelerador, telas incluindo realidade aumentada/virtual, um sensor LIDAR1Light detection and ranging. mais discreto no topo do carro e até rodas diferentes.
A Apple até mesmo tentou reinventar a roda. Uma equipe dentro do Titan investigou a possibilidade de usar rodas esféricas — redondas como um globo — em vez das tradicionais, circulares, porque as rodas esféricas poderiam permitir que o carro fizesse um movimento lateral melhor.
Com o tempo, os planos teriam ficado mais turvos, com atrasos e alguns problemas de liderança. As fontes citaram, inclusive, que o projeto teria tido problemas pela sua magnitude e falta de uma visão claramente definida do que a Apple queria em um veículo.
Dentre os problemas, os empregados reclamavam que as prioridades recorrentemente mudavam, os prazos eram “arbitrários e irreais” e, além disso, ainda não haviam decidido se o carro seria completamente autônomo (ideia apoiada por Jony Ive) ou se o motorista poderia, a qualquer momento, retomar o controle do veículo — que seria o ideal para Steve Zadesky, responsável pela equipe que saiu da Maçã no ano passado. Ive, como sempre, queria “que a empresa repensasse a experiência automotiva”.
Além disso, a linguagem do software (supostamente um “carOS”) também teria entrado em debates: uns sugeriam Swift enquanto outros, C++. Todavia, como John Gruber apontou no Daring Fireball, muito provavelmente seria utilizado a “boa e velha” linguagem C (preferivelmente algo como o MISRA C).
Mas, como já contamos aqui, o resto é história: Bob Mansfield assumiu o projeto, várias pessoas foram demitidas e a empresa passou a focar em um sistema de carros autônomos.
Atualmente, já vimos um Lexus RX450h sendo testado pela empresa, percorrendo as ruas da Califórnia — e provavelmente veremos agora esse tal PAIL (certamente não faltarão notícias e imagens quando ele aparecer em público).
via The Verge
Atualização 24/08/2017 às 16:30
De acordo com o Business Insider, depois da grande debandada de empregados da equipe responsável pelo sistema de carro autônomo, a Apple está contratando novamente — e com uma nova intenção.
A mira da Maçã, agora, estaria em pessoas que tenham experiência em softwares de veículos autônomos — como tantas outras empresas já estão no ramo faz muito tempo, certamente há um terreno bem fértil de bons profissionais.
Além disso, uma fonte contou ao BI que a Apple estaria almejando, com seu sistema de carros autônomos, o mercado de compartilhamento de caronas. Entretanto, a Maçã não tem planos de se tornar um Uber, um Lyft ou algo assim; na verdade, ela deve se aproximar ainda mais da Didi Chuxing, empresa chinesa na qual investiu cerca de US$1 bilhão. Assim, certamente ela obterá cada vez mais informações e experiência para, somente depois, tentar adentrar de vez o mercado.
via AppleInsider
Notas de rodapé
- 1Light detection and ranging.