O melhor pedaço da Maçã.

Curiosidade: vídeo mostra making of da “parede de apps” da WWDC 2010

Lembranças de uma época mais simples para a App Store

Quem acompanha as notícias do mundo da Maçã há algum tempo certamente se lembrará da Hyperwall, a “parede de apps” que a empresa instalou na WWDC 2009 e aperfeiçoou na edição seguinte da conferência.

Publicidade

Basicamente, a instalação — feita em comemoração aos então 5 bilhões de apps baixados na loja — consistia em dezenas de Apple Cinema Displays formando uma parede psicodélica, em que cada aplicativo baixado na App Store representava um novo ícone aparecendo no muro.

À época, não sabíamos exatamente como a Maçã conseguiu produzir a Hyperwall, mas um vídeo publicado há cerca de dois anos trouxe um making of do projeto. O vídeo passou despercebido desde o seu lançamento — até ser republicado recentemente no Twitter, pelo designer Sam Henri Gold.

Ok, vocês foram ótimos não perguntando sobre prazos, então aqui está um pequeno agradecimento. Na WWDC 2010, a Apple instalou a “Hyperwall”, uma grade de monitores 6×5 que mostrava os 50 mil aplicativos mais populares da App Store sendo baixados em tempo real. Aqui estão as imagens por trás das cenas.

Basicamente, o paredão foi construído com muita bruxaria tecnológica: o posicionamento dos aplicativos nas telas era baseado na cor predominante dos seus ícones, e todas as animações foram feitas por meio do Quartz Composer, linguagem de programação da Apple pensada para processar e renderizar dados gráficos (hoje já substituída por tecnologias mais novas).

Publicidade

Henri Gold compartilhou também algumas fotos inéditas da Hyperwall, incluindo uma que destaca detalhes sobre sua produção — como por exemplo, o fato de que a parede era mantida por 30(!) torres do velho Mac Pro com placas NVIDIA GTX 285 e rodando o Mac OS X Snow Leopard.

Muito bom relembrar a época em que a App Store era um feliz terreno de promessas e não uma guerra de acusações de monopólio, não é verdade? 🤷🏼‍♂️

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple doará até US$1 milhão aos parques nacionais dos EUA com transações pelo Apple Pay

Próx. Post

Apple reabrirá mais algumas lojas nos EUA até o fim do mês

Posts Relacionados