O melhor pedaço da Maçã.

Golpe telefônico faz com que número pareça ser do Suporte da Apple

Número falso do Suporte da Apple exibido como legítimo
Número falso do Suporte da Apple exibido como legítimo

Golpes telefônicos envolvendo a Apple e seus serviços não são nenhuma novidade, mas poucos têm tanto potencial de enganar até mesmo usuários atentos como esse aqui, descrito recentemente pela CEO da firma de consultoria de segurança Global Cyber Risk, Jody Westby.

Publicidade

A executiva conta que, há algumas semanas, recebeu uma ligação automatizada afirmando que a segurança do seu ID Apple estava comprometida e ela devia entrar em contato com a Maçã por meio de um número informado na própria chamada. Westby naturalmente ficou com um pé atrás, mas ao ver as informações do telefone que acabara de entrar em contato, surpresa: o app Telefone o mostrou como um número da própria Apple, com logo da Maçã, endereço de Cupertino e tudo mais.

Número falso do Suporte da Apple exibido como legítimo
Número falso do Suporte da Apple exibido como legítimo

Ainda suspeitando, a executiva entrou em contato com o suporte real da Apple, solicitando uma chamada por meio do site oficial do serviço. Falando com um especialista de verdade da Maçã, ela confirmou que a ligação anterior era falsa e que a empresa nunca entra em contato por chamadas, especialmente ligações automáticas.

Westby entrou em contato com o pesquisador de segurança Brian Krebs, que ligou para o número informado na primeira chamada e falou por alguns minutos com um atendente com sotaque indiano; ao informar que a ligação era sobre uma possível violação de segurança numa conta da Apple, entretanto, o atendente pôs a chamada em espera e desconectou momentos depois.

Publicidade

Não é muito difícil imaginar que um usuário desavisado, ao perceber que o primeiro número a entrar em contato é aparentemente da Apple, vai acreditar na história toda e passar todos os seus dados de acesso ao atendente na segunda ligação. O que ninguém sabe até o momento é como os golpistas conseguiram listar um número que não é da Apple como sendo da empresa — a suspeita é algum tipo de manipulação em sites de buscas e de listagem de estabelecimentos comerciais, fontes de onde a Maçã tira as informações para exibir as informações do número que está lhe ligando.

Portanto, fiquemos sempre atentos: nada de sair confiando em qualquer um que liga dizendo ser a Apple ou qualquer outra empresa; o procedimento recomendável é entrar em contato com a companhia por outros meios, como email ou o site oficial, e checar se aquela ligação é legítima antes de informar qualquer dado pessoal.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple confirma que trocará iPads Pro entortados além de 400 microns

Próx. Post

Apple é alvo de mais uma investigação por suposta fraude fiscal em revisão financeira

Posts Relacionados