Uma screenshot para a posteridade:
Conforme descobrimos na keynote de hoje à tarde, o iCloud chegou mesmo para substituir o MobileMe — um serviço bacana, mas longe de ser compatível com obras primas que só a Apple sabe fazer (a começar pelo seu próprio nome, na minha opinião).
Se você acessar a página do MobileMe agora, verá que a Apple já encerrou o cadastramento de novos assinantes. “Se você já for um membro, você ainda pode acessar tudo, como sempre, até 30 de junho de 2012.”
Em um artigo de suporte publicado hoje, a Apple detalha essa questão:
- Todos os que tinham contas no MobileMe até hoje foram automaticamente renovados até 30/6/2012 sem custo adicional.
- Quando o iCloud estiver disponível, usuários poderão migrar todos os seus emails (incluindo os
me.com
emac.com
), contatos, calendários e favoritos para o novo serviço. A Apple publicará instruções detalhadas sobre isso em outra oportunidade. - Quem tiver assinaturas “Family Pack” do MobileMe ainda pode criar novas contas familiares acessando a tela de configurações do serviço.
- Não é mais possível atualizar contas individuais para familiares, nem comprar armazenamento adicional para o MobileMe.
- Quem comprou uma caixa do MobileMe e _ainda não utilizou seu código de ativação_ pode requisitar um reembolso.
Em outras palavras, não é porque o iCloud foi anunciado hoje que o pessoal que pagou/renovou o MobileMe há pouco tempo será ressarcido. O serviço continuará ativo por pelo menos mais um ano. Meio chato, é verdade, mas é assim que é — sorte de quem estava para renovar em breve.
O iCloud, conforme anunciamos mais cedo, será gratuito para todos.