O melhor pedaço da Maçã.
Apple Music

Apple fecha um novo acordo com o Warner Music Group para o seu serviço de streaming de músicas

Após a lançamento do Apple Music, em meados de 2015, a tendência é que a base de usuários da Apple deixe de adquirir músicas na iTunes Store e passe a assinar o seu serviço de streaming de músicas. Não é à toa que, de lá para cá, sem oferecer nenhum modelo de negócios gratuito (com base em publicidade) no serviço, a empresa já coleciona mais de 20 milhões de usuários. É natural, então, que com o passar dos meses a Apple queira renegociar os seus acordos com as gravadoras a fim de equilibrar essas finanças: quanto mais assinantes reproduzindo músicas, menor o valor individual repassado pela Apple para as suas parceiras — já que o montante, de um modo geral, aumenta.

Publicidade

Foi exatamente isso que a Apple fez agora com o Warner Music Group, conforme informou a Bloomberg. Trata-se do primeiro acordo firmado após o nascimento do Apple Music com o grupo musical. Ainda segundo o veículo, a Apple também pressionou o WMG por uma redução depois que o Spotify conseguiu uma redução de tarifas no início deste ano.

A Apple até então pagava 58% de royalties, taxa maior que a do Spotify — historicamente, a Apple sempre pagou mais também para os publishers do que o seu maior rival. Agora, porém, a Apple pagará 55% — porcentagem esta que poderá diminuir ainda mais caso a empresa consiga atingir uma determinada meta de assinantes. Mesmo com a redução, os números estão melhores que os do Spotify — comparativamente, o serviço sueco estava pagando royalties de cerca de 55% em cima do valor arrecadado com seus assinantes pagos; na renegociação, essa porcentagem caiu para 52% (embora o corte da taxa dependa da execução de determinadas métricas de desempenho).

A Sony Music Entertainment, proprietária da segunda maior gravadora, também está negociando um novo acordo com a Maçã; já as conversas da empresa com o Universal Music Group estão um pouco mais distantes e não há nenhum acordo para ser selado — ao menos não por enquanto, mas sem dúvida esses novos contratos servirão de base para uma futura conversa.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Streaks Workout é o mais novo “App grátis da semana”, aproveitem!

Próx. Post

Criador do Pebble apresenta case para iPhones 7/7 Plus com lugar para guardar e recarregar os AirPods

Posts Relacionados